domingo, 27 de janeiro de 2013

A LUZ DA BÍBLIA IDOLATRIA É PECADO



Arquivos da Categoria: APOLOGÉTICA – CATOLICISMO

DEUS ABOMINA A IDOLÁTRIA

 
O QUE É PECADO DE IDOLATRIA? 
Ídolo= Tudo que se tributa respeito ou afeto excessivos:
• “MT 10:37 – Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.”
• “CL 3:5 – Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza (amor ao dinheiro), que é idolatria;” 
Amar alguém ou alguma coisa excessivamente, isso é idolatria. 
• “AP 19:1 – …Aleluia! Salvação, e glória, e honra, e poder pertencem ao Senhor nosso Deus; “
• “MT 4:10 – Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele sevirás .”
• “MC 12:29 – E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o Único Senhor .”
• “1SM 7:3 – Então falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se com todo o vosso coração vos converterdes ao SENHOR, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o vosso coração ao SENHOR, servi a Ele só , e vos livrará da mão dos filisteus.” 
Imagens de esculturas: 
• “AT 17:29 – Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens.”
• “IS 30:22 – E terás por contaminadas as coberturas de tuas esculturas de prata, e o revestimento das tuas esculturas fundidas de ouro; e as lançarás fora como um pano imundo, e dirás a cada uma delas: Fora daqui.” 
Todos nós sabemos que imagens de escultura não deve ser adorada, nem é merecedora de coisa alguma, pois é matéria bruta (gesso, metal) que não fazem nada. O erro, portanto, vem em fazê-la para representar almas de mortos que chamam de “santos” e “santas”, para os venerar, fazer pedidos, etc. pois está escrito:
• “JO 14:13 – E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.”
• “JO 15:16 – Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.”
• “JO 16:23 – …Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar.
Perceba acima o Sr. Jesus dizendo que se deve fazer qualquer pedido somente à ELE para que DEUS PAI seja glorificado através do DEUS FILHO, e não em “santos”, senão Jesus teria dito: tudo quanto pedirdes em meu nome ou em nome de santos eu o farei. Jesus deixou SÓ ELE como opção! 
Há uma grande diferença entre pedir uma ajuda em oração (intercessão) para alguém que está vivo e aqui neste mundo físico, e pedir ajuda à alguém que já não está mais entre nós neste mundo físico, mesmo havendo vida após a morte (mundo espiritual)
DEUS é o único onipresente! Só DEUS pode estar ao mesmo tempo ouvindo e respondendo as orações de TODOS ao mesmo tempo. E também as almas dos mortos não ficam entre nós para que nos ouçam.
A doutrina de BEATIFICAÇÃO E CANONIZAÇÃO é tudo invenção de homens, não é ensinamento Cristão. 
Testificações contra a idolatria: 
• “RM 1:23 – E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.”
• “RM 1:25 – Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.” 
Honrar e servir mais a criatura do que o Criador, é exatamente honrar e servir o que dizem ser “santos” e “santas”. Até a Maria é criatura de Deus e não deve ser adorada ou “venerada”. Devemos apenas respeitá-la, pois ela foi uma bem-aventurada.
Jesus não é criação de Maria (VEJA: Deus tem pai e mãe? ) 
CRISTO morreu, mas ressuscitou e vive eternamente e ainda está conosco todos os dias até o fim. CRISTO não está apenas no céu, à destra de DEUS, pois é onipresente:
• “MT 28:20 – Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” 
Exemplos de idolatria: 
• “AT 3:11 – E, apegando-se o coxo, que fora curado, a Pedro e João, todo o povo correu atônito para junto deles, ao alpendre chamado de Salomão.
AT 3:12 – E quando Pedro viu isto, disse ao povo: Homens israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou, por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem?
AT 3:13 – O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu filho Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, tendo ele determinado que fosse solto.” 
• “AT 10:25 – E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou.
AT 10:26 – Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem.” 
• “AP 19:9 – E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.
AP 19:10 – E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.” 
E, mesmo depois disso, João, como muitos, ainda não tinha aprendido, praticou idolatria novamente:
• “AP 22:8 – E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar.
AP 22:9 – E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.” 
Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR 
• “SL 33:12 – Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo ao qual escolheu para sua herança.”
• “SL 144:15 – Bem-aventurado o povo ao qual assim acontece; bem-aventurado é o povo cujo Deus é o SENHOR.” 
Infelizmente não é isso o que tem acontecido. No lugar do Senhor colocaram uma senhora… Estão distorcendo a verdade por soberba, imposição de uma ideologia humana para benefícios pessoais.
Os querubins 
• “ÊX 25:18 – Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.” 
Aqui parece ser uma explicação para as crenças que apoaim o pecado de fazer imagens de escultura. Mas vamos compreender o contexto:
• “ÊX 25:22 – E ali virei a ti, e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel.” 
Os dois querubins serviam como lembrança que DEUS está entre os querubins:
• “SL 99:1 – O SENHOR reina; tremam os povos. Ele está assentado entre os querubins; comova-se a terra.” 
Ficavam no Santo dos Santos, onde ninguém podia entrar, a não ser o sumo sacerdote, e uma vez por ano. Quer dizer que esses querubins não eram idolatrados (não recebiam rezas, pedidos, “veneração”, etc.) e muito menos eram canonizados, ou, beatificados, pois isso não existe.
• “NM 7:89 – E, quando Moisés entrava na tenda da congregação para falar com o SENHOR, então ouvia a voz que lhe falava de cima do propiciatório, que estava sobre a arca do testemunho entre os dois querubins; assim lhe falava.” 
Aqui se percebe que não há comunicação com os querubins de ouro, mas sim somente com DEUS!
• “1RS 6:23 – E no Santo dos Santos fez dois querubins de madeira de oliveira, cada um da altura de dez côvados.” 
Os querubins aqui estão na mesma condição dos querubins acima citados.
• “1RS 7:29 – E sobre as cintas que estavam entre as molduras havia leões, bois, e querubins, e sobre as molduras uma base por cima; e debaixo dos leões e dos bois junturas de obra estendida.” 
Leões, bois, e querubins eram simplesmente símbolos de poder. Nada “venerável” nem canonizado. 
A serpente de metal 
• “NM 21:4 – Então partiram do monte Hor, pelo caminho do Mar Vermelho, a rodear a terra de Edom; porém a alma do povo angustiou-se naquele caminho.
NM 21:5 – E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil.
NM 21:6 – Então o SENHOR mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel.
NM 21:7 – Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado porquanto temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo.
NM 21:8 – E disse o SENHOR a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela.
NM 21:9 – E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia.” 
A serpente de metal tipifica Jesus, feito pelo pecado de vós, para nos salvar:
• “JO 3:14 – E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;” 
Olhar e viver era a mais simples representação de fé! 
Podemos dizer que a serpente é o pecado e a haste lembra a Cruz de Jesus, onde todos os que olharem receberão a salvação (cf. RM 8:3; 2CO 5:21). 
É bom lembrar que também essa serpente de metal não recebeu nenhuma reza ou pedido, não foi venerada, canonizada, etc., mas somente olharam à ela e, mais tarde, foi destruída. 
DEUS rejeita as imagens usadas para representar alguém 
• “MQ 5:13 – E destruirei do meio de ti as tuas imagens de escultura e as tuas estátuas; e tu não te inclinarás mais diante da obra das tuas mãos.” 
• “OS 11:2 – Mas, como os chamavam, assim se iam da sua face; sacrificavam a baalins, e queimavam incenso às imagens de escultura.” 
• “JR 8:19 – Eis a voz do clamor da filha do meu povo de terra mui remota; não está o SENHOR em Sião? Não está nela o seu rei? Por que me provocaram à ira com as suas imagens de escultura, com vaidades estranhas?” 
• “ÊX 20:4 – Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
ÊX 20:5 – Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.” 
• “SL 97:7 – Confundidos sejam todos os que servem imagens de escultura, que se gloriam de ídolos; prostrai-vos diante DELE todos os deuses.” 
• “IS 42:8 – Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.” 
• “IS 45:20 – Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar.” 
• “NA 1:14 – Contra ti, porém, o SENHOR deu ordem que não haja mais linhagem do teu nome; da casa dos teus deuses exterminarei as imagens de escultura e de fundição; ali farei o teu sepulcro, porque és vil.” 
• “LV 26:1 – NÃO fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o SENHOR vosso Deus.” 
• “LV 26:30 – E destruirei os vossos altos, e desfarei as vossas imagens, e lançarei os vossos cadáveres sobre os cadáveres dos vossos deuses; a minha alma se enfadará de vós.” 
• “DT 4:16 – …Para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher;” 
• “DT 4:23 – Guardai-vos e não vos esqueçais da aliança do SENHOR vosso Deus, que tem feito convosco, e não façais para vós escultura alguma, imagem de alguma coisa que o SENHOR vosso Deus vos proibiu.” 
• “DT 7:5 – Porém assim lhes fareis: Derrubareis os seus altares, quebrareis as suas estátuas; e cortareis os seus bosques, e queimareis a fogo as suas imagens de escultura.” 
• “DT 16:22 – …Nem levantarás imagem, a qual o SENHOR teu Deus odeia.” 
• “DT 27:15 – Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominação ao SENHOR, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amém.” 
• “JZ 3:26 – E Eúde escapou, enquanto eles se demoravam; porque ele passou pelas imagens de escultura, e escapou para Seirá.” 
• “2CR 33:22 – E fez o que era mau aos olhos do SENHOR, como havia feito Manassés, seu pai; porque Amom sacrificou a todas as imagens de escultura que Manassés, seu pai tinha feito, e as serviu.” 
• “IS 21:9 – E eis agora vem um carro com homens, e um par de cavaleiros. Então respondeu e disse: Caída é Babilônia, caída é! E todas as imagens de escultura dos seus deuses quebraram-se no chão.” 
• “IS 17:7 – Naquele dia atentará o homem para o seu Criador, e os seus olhos olharão para o Santo de Israel.
IS 17:8 – E não atentará para os altares, obra das suas mãos, nem olhará para o que fizeram seus dedos, nem para os bosques, nem para as imagens.” 
• “IS 41:29 – Eis que todos são vaidade; as suas obras não são coisa alguma; as suas imagens de fundição são vento e confusão.” 
• “IS 42:17 – Tornarão atrás e confundir-se-ão de vergonha os que confiam em imagens de escultura, e dizem às imagens de fundição: Vós sois nossos deuses.” 
• “IS 44:10 – Quem forma um deus, e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo?” 
• “IS 45:16 – Envergonhar-se-ão, e também se confundirão todos; cairão juntamente na afronta os que fabricam imagens.”
• “JR 10:14 – Todo o homem é embrutecido no seu conhecimento; envergonha-se todo o fundidor da sua imagem de escultura; porque sua imagem fundida é mentira, e nelas não há espírito.” 
• “JR 50:38 – Cairá a seca sobre as suas águas, e secarão; porque é uma terra de imagens esculpidas, e pelos seus ídolos andam enfurecidos.” 
• “JR 51:47 – Portanto, eis que vêm dias, em que farei juízo sobre as imagens de escultura de Babilônia, e toda a sua terra será envergonhada, e todos os seus mortos cairão no meio dela.” 
• “NA 1:14 – Contra ti, porém, o SENHOR deu ordem que não haja mais linhagem do teu nome; da casa dos teus deuses exterminarei as imagens de escultura e de fundição; ali farei o teu sepulcro, porque és vil.” 
• “HC 2:18 – Que aproveita a imagem de escultura, depois que a esculpiu o seu artífice? Ela é máscara e ensina mentira, para que quem a formou confie na sua obra, fazendo ídolos mudos?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário