domingo, 27 de janeiro de 2013

VÁRIOS ESTUDOS


Arquivos da Categoria: ENSINO

A LUTA ESPIRITUAL É REAL 1


Querra espiritual
Quando nos convertemos a CRISTO e O
conhecemos, nós passamos a buscar a verdade em Sua Palavra. Então
começamos a“levar uma vida Cristã”. A levar a nossa vida de uma nova
maneira, numa nova condição, sendo agora então, conhecedores da verdade
de CRISTO. Começamos a passar por um processo de santificação e mudança
do nosso caráter, tendo o caráter do SENHOR JESUS como modelo, e isso tudo em
busca de vivermos verdadeiramente uma vida pautada na palavra Dele. A partir daí, muitas
coisas acontecem, muitas mudanças ocorrem em nós e em toda a nossa vida.
Então, despertamos para a realidade do mundo espiritual. Despertamos
para a realidade da guerra espiritual constante, a qual testemunhamos,
queiramos ou não, tenhamos consciência dela ou não. Por causa disso (de
admitirmos a existência dessa guerra espiritual) passamos a observar e
perceber (como nunca antes) as lutas que enfrentamos, e também as lutas
ao nosso redor. Começamos a analisar as nossas lutas pessoais e a
observá-las de forma que nunca havíamos observado antes.
(2
Coríntios,10:4) “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim
poderosas em DEUS, para destruir fortalezas, anular sofismas.
DEUS abençoe!

A LUTA ESPIRITUAL E REAL

Querra  espiritual
Nós
nem percebemos como a conversão mudou a nossa percepção, a nossa
maneira de ver a vida, e a partir daí, passamos a pensar que, depois de
aceitarmos a CRISTO e depois de começarmos a nossa caminhada Cristã, as
coisas começaram a “piorar” muito em nossas vidas, mas isso não é
verdade. A verdade é que fomos nós que finalmente despertamos do sono da
morte espiritual. Na verdade, fomos nós que mudamos. As lutas sempre
existiram, mas antes, nós não as percebíamos como percebemos agora.
Antes, nós éramos escravos, e a nossa vida não pertencia a DEUS, mas
pertencia ao príncipe das trevas por isso ele (o diabo) não fazia o
menor esforço para que percebercemos a sua existência ou o seu agir, e
nós, por causa da cegueira espiritual, não conseguíamos ver as batalhas
espirituais que eram travadas diariamente diante de nós.
Agora é
diferente, dispertamos para a realidade, o inimigo não consegue (e não
faz questão) de se esconder de nós. Isso porque nós recebemos o poder da
oração, recebemos o poder para desmascará-lo e expulsá-lo, e dependendo
da situação e do nível de guerra que estamos enfrentando, chega a
parecer que ele faz questão de se revelar a nós, e de nos afrontar.
(Lucas,10:19)
“Eis aí vos dou autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e toda
força do inimigo e nada, absolutamente, vos causará dano”.
 
DEUS abençoe!

PARA SER UM OBREIRO APROVADO POR DEUS TEM QUE SER FIEL E OBIDIÊNTE.

 
 
 
Estudo Textual: 2 Timóteo 2:1-26
O Obreiro Aprovado de Deus
Tendo encorajado Timóteo a continuar no seu serviço de evangelista (veja 2 Timóteo 1:6-8,13-14), Paulo agora o exorta a encarar os sofrimentos deste trabalho, desenvolvendo as seguintes características do ministro fiel:
Mestre da palavra (2:1-2). Em sofrimento, o servo de Deus deve procurar força na graça de Deus, e não em sua própria capacidade ou sabedoria (2:1; veja Hebreus 12:28; Tito 2:11-14; 2 Coríntios 12:7-10). Assim fortificado, é necessário que o servo ensine a palavra da graça de Cristo para outros (2:2; veja Atos 20:32). Nisto notemos duas coisas importantíssimas:
É a vontade de Deus que a mesma palavra se passe de uma geração para outra. Paulo disse, “o que da minha parte ouviste…isso mesmo transmite a homens…para instruir a outros” (2:2). Deus não quer que novas gerações ensinem coisas novas (veja Gálatas 1:8).
O que é preciso em quem vai ensinar a palavra é fidelidade, e não eloqüência ou sabedoria própria (veja 1 Coríntios 4:1-2). Quem se fortifica na graça de Deus e não no orgulho de homens ensinará apenas a palavra de Deus.
Soldado, atleta, lavrador (2:3-13). O servo do Senhor precisa ser bem treinado e disciplinado para que possa alcançar os alvos de Deus. Como soldado, terá que sacrificar certos confortos e seus próprios desejos para conquistar o objetivo do seu capitão. Como atleta, terá de seguir regras, sacrificando a sua liberdade para receber o prêmio. Como lavrador, terá que trabalhar duro com muita paciência, para depois receber o fruto (2:3-7).
Jesus e Paulo são exemplos perfeitos. Eles sofreram em servir a Deus, confiantes que ele dê a cada um de acordo com as suas obras (2:8-13; veja 2 Coríntios 5:9-10).
Obreiro diligente (2:14-19). Enquanto muitos no mundo religioso se enrolam com questões de doutrinas de igrejas e teologia humana, o servo de Deus precisa se afadigar no estudo da palavra da verdade (2:15). Quem busca contendas de doutrinas e segue toda idéia nova gasta seu tempo e corrompe outros com sua falta de confiança na simples palavra de Deus (2:14,16-19; veja Marcos 12:24,27; Efésios 4:11-14).
Vaso santificado e disciplinado (2:20-26). O servo de Deus deve disciplinar a sua própria vida, fugindo das coisas que não convêm, e seguindo as que o tornam útil para serviço na casa de Deus (2:20-23). Com a sua própria vida em ordem, o servo então deve exortar a outros, lhes ensinando a pura palavra de Deus com a esperança de que sejam convencidos a se arrepender e parar de servir o diabo (2:24-26). DULCI.

O SANGUE DE JESUS TEM PODER…

O Poder da Sangue de Jesus.

Para que o homem alcance a redenção completa e uma mudança de natureza, é necessário obter a revelação da cruz, e do sangue de Jesus que foi derramado por nós. Deus quer derramar benção sobre nós, mas para alcançarmos só há uma porta que é a cruz.
Muitos ouvem, mas como espectadores; se compadecem de Jesus, mas não entendem verdadeiramente a dimensão da vitória que Cristo alcançou na cruz, e do real poder do Seu sangue.
“Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”. ( Romanos 6.23 )
“12 Não por meio de sangue de bodes e novilhos, mas pelo seu próprio sangue, ele entrou no Santo dos Santos, de uma vez por todas, e obteve eterna redenção. 13 Ora, se o sangue de bodes e touros e as cinzas de uma novilha espalhadas sobre os que estão cerimonialmente impuros os santificam, de forma que se tornam exteriormente puros, 14 quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu de forma imaculada a Deus, purificará a nossa consciência de atos que levam à morte, para que sirvamos ao Deus vivo!“ ( Hebreus 9.12-14 )
O Sangue, selo de proteção
“Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida.” ( Apocalipse 12.11 )
O povo de Israel foi poupado da morte pelo poder do sangue. Quando Deus instruiu a Páscoa, determinou alguns passos fundamentais que comprovam isso:
Para que fossem protegidos por Deus contra o anjo destruidor que passaria pelo Egito trazendo a morte de todo primogênito, Deus instruiu a seu povo que cada família tinha de tomar um cordeiro macho de um ano de idade, sem defeito e sacrificá-lo ao entardecer do dia quatorze daquele mês; famílias menores podiam repartir um único cordeiro entre si. Parte do sangue do cordeiro sacrificado deveria ser tomado à parte em um recipiente, e então deveria ser aspergido com um hissopo nas duas ombreiras e na verga da porta de cada casa. Quando o destruidor passasse por aquela terra, ele passaria por cima daquelas casas que tivessem o sangue aspergido sobre elas (daí o termo Páscoa, do hebraico pesah, que significa “pular além da marca”, “passar por cima”, ou “poupar”). Assim, pelo sangue do cordeiro morto, os israelitas foram protegidos da condenação à morte executada contra todos os primogênitos egípcios. Deus ordenou o sinal do sangue, não porque Ele não tivesse outra forma de distinguir os israelitas dos egípcios, mas porque queria ensinar ao seu povo a importância da obediência e da redenção pelo sangue.
Esse poder hoje nos alcança
Para nós, o cordeiro de um ano representa Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus sacrificado por cada um de nós. Assim como no Antigo Testamento traziam um recipiente com o sangue a ser aspergido, nosso recipiente é a nossa vida de fé, onde trazemos o sangue que Cristo derramou por nós. O hissopo, usado para aspergir o sangue, para nós é a confissão; confessar o que o sangue de Jesus fez por nós.
Todas as áreas da nossa vida podem provar da benção se nos determinarmos a crer e aplicar o poder do sangue.
Temos a redenção pelo seu sangue
“Nele temos a redenção por meio de seu sangue”… ( Efésios 1.7a )
Pelo sangue de Jesus fomos redimidos. Deus nos resgatou do poder do inimigo; Satanás não tem poder sobre nossas vidas porque fomos transladados para o Reino de Jesus Cristo. Se antes éramos escravos do pecado, do mundo e do diabo por causa do pecado, hoje somos livres, pois Cristo se entregou em nosso lugar, e o Seu sangue pagou nossa “fiança”.
Pelo Sangue de Jesus todos os nossos pecados foram perdoados
“… por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,“ ( Efésios 1.7b )
Pelo sangue de Jesus todos os nossos pecados foram perdoados. Quando Cristo derramou seu sangue na cruz, o preço de nosso pecado estava sendo pago. Se no Antigo Testamento o sangue do cordeiro de um ano alcançava apenas uma família, o sangue de Jesus, Filho de Deus, alcança todo aquele que crer.
O Sangue de Jesus me limpa de todo pecado
“Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado”. ( 1 João 1:7 )
Porquanto andamos na luz, e temos comunhão com nossos irmãos, o Sangue de Jesus nos limpa agora e continuamente de todo pecado. Além de recebermos o perdão de nossos pecados, pelo sangue de Jesus somos também purificados, limpos da imundice do pecado.
Pelo Sangue de Cristo somos justificados
“ 8Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda, por meio dele, seremos salvos da ira de Deus!” ( Romanos 5:8-9 )
Pelo sangue de Jesus fomos justificados, ou seja, Deus nos vê como justos, como se nunca tivéssemos pecado.
Pelo Sangue de Cristo somos santificados
“Assim, Jesus também sofreu fora das portas da cidade, para santificar o povo por meio do seu próprio sangue”. ( Hebreus 13:12 )
O sangue de Jesus nos santificou. Diante dos olhos de Deus somos puros e santos. Ser santo significa ainda mais do que ser puro, é ser separado para Deus. Enquanto antes éramos escravos desse mundo, pertencíamos por direito ao nosso inimigo, como escravos, por causa de nossos pecados, hoje, pelo sangue de Jesus, fomos separados para Ele, somos propriedade Dele.
Aplicação
Determine aplicar o poder do sangue sobre todas as áreas da sua vida (vida espiritual, pessoal, familiar, emoções, finanças, ministério… )
Oração
Pelo sangue de Jesus fui redimido. Deus me resgatou do poder do inimigo, Satanás não tem poder sobre minha vida porque fui transladado para o Reino de Jesus Cristo;
Pelo sangue de Jesus todos os meus pecados foram perdoados. Porquanto ando na luz, e tenho comunhão com meus irmãos, o Sangue de Jesus me limpa agora e continuamente de todo pecado;
Pelo sangue de Jesus, fui justificado e Deus me vê como se nunca tivesse pecado;
O sangue de Jesus me santificou ante seus olhos sou puro e santo.
(inspirado no livro: El Poder De La Sangre de Jesus do Pr. César Castellanos)

O ALVO DE SATANÁS


INTEGRIDADE 
Mantenha sua mente fixa no começo daquilo que conta no fim.
Na vida cristã o que importa não é como se começa e sim como se termina. Como você terminará a sua carreira. Ouça a Palavra de Deus – Você é responsável pela integridade de Cristo diante do mundo. Ande cautelosamente.
Os poderes demoníacos tentarão todos os meios tortuosos para comprometer e destruir o testemunho do crente. O Diabo é um adversário profissional de tempo integral. Cristo o repeliu, logo, sem muito tempo, o diabo atacou os discípulos (Lc 22.31). Primeiro Judas traiu Jesus; depois Pedro O negou com juramentos e pragas; e os outros abandonaram o Senhor e fugiram, precisamente na Sua hora de crise (Mt 26.56).
Ao considerar a Batalha Espiritual, lembre-se de que o principal campo de batalha situa-se na sua mente e no seu coração e não em algum lugar nos céus. (Pv 4.23). Então antes de tudo diariamente ore e vigie (Mt 26.41). Faça uma aliança com Deus de levar uma vida Santa.
Teremos três passos para um caminho que nos leve a santidade.
1º Um Exemplo de Serviço Perfeito
Mas como? Como podemos servir perfeitamente? Isaias 6 1-3 É um caminho. Os serafins são anjos do Trono do Altíssimo. Se existe um desafio a pureza, juntamente com a maneira de alcançá-la; estas criaturas são nosso modelo. E suas características principais são o fato de terem seis asas.
×        O 1º par de asas representa a Humildade – Eles não deixaram que nada desviasse os olhos do profeta do Senhor. E o mesmo foi com Jesus no monte da transfiguração (Mt 17 1-8), Elias e Moisés se afastaram para que somente Jesus fosse o alvo, o centro de tudo. E nós como seres frágeis e terrenos, devemos diminuir para que o Senhor cresça a exemplo de João Batista (Jo 3 27-30). O alvo principal de nossas vidas é o Senhor (1Co 9.16). A grandeza começa e termina com a humildade. É isto que significa cobrir o rosto.
×        O 2º par de asas representa a Pureza – Elas cobriam os pés dos Serafins, neste ato simbólico vem à necessidade de caminhar em santidade perante o Senhor. Jesus realçou este ponto. Parou para lavar os pés dos discípulos. Tal limpeza é necessária. Ele disse em (Jo 13.10), tome cuidado por onde você anda (Rm 13.14). Não ore: Não nos deixe cair em tentação pra depois cais nela (Is 52.11). A nossa melhor proteção é usar a Palavra para limpar constantemente as nossas mentes. A nossa mente, condicionada pela Palavra de Deus e a cobertura do Sangue de Jesus, é impenetrável (1Pe 1.13; Sl 119.11; Fp 4.8). Ore e vigie.
×        O 3º par de asas representa a Adoração e Louvor – Os serafins ao voarem adoravam clamando Santo, Santo, Santo, é o Senhor dos Exércitos; toda terra esta cheia da Sua glória (Is 6.3). O bater das asas era música. Adquira a perspectiva do trono (Ef 2.6). Qual é o seu ângulo de visão? Você deve subir ao Trono de Deus quando você louva e adora. O louvor O eleva. A murmuração e a dúvida, em vez de asas de cânticos, são botas de chumbo nos seus pés. Na sala do Trono Isaías foi equipado, enviado e purificado com o fogo do altar a fim de servir a Deus em perfeita integridade.
2º Um Exemplo Terreno
Samuel (1Sa 12.3), seu coração era reto. Mas o testemunho de pessoas não interessava a Samuel, só um único julgamento lhe interessava (1Sa 12.18). E Deus se revelou, mostrou que estava com Samuel e Samuel com Ele. A sua honestidade se unia com a autoridade de Deus.
3º Pegadas Ungidas
Arão foi ungido (Sl 133.2) e por onde ele passasse suas pegadas eram conhecidas como as do Sumo Sacerdote. A memória de integridade em um homem de Deus é melhor do que uma inscrição no mármore mais fino. Devemos deixar pegadas ungidas para a próxima geração; Nosso testemunho deve fazer diferença mesmo após a nossa morte.
Deus te abençoe!

O SANGUE DE JESUS TEM PODER.

         
Seis Verdades Sobre o Sangue de Jesus

 E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.
Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. Jo 19:30, 34 

Introdução
Sempre que Deus salvou a alguém houve sacrifício de sangue.
Sangue, na Bíblia representa vida adquirida ou dada por alguém ou para alguém.
Sangue é a peça chave do organismo humano na qual é usado para lubrificar todo o resto do corpo.
Sangue que hoje é usado em transplantes e, até mesmo filtrado para que uma pessoa possa viver.
Este é o sangue humano, mas, o que representa o sangue imaculado de Jesus?
E é sobre isto que vamos discorrer nesta mensagem.

1. O sangue de Jesus é o símbolo da nova aliança do homem com Deus.
 Antigas alianças
· Aliança com Noé em Gn 9:13
· Aliança com Abraão Gn 15:18;17:4
· Com Israel Êx 19:5-6;24:8
 Nova aliança
· O sangue de Cristo Lc 22:20 e Mc 14:24

2. O derramamento do sangue de Cristo é sacrifício pelos pecados
 Três elementos para o sacrifício
a) O sacerdote Lv 28:1 Filhos de Arão
b) O pecador Lv 4:13-14
c) O sacrifico Lv 4:3
 Antigo sacrifício
· Jó o fazia por seus filhos 1:5
· Abrão e Isaque Gn 22:7-8
 O novo sacrifício
· Jesus como sacrifício 1Pe 1:18-19
· Seu sangue derramado ao pé do altar Jo 19:34

3. O sangue de Cristo é o preço do resgate
· Nos dias de hoje paga-se fiança
· Dívida com Deus Jo 8:34
· Paga por Cristo na Cruz At 28:20 e Rm 6:23

4. O sangue de Cristo Purifica
 No antigo testamento
· Eram oferecidos novilhos e o sangue era espargido entre o povo e no pé do altar Lv capítulo 4 a 7
 No novo testamento
· Foi derramado uma única vez 1Jo 1:7
· Redime o pecador Mt 26:28 Ap 7:14

5. Dá-nos acesso diante do Pai.
· Havia uma separação entre Deus e o homem Rm 3:23
· Cristo nos deu livre acesso através do véu Mt 27:51

6. Livra-nos da morte
 No Antigo testamento
· A praga dos primogênitos Êx 11
 No Novo testamento
· Lavar as vestes no sangue do Cordeiro Ap 12:11 e Rm 5:9

CONCLUSÃO
Não há outra maneira de se salvar a não ser pelo sangue de Jesus, que purifica limpa, cura e leva para os céus. Vamos viver debaixo deste sangue para que a morte não chegue até nós. E proclamá-lo entre as nações que estão doentes.
Esta é a nossa redenção porque não poderíamos de maneira alguma pagar pelos nossos pecados.

Deus te Abençoe!

O TIPO CRENTE CARRANCUDO TA COM NADA…

Últimas

Acampamento do Leão – Foi muita Glória de Deus

Deus nos honrou novamente com sua Glória, foram momentos inesquecíveis na presença de Deus.Por esta razão deixamos aqui nosso agradecimento por tudo o que Deus tem feito em nossas vidas e agradecer também a toda comissão organizadora pelo carinho com nosso Ministério, queremos dizer que estamos muito felizes por tudo …..valeu Marcelo e Maristela por tudo Deus seja sempre com vocês.
 
março 9, 2011 | Categories: Sem categoria | Deixar um comentário »

Provados como “Ouro no Fogo”

Como o Ouro no Fogo somos provados, a cada dia se levanta uma força contrária tentando impedir que seja realizado os sonhos e propósitos de Deus.E o que isto gera dentro de cada MarcadoPeloFogo ?
Gera uma força sobrenatural de Deus para estarmos de pé mesmo quando tudo está contra nós, e assim honramos a Deus pela sua entrega a saber seu único filho por nós Jesus e também por cada soldado deste exército que com suas vidas lutam pelos sonhos de Deus.
 

Crente Carrancudo

Muita Gente acha que o crente tem que ser uma pessoa extremamente séria, e que sorrir demais é pecado! Eu mesmo já fui repreendido pq eu “sorria”  demais, eu me lembro até da frase: “Jônatas você sorri demais!” adivinha o que eu fiz? Rachei de rir quando ouvi essa barbaridade. E sabe o que eu respondi?  eu respondi: “Eu tenho que rir mais, porque Jesus morreu na cruz por mim naquela rude cruz, por isso eu não tenho motivo para ficar carrancudo ou andar sem sorrir!”
E é justamente sobre isso que eu quero escrever hj aqui no blog. Alegria, ser feliz em Cristo, ser quem você é com essa personalidade que Deus te deu. Mas se você ainda acha que sorrir não é tão necessário, aí vão duas dicas que poderão mudar a sua opinião (eu disse poderão)
Mas e aí? que tal sorrir agora?
1ª Dica: Sorrindo você fica mais, Saudável e Bonito(a) – A palavra de Deus diz que  ”O coração alegre aformoseia o rosto…” ou seja, quando nós estamos felizes e conseqüentemente sorrindo com Cristo, nossos rostos são tomado de beleza, a beleza que vem do trono de Deus. E aí meu amigo até a pessoa mais feia do mundo se torna a uma pessoa bonita (no mínimo agradável, brincadeira! rsrss ). O ato de rir é muito complexo e faz bem para a saúde. Rir além de ser uma sensação agradável, faz um bem enorme para o coração, aumentado a circulação sanguínea. Os efeitos de uma risada podem ser sentidos no aspecto fisiológico, quando atua no sistema cardiovascular promove uma queda de pressão decorrente da vasodilatação das artérias. As pessoas que apresentam maior senso de humor têm seus níveis de estresse reduzido, e até mesmo uma dor aparente. O bom humor atua no sistema imunológico prevenindo gripes e resfriados. Quanto aos benefícios psicológicos do riso, estes podem ser sentidos quando algumas emoções negativas, como medo, tristeza e raiva são expressas inofensivamente pela risada.
Um ataque de riso proporciona uma sessão de ginástica, pois trabalha o abdômen, as pernas e os músculos das costas. Tudo isso apenas sorrindo! Mas o “Mundo” diz que vc tem que ser sério e se importar com dinheiro, com saúde, com “bens” mas como diz a música: “O mundo pode até fazer você chorar, Mas Deus (oh glória) te quer sorrindo!”. O mundo tem inveja do teu sorriso que ilumina a sua escola, a sua casa, o seu emprego porque assim que vc sorri, a infelicidade deles ficam mais evidente e aí eles querem derrubar esse sorriso, mas logo depois, eles vão querer saber qual é a fonte desse sorriso e aí é a hora do Ide. Irmãos, Deus te quer sorrindo, então Sorria! =)
Mas e aí? que tal sorrir agora?
2ª Dica: Sorrir significa Vitória! – Quando nós sorrimos significa que nós temos autoconfiança, ou seja, acreditamos que em nós, dentro de nós se encontra a chave para a vitória. Para e pensa quando você alguém que você não conhece, e vê que esta pessoa vive com um sorriso no rosto você automaticamente não pensa que aquela pessoa é alguém que não tem problemas ou que tudo em sua vida está bem e perfeito, isso porque Sorrir significa Vitória. A biblia testifica isso em Salmos 30.5 quando o salmista diz que a “alegria vem pela manhã…” isso significa que a tristeza (derrota) passou e a alegria (vitória) chegou! meu irmão Sorria. Sorria pq Cristo, morreu por você naquela cruz e tirou de você, de mim e de todo mundo a tristeza do pecado!  #aleluia
Mas e aí? que tal sorrir agora?
abrs! fiquecomDeus

DONS DO ESPIRITO SANTO

DONS DO ESPIRITO SANTO
 
 
 
 
 
 

O ESPIRITO SANTO E QUE PRODUZ A ENERGIA NESCESSARIA PRA SEU DIA A DIA BUSQUE-O TODOS OS DIAS E SEJA CHEIO DO PODER DE DEUS.

português siteoutras linguagens
Cada dia pode ser uma aventura emocionante para o cristão que conhece a realidade de viver cheio do Espírito Santo e que vive constantemente, cada momento, sob Sua maravilhosa orientação.
Você Já Fez a Maravilhosa Descoberta da Vida Cheia do Espírito?
A Bíblia diz que há três espécies de pessoas:
1.  O Homem Natural
      (aquele que ainda não recebeu a Cristo)

“O homem que não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente” (1 Coríntios 2:14)
VIDA
CONTROLADA PELO “EU”
“EU” no centro da vida.
CRISTO do lado de fora da vida.
Ações e atitudes controladas pelo “EU” , resultando em discórdias e frustrações.

2.  O Homem Espiritual
      (aquele recebeu a Cristo e tem a sua vida dirigida pelo Espírito de Deus)
“O homem espiritual discerne todas as coisas” (1 Coríntios 2:15,16).
law4.2.gif (4586 bytes)
VIDA CONTROLADA POR CRISTO
CRISTO  no centro da vida.
“EU” fora do centro.
Ações a atitudes controladas por CRISTO, resultando em harmonia com o plano de Deus.
3.  O Homem Carnal
       (aquele que já recebeu a Cristo, mas vive em derrota, porque confia em seus próprios esforços para viver a vida cristã)
“Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo. Dei-lhes leite e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições para isso. De fato, vocês ainda não estão em condições, porque ainda são carnais. Pois, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos? (1 Coríntios 3:1-3)
law4.5.gif (4425 bytes)
VIDA
CONTROLADA PELO “EU”
“EU” entronizado.
CRISTO destronado.
Ações e atitudes controladas pelo “EU”, resultando em discórdias e frustrações.

1Deus Providenciou para nós Uma Vida Cristã Frutífera e Abundante
  • Disse Jesus: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.” (João10:10)
  • “Eu sou a videira;  vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim, vocês não podem fazer coisa alguma.” (João 15:5)
  • “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22,23).
  • “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”(Atos 1:8) O Homem Espiritual – Algumas características pessoais resultantes da sua confiança em Deus:
É Cristocêntrico
É dirigido pelo Espírito Santo
Conduz outros a Cristo
Possui vida efetiva de Oração
Conhece a Palavra de Deus
Confia em Deus
Obedece a Deus
law4.2.gif (4586 bytes)
Amor
Alegria
Paz
Paciência
Bondade

Fifelidade

Mansidão
Domínio próprio

À medida que o cristão vai confiando no Senhor em todos os detalhes da sua existência e segundo a sua maturidade em Cristo, essas características se manifestam em sua vida. Aquele que está apenas começando a compreender o ministério do Espírito Santo não deve desanimar, se não é tão frutífero como cristãos mais maturos que já experimentaram esta verdade por um período mais extenso.

Por que a maior parte dos cristãos não está experimentando esta “vida abundante”?
2O Homem Carnal não pode experimentar a vida cristã abundante e frutífera
O Homem carnal confia em seus próprios esforços para viver a vida cristã:
  1. Ou ele não está informado a respeito do amor de Deus, seu perdão e poder ou se esqueceu deles (Romanos 5:8-10Hebreus 10:1-251 João 11 João 2:1-32 Pedro 1:9Atos 1:8).
  2. Tem uma experiência espiritual cheia de altos e baixos.
  3. Não entende a si mesmo – deseja fazer o que é certo, mas não consegue.
  4. Deixa de receber o poder do Espírito Santo para viver a vida cristã.
    (1 Coríntios 3:1-3Romanos 7:15-248:7Gálatas 5:16-18)

O Homem Carnal – Algumas ou todas as caracterísiticas seguintes identificam o cristão que não confia plenamente em Deus:
ignorância de sua herança espiritual
Incredulidade
Desobediência
Perda do amor para com Deus e com os outros
Vida pobre de oração
Falta de desejo de estudar a Bíblia
law4.5.gif (4424 bytes)
Atitudes Legalistas
Pensamentos impuros
Ciúmes
Inveja
Preocupação
Desânimo
Espírito de Crítica
Frustração
Falta de Propósito na vida

(A pessoa que se declara cristã mas continua na prática do pecado, deve compenetrar-se de que talvez não seja  verdadeiramente cristã, de acordo com (1 João 2:33:69Efésios 5:5). Clique aqui para obter a certeza de que você é realmente um cristão.
A terceira verdade, nos oferece a única solução deste problema…
3Jesus prometeu a vida abundante e frutífera como resultado da plenitude (controle e poder)do Espírito Santo
A vida cheia do Espírito é a vida dirigida por Cristo, pela qual Cristo vive sua vida em nós e através de nós, no poder do Espírito Santo (João 15).
  • Uma pessoa se torna cristã através do poder do Espírito Santo, conforme João 3:1-8.Desde o nascimento espiritual de novo o Espírito Santo permanentemente no cristão(João1:12Colossenses 2:910João14:16,17). Embora o Espírito Santo habite em todos os cristãos, nem todos os cristãos são cheios (vivem sob o controle e poder) do Seu poder.
  • O Espírito Santo é a fonte da vida transbordante (João 7:37-39).
  • O Espírito Santo veio para glorificar a Cristo (João 16:1-15). Quando alguém é cheio do Espírito Santo, ele é um verdadeiro discípulo de Cristo.
  • Antes de ascender aos céus, Cristo prometeu enviar-nos o poder do Espirito Santo para nos capacitar a fim de sermos suas testemunhas (Atos 1:1-9).
Então, como alguém pode ser cheio do Espírito Santo?

4Somos cheios do Espírito Santo pela fé; Podemos, então, experimentar a vida abundante e frutífera que Cristo prometeu a todo cristão
Você pode ser cheio do Espírito Santo agora mesmo, se você:
  • Desejar sinceramente ser controlado e fortalecido pelo Espírito Santo (Mateus 5:6João 7:37-39).
  • Confessar os seus pecados. Pela  agradeça a Deus o fato de lhe haver perdoado todos os pecado – passados, presentes e futuros – porque Cristo morreu por você(Colossenses 2:13-151 João 12:1-3Hebreus10:1-17).
  • Apresente cada área de sua vida a Deus (Romanos 12:1-2).
  • Pela  tome posse da plenitude do Espírito Santo, de acordo com:
    1. Sua Ordem - Seja cheio do Espírito Santo. “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito” (Efésios 5:18)
    2. Sua Promessa - Ele responderá quando orarmos de acordo com Sua vontade. “E esta é a confiança que temos Nele, que, se perdirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos”. (1 João 5:14,15)
A fé pode ser expressa através da oração…
Como orar com fé para ser cheio do Espírito SantoSomos cheios do Espírito Santo pela fé. Entretanto, a verdadeira oração é um modo de expressar a sua fé. Sugerismo a seguinte oração:
“Querido Pai, eu preciso de Ti. Reconheço que tenho procurado dirigir a minha própria vida e como resultado, tenho pecado contra Ti. Te agradeço pelo perdão dos meus pecados através da morte de Cristo na cruz. Agora convido a Cristo para tomar novamente a direção da minha vida. Enche-me do teu Espírito como ordenastes que eu fosse cheio e como prometeste em Tua Palavra que farias se pedisse com fé. Peço isto no nome de Jesus. Como expressão da minha fé, agradeço-te agora por dirigir a minha vida e encher-me do teu Espírito Santo. Amém”
Esta oração expressa o desejo do seu coração ? Se é assim ore a Deus e confie em que Ele o encherá do Espírito Santo agora mesmo.

Como saber que você está cheio (sob o controle e poder) do Espírito Santo?
Você pediu a Deus que o enchesse do Espírito Santo ? Você sabe que está cheio do Espírito Santo agora? Baseado em que? (Na fidelidade do próprio Deus e Sua Palavra), (Hebreus 11:6Romanos 14:22, 23.)
A nossa autoridade é a promessa da Palavra de Deus, a Bíblia, e não as nossas emoções . O cristão vive pela fé (confiança) na fidelidade de Deus e de Sua Palavra. O diagrama do trem, ilustra a relação entre fato (Deus e Sua Palavra), fé (nossa confiança em Deus e em Sua Palavra), e emoção (o resultado da nossa fé e obediência) (João 14:21).
train.gif (7319 bytes)
A locomotiva correrá com o vagão ou sem ele. Entretanto, seria inútil o vagão tentar puxar a locomotiva. Da mesma forma, nós, como cristãos, não dependemos de  sentimentos ou emoções, mas colocamos a nossa fé (confiança) na fidelidade de Deus e nas promessas de Sua Palavra.

Como andar no Espírito

A fé (confiança em Deus e em Suas Promessas) é o único meio pelo qual um cristão pode viver uma vida dirigida pelo Espírito Santo. À medida que você continua confiando em Cristo momento após momento:
  1. Sua vida demonstrará mais e mais o fruto do Espírito (Gálatas 5:22, 23) e será cada vez mais transformado a imagem de Cristo (Romanos 12:22 Coríntios 3:18).
  2. Sua vida de oração e seu estudo da Palavra de Deus se tornarão mais significativos.
  3. Você experimentará o Seu poder ao testemunhar (Atos 1:8).
  4. Você estará preparado para o confronto espiritual contra o mundo (1 João 2:15-17); contra a carne (Gálatas 5:16-17); e contra satanás (1 Pedro 5:7-9Efésios 6:10-13).
  5. Você experimentará o poder de Deus para resistir a tentação e ao pecado (1 Coríntios 10:13Filipenses 4:13Efésios 1:19-232 Timóteo 1:7Romanos 6:1-16).


Respiração Espiritual


Pela fé você pode continuar a experimentar o amor de Deus e Seu perdão.
Se você percebe que algo em sua vida (atitudes ou ações) desagrada a Deus, mesmo que esteja andando com Ele e sinceramente deseje serví-lo, agradeça a Deus o perdão dos seus pecados – passados, presentes e futuros – mediante a morte de Cristo na cruz. Pela fé receba o amor e perdão de Deus e continue a ter comunhão com Ele.
Se você retomar o trono de sua vida através de algum pecado – o que é um ato definido de desobediência – respire espiritualmente.
Respiração Espiritual (exalando o que é impuro e inalando o que é puro) é um exercício de fé que permite a você continuar a experimentar o amor e o perdão de Deus.
1. Exale – confesse o pecado – reconheça que este pecado (ou pecados) é errado e desagrada a Deus e agradeça-lhe pelo seu perdão, de acordo com 1 João 1:9 eHebreus 10:1-25. A confissão também envolve arrependimento – uma mudança de atitude que gera um mudança de ação.
2. Inale – submeta o controle de sua vida a Cristo e pela fé aproprie-se da plenitude do Espírito Santo. Confie em que agora Ele o dirige e fortalece de acordo com aordem de Efésios 5:18, e a promessa de 1 João 5:14,15

O QUE É A ARMADURA DE DEUS?

Resposta: A frase “toda a armadura de Deus” vem da passagem do Novo Testamento: “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus” (Efésios 6:13-17).
Efésios 6:12 indica claramente que o conflito com Satanás é espiritual e, portanto, nenhuma arma física pode ser usada efetivamente contra ele e seus demônios. Não temos uma lista de táticas específicas que ele vai usar. No entanto, a passagem é bem clara ao dizer que quando seguimos todas as instruções fielmente, vamos poder resistir ao poder do mal e ter vitória, qualquer que seja a sua ofensa.
A primeira parte de nossa armadura é a verdade (versículo 14). Isso é fácil de entender, já que Satanás é o “pai da mentira” (João 8:44). Decepção é uma das primeiras coisas que Deus considera ser uma abominação. Uma “língua mentirosa” é uma das coisas que “o SENHOR aborrece” (Provérbios 6:16-17). Ele diz claramente que nenhum mentiroso vai entrar no céu (Apocalipse 22:14-15). Somos então exortados a usar a verdade para a nossa própria santificação e libertação e para o bem daqueles a quem somos testemunhas.
No versículo 14 somos encorajados a nos vestir com a couraça da justiça. Uma couraça iria proteger um guerreiro contra um golpe fatal ao coração ou outros órgãos importantes. Essa justiça não é obras de justiça feitas pelos homens – apesar de que elas seriam barreiras de proteção quando usadas contra acusações e censuras do inimigo. Ao invés disso, essa é a justiça de Cristo, imputada por Deus e recebida pela fé, a qual guarda os nossos corações contra as acusações de Satanás e protege o nosso ser interior contra seus ataques.
Versículo 15 fala da preparação dos pés para o conflito espiritual. O soldado moderno, assim como o guerreiro da antiguidade, precisa prestar bastante atenção aos seus pés. Às vezes o inimigo da antiguidade colocava obstáculos perigosos no caminho dos soldados que estavam avançando. Isso é bem parecido com os campos minados de hoje. Doenças também podem danificar os pés de um soldado que não tem seus pés protegidos. A idéia de ter o evangelho da paz como calçado sugere o que precisamos para poder avançar no território de Satanás; precisamos da mensagem da graça, a qual é tão essencial para ganhar almas para Cristo. Satanás tem colocado muitos obstáculos no caminho da propagação do evangelho.
O escudo da fé, ao qual o versículo 16 se refere, torna ineficaz o ataque de Satanás de plantar dúvidas em relação à fidelidade de Deus e Sua Palavra. Nossa fé – da qual Cristo é o autor e consumador (Hebreus 12:2) – é como um escudo de ouro, precioso, sólido e importante. Esse escudo é como um escudo de guerreiros fortes, pelo qual coisas importantes são alcançadas, e pelo qual um crente não só repele, mas também conquista o inimigo.
O capacete da salvação do versículo 17 protege a cabeça e serve para proteger uma parte do corpo que é tão importante. Podemos dizer que o jeito que pensamos precisa de preservação. A cabeça de um soldado era uma das partes principais a serem defendidas, pois ela podia sofrer um dos ataques mais mortais, e é a cabeça que comanda todo o corpo. A cabeça é o centro da nossa mente, e quando ela possui a “esperança” certa do Evangelho de vida eterna, não vai receber doutrina falsa, ou deixar-se influenciar pelas tentações de Satanás de desespero. Uma pessoa não salva não tem nenhuma esperança de se proteger dos ataques de falsa doutrina porque sua mente é incapaz de discernir entre verdade e mentira.
Versículo 17 interpreta a si mesmo em relação ao que quer dizer com a espada do Espírito. Enquanto o resto da armadura é em sua natureza armas de defesa, aqui se encontra a única arma de ataque na armadura de Deus. Ela se refere à santidade e poder da Palavra de Deus. Uma arma espiritual maior não existe. Nas tentações de Jesus no deserto, a Palavra de Deus sempre predominou em suas respostas a Satanás. Que benção saber que a mesma Palavra também está disponível a nós!
Orar no Espírito (quer dizer, com a mente de Cristo, com Seu coração e Suas prioridades) como vemos no versículo 18 é o ponto auge do que está envolvido em nos preparar e utilizar todas as armas de Deus anteriormente mencionadas. É significante que essa passagem das Escrituras é tão fiel às prioridades de ministério destacadas por todas as epístolas de Paulo; ele acredita que oração é o elemento mais importante para a vitória e maturidade espirituais. Ele deseja ardentemente esse tipo de oração em sua vida também (versículos 19-20).

Nenhum comentário:

Postar um comentário