sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O ECLETISMO RELIGIOSO E AS MAIS DIVERSAS RAÍZES DA MESMA RELIGIÃO...A LUZ DA PALAVRA DE DEUS.


ESPIRITISMO

A palavra espírito vem do grego “pneumma”, que quer dizer sopro, sopro vital. O sufixo grego
“ismós”, indica doutrina filosófica religiosa . Portanto espiritismo significa “Doutrina da existência de
comunicação entre vivos e mortos por meio dos espíritos encarnados e desencarnados”
Histórico
Os primórdios do Espiritismo perdem-se na Antigüidade. Provavelmente estamos tratando da mais
antiga heresia que existe. Resulta, antes de tudo, do desejo de obter informações sobre a vida além-túmulo.
Procura saber se: “a vida futura será tão repleta de tristezas quanto a vida presente?” Seremos felizes?
Teremos corpos?
O Espiritismo é o desejo de continuar em contato com os que já faleceram, especialmente com os
entes amados falecidos.
Entre os cananeus e os egípcios era comum a prática da feitiçaria (Ex. 9.11; 8.7; Dt. 18.9-14, I
Sm.28.1.15, I. Cor.10.3).
Os gregos tinham o costume de consultar oráculos. Pitágoras que viveu de 580 a 500 a.C. cria na
transmigração das almas (metempsicose). Entre outras afirmações de Pitágoras encontramos a que diz que os
astros são deuses.
Entre os romanos era comum a prática de consultar os mortos. As Sibilas, lendárias sacerdotisas de
Apolo, viviam na Sicília e era médiuns que adivinhavam ou prediziam o futuro. O próprio Alexandre, o
Magno, consultou uma dessas sacerdotisas, após o quê partiu para a conquista do mundo.
Na Idade Média houve uma verdadeira praga de feiticeiros, bruxas, endemoninhados famosos, etc. A
Igreja Católica queimou centenas deles na fogueira da inquisição.
As práticas espíritas eram chamadas antigamente, como podemos notar nas páginas das escrituras de :
necromancia ou magia. Seus praticantes eram chamados de : magos, pitonisas, adivinhos, bruxas, feiticeiros,
etc. Os centros, tendas ou terreiros eram chamados de oráculos, cavernas ou antros.
O Espiritismo na era moderna
Em sua forma moderna, o Espiritismo como hoje é conhecido, teve o seu ressurgimento através de
duas jovens norte-americanas Margaret e Kate Fox. O casal John D.Fox e sua esposa e seis filhos mudaram-se
para uma casa de vila em Hydeville, no estado de N.York em dezembro de 1847. As duas crianças menores
Margaret e Kate, respectivamente de 12 e 9 anos de idade, dentro em pouco ouviram pancadas em diferentes
partes da casa, o que a princípio se julgou ser produzidos por ratos e camundongos. Porém quando lençóis
foram arrancados por mãos invisíveis, cadeiras e mesas foram arrancadas de seus lugares e uma mão fria
tocou no rosto da menina menor; depois que todo esforço para explicar esses fenômenos fracassara, Kate teve
repentinamente a idéia de entrar em contato com o que ela chamava de “ Velho de pé fendido”. Dando um
estalido no dedo, disse ela:“ Ouça velho pé fendido” faça como eu”. Imediatamente o ruído respondeu.
Visto que isto foi repetido por diversas vezes, concluiu-se que algo sobrenatural estava operando ali. As duas
meninas criaram um meio de comunicar-se com o autor dos ruídos, que respondia as perguntas por meio de
determinados numero de pancadas. Partindo desses acontecimentos, que recebeu ampla cobertura,
propagaram-se sessões espíritas por todos os Estados Unidos da América do Norte. Na Inglaterra, a consulta
aos mortos já era muito popular entre as elites sociais. Por conseguinte, os médiuns norte-americanos
encontraram ali um solo fértil quando em 1852, os espíritos anunciaram aos devotos norte-americanos que
eles invadiriam a Inglaterra e que ali o movimento seria “muito religioso e muito científico”. Outros países
europeus foram visitados com sucesso pelos Espíritas norte-americanos.
Na França, a figura de “Allan Kardec” é a principal dentro dos arraiais espíritas. Leon Hippolyte
Dénizart Rivail, nascido em Lion, em 1804, filho de um advogado, tomou o pseudônimo de “Allan Kardek”,
porquanto acreditava ser ele a reencarnação de um poeta celta com esse nome. Dizia ter recebido a missão de
pregar uma nova religião, isso a 30 de abril de 1856. Um ano depois publicou o livro “Livro dos Espíritos”,que muito contribuiu na propaganda espírita. Estudara a literatura existente na Inglaterra e nos Estados Unidos
e dizia ser guiado por espíritos protetores. Caracterizou-se por introduzir no Espiritismo a idéia da
Reencarnação. Em 1861 publicou o “Livro dos Médiuns”, em 1864 “ O Evangelho segundo o Espiritismo
, em 1865 “Céu e Inferno”, em 1867 “Gênesis”. Allan Kardec, homem dotado de características físicas e
mentais de grande resistência, foi apóstolo das novas idéias que haveriam de influir na organização do
espiritismo. Fundou a “Revista Espírita”, periódico mensal. Ele mesmo organizou as bases da “Sociedade
Continuadora da Missão de Allan Kardec”. Morreu em 1869.
“O espiritismo latino”, já separado do anglo-saxão pela doutrina da reencarnação , se subdividiu em
duas correntes: A Kardecista ou doutrinária, e a experimental. A doutrina criada por Allan Kardec veio a
constituir-se o centro da religião espírita no Brasil. A ênfase no aspecto religioso da obra de Kardec, que
define igualmente como “ciência e filosofia” constituem o traço distintivo do espiritismo Brasileiro e, talvez
a causa de maior sucesso entre nós.
“De qualquer modo, as obras de Kardec continuam sendo a base doutrinária do espiritismo brasileiro;
nela se encontra aquilo que se considera, como ‘essencial’ da doutrina”.
Através dos tempos, tem sido redutos do Espiritismo: a China, a Índia, o Tibete, o Haiti, a África e os
povos indígenas em geral. O Brasil é hoje o líder mundial do espiritismo que tem seu foco principal no Rio de
Janeiro. Em uma estatística publicada em uma certa revista, afirmava-se que 70% dos católicos brasileiros são
freqüentadores de centros espíritas.
Subdivisões do Espiritismo
Embora consideremos o Espiritismo igual em toda a sua maneira de ser, os próprios espíritas preferem
admitir haver formas de espiritismo assim designadas:
Espiritismo Comum, Baixo Espiritismo, Espiritismo Cientifico
e Espiritismo Kardecista
1.1 - Espiritismo comum
Dentre as muitas práticas dessa classe de espiritismo destacam-se as seguintes:
a) Quiromancia ou Quiroscopia - adivinhação pelo exame das linhas das mãos.
b) Cartomancia - Adivinhação pela decifração de combinações de carta de jogar.
c) Grafologia - Estudo dos elementos normais e principalmente patológicos de uma
personalidade, feita através da análise de uma escrita.
d) Hidromancia - Arte de adivinhar por meio da água.
e) Astrologia - Estudo e/ou conhecimento da influência dos astros, especialmente dos
signos, no destino e no comportamento dos homens; também conheci
da como “uranoscopia”
1.2 - Baixo Espiritismo
O baixo espiritismo , também conhecido como espiritismo pagão, inculto e sem disfarce, identifica-se
pelas seguintes práticas:
a) Vodu - Culto de negros antilhanos, de origem animista, e que se vale de certos elementos do ritual
católico. Pratica-se principalmente no Haiti.
obs.:animista - Teoria criada por E. B.Taylor em 1871, segundo a qual é atribuído
a todos os seres da natureza uma ou várias almas.
b) Umbanda - Designação dos cultos afro-brasileiros, que se confundem com os da
macumba e dos candomblés da Bahia, xangô de Pernambuco, pajelança da Amazônia, do catimbó e outros
cultos sincréticos. É um misto de espiritismo kardecista, catolicismo, budismo e mediunismo. Essencialmente
é religião de magia e feitiçaria, politeísta, muito semelhante ao Candomblé. A tônica da umbanda é a adoração
e subserviência aos orixás (deuses) que aparecem como forças divinizadas da natureza que se incorporam
nos “médiuns” para fazerem o bem ou o mal.
c) Quimbanda - Umbanda e Quimbanda são semelhantes. É muito comum a realização de sessões de
quimbanda nos terreiros de umbanda. Embora semelhantes não são iguais; embora usem freqüentemente os
mesmos pontos e invoquem as mesmas entidades, pelo menos teórica entre as duas. Na maioria das vezes
nem “pais” ou “mães” de santo compreendem perfeitamente o limite entre um e outro culto.
d) Candomblé - Religião de negros iorubá, na Bahia. É um culto fetichista, semelhante a quimbanda. Talvez
você esteja perguntando: se a umbanda é semelhante a quimbanda, se a quimbanda é semelhante ao
candomblé, então todos são semelhantes ? Sim todos são semelhantes, mas não iguais, conforme já vimos nacomparação entre umbanda e quimbanda. É o mesmo espírito que opera nesses cultos: Satanás e seus
demônios. Altera-se a forma, os nomes e os rituais, porem a essência é a mesma em todas as sessões onde
se pratica o espiritismo, seja ele alto ou baixo, de mesa ou de terreiro, científico ou inculto.
e)Macumba - Sincretismo religioso afro-brasileiro derivado do candomblé, com elementos de todas as
religiões indígenas brasileiras e do catolicismo . Os espíritas praticantes dos demais cultos acima citados ,
preferem considerar a macumba como uma forma profana e liberal na prática mediúnicas. De um modo
geral, pode-se consi-derar como Macumba o culto fetichista, de origem africana e de prática popular sem
normas, formas, doutrinas ou proibições.
Cultos Afro-Brasileiros
O Cristão deve estar informado. Veja o exemplo do Apostolo Paulo no Areópago ( At.17.22-31),
citando o Hino a Zeus do poeta Cleanthes ( v.28), pelo qual pode se comunicar com os Atenienses. Ao
familiarizar-se um pouco com os cultos Afros, você tapará brecha à acusação, por parte de seus adeptos, de
estar atacando aquilo que não se conhece. Seu receio e hesitação, no lidar com eles, serão igualmente menores
uma vez que conheça suas terminologias, crenças e práticas.
Quem são os orixás
De acordo com o Dicionário de Cultos Afro-brasileiros de Olga Cacciatore, os orixás são divindades
intermediárias entre Olurum (o deus supremo) e os homens. Na África eram cerca de seiscentos; para o Brasil
vieram talvez uns cinqüenta, reduzidos a dezesseis no Candomblé e dos quais só oito passaram a Umbanda.
Muitos deles são antigos reis, rainhas ou heróis divinizados, que representam as vibrações das forças
elementares da natureza - raios, trovões, tempestades, água; - atividades econômicas, como caça , agricultura;
e ainda os grandes ceifadores de vidas, as doenças epidêmicas (como varíola, etc.)
Origem mitológica dos orixás
Quanto à origem dos orixás, uma das lendas mais populares diz que Obatalá (o céu) uniu-se a Odudua
(a terra), e desta união nasceram Aganju (a rocha) e Iemanjá (as águas). Iemanjá casou-se com seu irmão
Aganju, de quem teve um filho, chamado Orungã. Orungã apaixonou-se perdidamente por sua mãe,
procurando sempre uma oportunidade para possuí-la, até que um dia, aproveitando-se da ausência do pai,
violentou-a. Na fuga, Iemanjá caiu de costas e ao pedir socorro a Obatalá, seu corpo começou a dilatar-se, até
que de seus seios começaram a jorrar dois rios que formaram um lago e, quando seu ventre se rompeu, saiu a
maioria dos orixás. Por isso Iemanjá é chamada “mãe dos orixás”
Os orixás e o sincretismo
O sincretismo religioso é altamente significativo nos cultos afros. Sincretismo é a união dos opostos,
um tipo de mistura de crenças e idéias divergentes. Muitos orixás dos cultos afro têm no catolicismo um
“santo correspondente”, por exemplo:
Oxalá - Jesus Cristo
Ogum - S.Jorge
Oxóssi - S.Sebastião
Omulu - S. Lázaro
Xangô - S. Jerônimo
Iemanjá - Nossa Senhora
Iansã - Sta. Bárbara
Outras Entidades
Também nos cultos afro-brasileiros estão espíritos que representam diversos tipos humanos, tais como
caboclos (índios), pretos - velhos (escravos), crianças, marinheiros, boiadeiros, ciganos, etc.
Os cultos Afros – Brasileiros
1) Umbanda - Designação dos cultos afro-brasileiros, que se confundem com os da macumba e dos
candomblés da Bahia, xangô de Pernambuco, pajelança da Amazônia, do catimbó e outros cultos sincréticos.
É um misto de espiritismo kardecista, catolicismo, budismo e mediunismo. Essencialmente é religião de
magia e feitiçaria, politeísta, muito semelhante ao Candomblé. A tônica da umbanda é a adoração e
subserviência aos orixás (deuses) que aparecem como forças divinizadas da natureza que se incorporamnos “médiuns” para fazerem o bem ou o mal. A palavra Umbanda quer dizer “ao lado de Deus ou do bem”.
Quanto aos chamados espíritos do mau - os Exus (são considerados espíritos opressores) , são representados
na sua maioria por chamadas forças negativas representativas de tudo o que não é bom, como por exemplo :
adultério, prostituição, pederastia, contendas mortes, maldades, etc. São estes espíritos maus, os
freqüentadores de encruzilhadas, cemitérios, florestas, pântanos, etc.
O orixá é adorado, servido e motivo para o médium (cavalo) . A ele se faz oferenda e para ele, banhos
de purificação ou preparação do ambiente (casa ou terreiro) com incenso (defumador) ou perfumes.
O mau espírito (exu) é evitado. Quando em uma seção se incorpora, é logo afastado. Em alguns
terreiros aconselha-se lhe fazer oferendas para que se afaste, e em outros essa oferenda é feita para cobrir uma
outra que já lhe foi feita e colocá-lo ao serviço do último ofertante.
2) Quimbanda - Umbanda e Quimbanda são semelhantes. É muito comum a realização de sessões de
quimbanda nos terreiros de umbanda. Embora semelhantes não são iguais; embora usem freqüentemente os
mesmos pontos e invoquem as mesmas entidades, pelo menos teórica entre as duas. Na maioria das vezes
nem “pais ou “mães” de santo compreendem perfeitamente o limite entre um e outro culto. A dificuldade
existe por causa do grande sincronismo que existe entre as duas formas de espiritismo. Na maioria dos
terreiros, vê-se uma mistura dos dois cultos, entretanto, analisando basicamente cada uma delas, pode-se notar
as tendências de cada terreiros.
Algumas diferenças notadas:
1. A umbanda dedica-se a suposta prática do bem, embora algumas vezes faça o mal a alguma
pessoas.
2. A quimbanda preocupa-se muito mais em fazer o mal, atendendo a solicitações de seus adeptos ou
admiradores.
3. Uma das práticas mais comuns na umbanda, é “ desfazer” o trabalho ruim, normalmente feito pelos
adeptos da quimbanda
4. Na quimbanda , uma das práticas mais comuns é reforçar ou fazer um trabalho maior do que foi
feito na umbanda no intuito de agradar mais ao orixás para obter seus favores, para o bem ou para
o mal.
5. Na umbanda, as flores, velas, perfumes e enfeites predominam nas oferendas
6. Na quimbanda, a predominância está no sangue, no sacrifício dos animais
7. Na umbanda , as cores branco e azul são as preferidas
8. Na quimbanda, o preto e o vermelho predominam
9. Frase comum na umbanda : “Deus é pai de todos”.
10. Frase comum na quimbanda: “Deus é bom, mas o diabo não é mau”.
3) Candomblé - Religião de negros iorubá, na Bahia. É um culto fetichista, semelhante a quimbanda.
Talvez você esteja perguntando: se a umbanda é semelhante a quimbanda, se a quimbanda é semelhante ao
candomblé, então todos são semelhantes ? Sim todos são semelhantes, mas não iguais, conforme já vimos na
comparação entre umbanda e quimbanda. É o mesmo espírito que opera nesses cultos: Satanás e seus
demônios. Altera-se a forma, os nomes e os rituais, porem a essência é a mesma em todas as sessões onde se
pratica o espiritismo, seja ele alto ou baixo, de mesa ou de terreiro, científico ou inculto.
O ocultismo no candomblé é segredo mesmo para aqueles que o praticam. Praticamente não existem
livros sobre o candomblé, suas doutrinas, seus rituais e suas práticas. Acontecem coisas no candomblé que
se fossem publicadas, a polícia, a saúde pública e até mesmo as organizações que lutam pelos direitos
humanos tomariam providencias a respeito. Algumas diferenças entre candomblé, umbanda e quimbanda e
algumas práticas do candomblé:
1. O sangue do candomblé é verde. Seu segredo baseia-se nas folhas e ervas que se usam nos
trabalhos. Umas segundo eles se destinam para fazer o mal outras para o bem. A maioria
delas vem da África, por contrabando.
2. O umbandista, achando o “orixá” poderoso demais para ser invocado, chama espíritos
desencarnados e espíritos menores para os representarem. O quimbandista adora o próprio
satanás, a quem faz oferendas, embora creiam também nos orixás. O candomblista tem os orixás
como deuses ou espíritos bons, suplicando para que os seus clientes possam conseguir favores.
3. O candomblé não invoca “pretos velhos” ou “almas” pois como dissemos , os orixás constituem
sua principal veneração.
4. Misturas de ervas com pós, terra de lugares santos, pedras e coisas desse tipo são feita para
obtenção de várias finalidades: Pó do amor, bebidas para fechar o corpo, pó da sedução,
banhos para afastarem mau olhado, inveja ou para receberem benefícios são receitados porsuas mães de santos ou babás. É claro que por trás disso tudo existe um grande comércio de
bugigangas na exploração da ingênua fé do povo.
5. No candomblé os âmagos dos sacrifícios são as pedras que representam os deuses e que após
uma obrigação de são batizadas com o nome do respectivo orixá.
6. Por trás dos sacrifícios sangrentos do candomblé, das oferendas e de comida e dos banhos, há
um poder maligno que quer controlar e destruir a vida de seus seguidores.
7. A prática de “fazer a cabeça” é uma maneira de se vender a alma ao orixá é uma chantagem
diabólica que obriga a pessoa a renunciar, enquanto vive a sua própria salvação. Daí os adeptos
do candomblé julgarem que nunca mais poderão deixar.
(Não conhecem Jo . 8.36)
4) Macumba - O termo é genérico e comumente empregado em relação a Umbanda, Quimbanda e
Candomblé, bem como seus rituais ou oferendas. É chamado Candomblé (Bahia);
Tambor de mina, Tambor Crioulo (Maranhão); Xangô (Pernambuco, Alagoas),
Babaçuê (Pará), Curimba (Rio de Janeiro ), etc.
Sincretismo religioso afro-brasileiro derivado do candomblé, com
elementos de todas as religiões indígenas brasileiras e do catolicismo. Os espíritas
praticantes dos demais cultos acima citados , preferem considerar a macumba
como uma forma profana e liberal na prática mediúnicas. De um modo geral,
pode-se considerar como Macumba o culto fetichista, de origem africana e de
prática popular sem normas, formas, doutrinas ou proibições.
Quanto aos rituais, assimilam dos demais cultos espíritas as suas práticas. Cada
Terreiro esta de acordo com os princípios do pai ou mãe de santo que os dirige.
este tipo de culto foi aos poucos angariando adeptos, principalmente os pobres e
favelados. Hoje, pode-se ver muita “gente boa” ou seja a Elite social nas reuniões.
Filas de carros se fazem defronte a terreiros de macumba, oriundo de todas as
partes da cidade.
Terreiros
O Pai ou Mãe de santo, normalmente de roupa branca, dirige a “gira” ao som de palmas e pontos
(Cânticos) . Todos se vestem de branco ou com a roupa preferida do seu “guia” e dançam sob o batuque do
“atabaque” (espécie de tambor sagrado).
A medida que as chamadas entidades vão se incorporando, os médiuns vão “prestando a caridade” aos
assistentes, A cada reunião a evolução do médium é observada. Chegar a Pai ou Mãe de santo é o ideal para
os médiuns. Explicações, passes e promessas de bênçãos são oferecidos aos interessados.
É quase sempre dito que a dificuldade atravessada por aquele interessado, é porque é necessário se
“desenvolver”. As sessões são quase sempre á noite, o que facilita o clima de medo, e a possibilidade de
engano e charlatanismo..
As sessões de Macumba
1. - Limpeza espiritual do terreiro com defumador. O cambono (auxiliar) defuma primeiramente o
médium (cavalo), depois o terreiro e às vezes também os assistentes. chamam a isto de
“descarga”.
2. - Cumprimentam pelos médiuns ao babalaô (chefe do terreiro), e aos atabaques ( homens que
tocam um tambor com este nome), através do toque de dois toques ombros.
3. - O chamado Ogã (elemento que puxa o cântico : ponto) inicia os cânticos de pontos com os
quais saúdam os orixás.
4. - Prece de abertura onde Oxalá (Jesus) e os orixás dão licença para a realização da sessão.
5. Ponto para despachar o exu (Satanás) e chamadas dos guias. Há terreiros que realizam sessões
separadas para caboclos, orixás, exus, estes últimos normalmente tem sessões as sextas - feiras
à meia-noite.
6. - Manifestações de guias, danças, passes, consultas, brincadeiras, etc.
Oferendas
Na macumba “o guia” exige oferendas. Marca dia , hora e local para que ela seja entregue e costuma
se manifestar na hora em que o macumbeiro a coloca no lugar indicado.
A isto chama-se obrigação, que serve para atender um pedido ou uma paga em favor de algo recebido.
Também faz parte da comunhão entre o médium e seu guia.
Essas oferendas são compostas de elemento de acordo com a vontade de cada “guia”. Farofa, pipoca,
cachaça, ou outras bebidas costumam ser comuns.Entre os locais a ser escolhido para ser colocado as oferendas , é muito comum ser usado : cachoeiras,
pedreiras, encruzilhadas, matas, mar, etc.
Descargas
Os macumbeiros chamam de descarga ao que imaginam ser o afastamento de más influencias ( olho
grande, mau olhado, trabalho feito, etc.) . Elas podem ser feitas com defumações, banhos, riscos, ou com a
entrega de oferendas nos locais acima citados. A pólvora também costuma ser usada para as “descargas mais
pesadas”.
1.2 - Espiritismo Científico
O espiritismo científico é também chamado “Alto Espiritismo”, “Espiritismo Ortodoxo”, “Espiritismo
Profissional” ou “Espiritualismo”. Ele se manifesta, inclusive como “sociedade”, como por exemplo a LBV
(Legião da Boa Vontade), fundada há muitos anos pelo já falecido Alziro Zarur. Essa classe de espiritismo
tem sido conhecida:
a) - Ecletismo - Sistema Filosófico dos que não seguem sistema algum, escolhendo de
cada um a parte que lhe parece mais próxima da verdade. Procura
conciliar teses teses de sistemas espíritas diversos.
b) - Esoterismo - Sistema Filosófico Religioso Oculto. Doutrina secreta só comunicada
aos iniciados. O Esoterismo é ocultista e caracteriza-se pelo estudo
sistemático dos símbolos. Há simbologia em tudo o que existe e no estudo dessa simbologia o homem poderá compreender as razões fun -
damentais da sua existência .
b) - Teosofismo - Conjunto de doutrinas religiosas-filosóficas que tem por objetivo, a
união do homem com a divindade, mediante a elevação progressiva do
espírito até a iluminação. Iniciado por Helena Petrovna(1831-1891) fanática adepta do budismo e do Islamismo.
1.3 - Espiritismo Kardecista
O espiritismo Kardecista está apoiado nos princípios de Allan Kardec. Seus praticantes costumam
dizer que são os verdadeiros espíritas, sendo que os demais são espiritistas ou mediunistas. Eles afirmam que
existe uma grande influência dos ensinos de Jesus nas doutrinas de Kardec. Kardec chegou a escrever “ O
Evangelho segundo o Espiritismo”, afirmando ser esse ditado pelo “espírito da verdade”. No entanto é bom
deixar claro, que os ensinos de Jesus no citado livro e nos demais que Kardec e seus asseclas escreveram,
encontram-se dramaticamente torcidos e mutilados. Numa tentativa delirante de procurar equacionar os
ensinos sublimes de Jesus aos ensinamentos demoníacos e falsos do espiritismo. O espiritismo Kardecista, é a
classe de espiritismo muito praticada no Brasil, e tem, como principais, entre as suas muitas teses; as
seguintes:
a) Comunicação com os mortos: espíritos de pessoas que viveram entre nós e que ora necessitam
de caridade, ora são mensageiros celestes.
b) Crença na reencarnação.
c) Crença na “lei da causa e do efeito”. Não podemos escapar ás conseqüências de nossos atos.
(destino)
d) Crença na pluralidade dos mundos habitados .A terra é considerada um planeta de expiação.
Seus habitantes são espíritos exilados de outro planeta.
e) A caridade é virtude principal, talvez a única, aplicada tanto aos vivos como aos mortos(
desencarnados)
f) Deus, embora exista, é um ser impessoal, habitando um mundo longínquo, num local que não
podemos deslumbrar.
f) Mais perto dos homens estão os “espíritos guias”(espíritos que se incorporam nos médiuns),
importantes nos cultos espíritas, e que segundo eles “ajudam por amor”. Também existem os
maus espíritos e por estes, os vivos é que precisam fazer a caridade.
g) Jesus Cristo é visto como a grande entidade encarnada - a maior que já apareceu no mundo.
Segundo o livro de Allan Kardec, Jesus foi um médiun e reformador judeu nada mais.
Evidente, o Diabo é um demagogo muito versátil e maleável,capaz de muitas transformações. Aos
psicólogos ele diz: “trago-vos uma nova ciência”. Aos ocultistas, assevera: “Dou-vos a chave para os últimos
segredos da criação”. Aos racionalistas e teólogos modernos, declara: “Não estou aí. Nem mesmo existo”.
Assim faz o espiritismo: muda de roupagem, como o camaleão muda de cor, de acordo com o ambiente, ainda
que, na essência, continue sempre o mesmo; supersticioso, fraudulento, mau e diabólico.
A Bíblia e o EspiritismoO espiritismo nega todas as doutrinas básica da fé cristã. Os livros, jornais, revistas e publicações
espíritas nada tem de cristão. Espiritismo cristão não existe. É mero rótulo. Entre as seitas ou sociedades
secretas ligadas ao espiritismo, bem como certas práticas, temos ainda: o Ioguismo, o Faquirismo, o
Manuseio de Serpentes, o Culto do Mago Abramelim, o Culto das Bruxas, o Culto do Pavão, Culto aos Discos
Voadores, Culto dos Duendes e Fadas, etc.
Estejamos certos também de que o mesmo Satanás que incita o homem a lhe cultuar, também o faz
esquecer de Deus, levando-o a incredulidade e ao materialismo, bem como ao ateísmo ou mesmo a vida
monótona e “sossegada” desligado da Igreja de Cristo estabelecida na terra.
Os verdadeiros cristãos não podem ficar parados!
REFUTAÇÕES BÍBLICAS A ALGUMAS DOUTRINAS ESPÍRITAS
1. Possibilidade de comunicação de espíritos dos mortos com os vivos.
Deus na sua Palavra proíbe explicitamente tal prática, por ser enganosa(Dt.18.9-14; Is.8.19; Lv.19.31; 20.6;
Ex.22.18.). Na realidade, são os demônios que se fazem passar por pessoas mortas. Mt.24.4,5,23-24; II
Cor.11.14 ; Hb. 9.27 ; Ec.9.5-6.
2.Salvação
Crêem que se aperfeiçoam pela evolução espiritual, através do sofrimento e pela prática de boas obras. A
Bíblia nos mostra que a salvação só se alcança mediante a fé em Jesus Cristo como Salvador e nunca pelo
méritos das boas obras.Jo.1.12; 3.16; 5.24; 6.47; At.2.38,39; 4.12 ; I Jo.1.7 ; Ef.1.7; Hb.9.10-15.
3.Fora da caridade não há salvação
Esta afirmação é uma verdadeira heresia, e contraria a palavra de Deus.
Ef.2.8-9; Rm.3.20,27,28; Gl.2.16.
4.Jesus é um homem que alcançou grande desenvolvimento espiritual
Uma das grandes preocupações do diabo é tentar provar ao homem que Cristo não é Deus. O espiritismo,
claro, sua religião de base, não poderia deixar de adotar este satânico ensinamento.
Que Jesus é Deus, não resta dúvida, a Bíblia nos fornece em larga escala referencias a isto. Jo.1.1,6.38 ;
Mt.1.23; 16.15-16; Fp.2.9-11; Ap.17.14.
5. Nega a existência do céu, do inferno, condenação eterna e nega a existência do diabo.
Aliás uma das maiores preocupações do diabo é tentar provar à humanidade que ele não existe. Assim
acontecendo, poderá fazer o que bem entender e ficar despercebido. Vejamos o que a Bíblia diz a respeito
disto:
- existência do céu : Lc.23.43; Mt.5.12; Jo.6.38; Fp.3.20; Cl.1.5; Ap.21 e 22.
- existência do inferno : Mt.5.22,29,30; II Pe.2.4; I Cor.15.55-56.
- existência do diabo : Mt.4.1-10; 25.41; Jo 8.44 ; I Pe.5.8; Ap.20.10; Ef.4.27; Tg.4.7
- existência de demônios:Lv.17.7;Sl.106.36,37; Ap.12.9; Mt.25.41;Lc.4.33;9.1;10.17-20.
6.Reencarnação
A teoria da reencarnação se constitui no centro de toda a discussão espiritista. A Bíblia jamais faz
referencia á palavra “reencarnação”, tampouco confunde-a com a palavra “ressurreição”. Segundo o
dicionário da língua portuguesa reencarnação é o ato ou efeito de reencarnar ou seja pluralidade de existência
com um só espírito; enquanto que a palavra ressurreição, no grego , é anástises e egérsis ou seja, levantar,
erguer, surgir de um local ou de uma situação para outra. No latim ressurreição é o ato de ressurgir, voltar á
vida, reanimar-se. Biblicamente entende-se o termo ressurreição como o mesmo ressurgir dos mortos e , em
linguagem mais popular, a união da alma e do espírito ao corpo, após se considerado a morte física de alguém.
A ‘Bíblia fala de Ressurreição e não de reencarnação. São os seguintes casos de Ressurreição na
Bíblia:
a) O filho da viúva de Serepta - I Rs.17.19-22
b) O filho da Sunamita - II Rs.4.32-35
c) O morto que foi lançado na cova de Eliseu - II Rs.13.21
d) A filha de Jairo - Mc.5.21-23, 35-45
e) O filho da viúva de Naim - Lc.7.11-17
f) Lázaro - Jo.11.1- 46
g) Dorcas - At.9.36-43
h) Jesus - Mt.28.1-10; Mc.16.1-8; Jo.20.1-10, I Cor.15.4,20-23.
Citamos dois casos que bastariam para refutar a teoria da reencarnação.
Lázaro
O testemunho de João no capítulo 11 é que Lázaro:
a) estava morto ( Vv.14,21,32,37)b) estava sepultado já havia quatro dias (Vv.17,39)
c) já cheirava mal (Vv. 39)
d) ressuscitou ainda amortalhado (V.44)
e) ressuscitou com o mesmo corpo e com a mesma aparência, que possuía antes de morrer (V.44)
Jesus
O testemunho das Escrituras quanto a morte e ressurreição de Jesus, é que :
a) Soldados Romanos testemunharam que Cristo estava morto.( Jo.19.33,34)
b) José de Arimatéia e Nicodemos, sepultaram-no( Jo.19.38-42)
c) Ele ressuscitou no primeiro dia da semana (Lc.24.1)
d) Mesmo após ressuscitado, Jesus ainda portava as marcas dos cravos nas mãos, para mostrar que seu corpo,
agora vivo, era o mesmo no qual sofrera a crucificação, porém, glorificado( Lc.24.39; Jo.20.27).
e) Foi visto Pelos Apóstolos e muitas pessoas depois da Ressurreição (I Cor.15.3-7)
Acerca de João Batista e Elias
Se reencarnação é o ato ou efeito de reencarnar, pluralidade de existência de um só espirito, é evidente que um
vivo não pode ser reencarnação de alguém que nunca morreu. Fica claro assim que João Batista não era Elias,
já que este não morreu pois foi arrebatado vivo ao céu ( II Rs.2.11).
Se João Batista fosse Elias, quem primeiro saberia e teria conhecimento disso, teria sido ele mesmo e não os
judeus ou os espíritas. Aqueles que lhes perguntaram : És tu Elias ? , ele respondeu com toda autoridade -
“Não sou”.( Jo 1.21)
Se João Batista fosse Elias reencarnado, no momento da transfiguração de Cristo teriam aparecido Moisés e
João Batista, e não Moisés e Elias. (Mt.17.3)
Fica portanto provado que a Bíblia não apoia a absurda teoria espiritista de reencarnação. Até mesmo os
chamados “fatos comprovados” da reencarnação, apresentados pelos advogados do espiritismos, na verdade
não comprovam coisa alguma.
Renascer é segundo o Espiritismo reencarnação
Declaração Espírita - “Se um homem renasce da água ou do Espírito, ou em água em espírito, significa : O
homem não renasce com seu corpo e sua alma( O Evangelho Segundo o espiritismo, pg.561).
Procurando dar sentido bíblico a teoria absurda da reencarnação, Allan Kardec, lança mão do capítulo 3 de
João para dizer que Jesus ensinou sobre a reencarnação. Os tradu-tores da obra de Kardec, O Evangelho
segundo o Espiritismo, usaram a versão Bíblica do Antonio Pereira de Figueiredo como texto base de sua
tradução, grifando o versículo 3 do citado capítulo do livro de João: “Na verdade, na verdade, te digo, que
não se pode ver o reino de Deus , senão aquele que renascer de novo. Quando na realidade o versículo
naquela versão é a seguinte:” Na verdade, na verdade, te digo, que não se pode ver o reino de Deus, senão
aquele que nascer de novo.
“Renascer” já significa nascer de novo, enquanto que “renascer de novo” se constitui numa
intolerável redundância, mas não sem o propósito por parte do espiritismo que procura provar que a absurda
teoria da reencarnação tem fundamento na Bíblia.
Resposta Bíblica : Nascer de novo não é reencarnar
Jo.3.5
A Expressão “nascer de novo”(do grego anothem) significa nascer do alto, nascer de cima por obra e graça do
Espírito Santo, mediante a Palavra(Jo.15.3; Ef.5.26).
A Bíblia afirma que Deus “nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo”
(Tt.3.5). Jesus estava falando da regeneração, transformação, da mudança interior que diz respeito às
disposições íntimas da alma; nunca se referindo ao corpo. Ora daí o equívoco de Nicodemos: ele pensava que
o homem depois de velho viesse a nascer fisicamente de novo, no que foi dissuadido por Jesus.( I Cor.6.11;
Ef.4.23-24; Cl.3.9-10; Tt 3.3-6)
Quem está em Cristo já nasceu de novo
II Cor.5.17; Rm.8.9-10; Gl.6.15; I Tm.4-5; I Jo.3.9; 4.7; 5.1,4,18.
Saul e a Médium de En-Dor
I Sm. 28
Concluída a leitura desta passagem bíblica, muitos poderiam perguntar : É possível comunicar-se com os
mortos ? Foi ou não Samuel quem apareceu na sessão espírita de En-Dor ? Muitas respostas poderiam ser
dadas aqui, como por exemplo: A Assembléia Judaica sempre acreditou realmente que Samuel apareceu
naquela ocasião. Mas os Patriarcas da Igreja, sempre creram que um demônio apareceu em forma de pessoa
para enganar a Saul. Até mesmo uma despretensiosa análise do caso, mostra com clareza que um espírito de
engano, e não Samuel foi quem apareceu na sessão Espírita de En-Dor.
Razões provam que houve manifestação demoníaca:a) Saul fora rejeitado por Deus em razão da sua Desobediência.(I Sm.15.11,22,23,26-28)
b) O Espírito do Senhor se retirou de Saul. (I Sm.16.14)
c) Deus não lhe respondia. ( I Sm 28.6)
Deus se comunicava de três (3) maneiras com os homens naquela ocasião( I Sm.28.6):
a) por Sonhos - revelação pessoal . ( Nm.12.6., I Rs.3.5; Jó 33.14 -17)
b) por Urim e Tumim - revelação sacerdotal. ( Ex.28.30)
c) por Profetas - revelação inspiracional. ( Hb. 1-1)
Que fez Saul ? Desesperado, foi consultar uma pitonisa mesmo sabendo que Deus abomi-nava tal prática,
buscando um contato com o profeta Samuel já falecido. O resultado desta consulta foi trágica ( I Cr.10.13).
Ora , se Deus recusara-se a atende-lo por vias normais, por que Ele faria pelas vias que Ele o próprio Deus,
condenava ? Mudara de idéia a respeito de Saul ou em relação a feitiçaria ? É obvio que não ! E se Ele não
mudou de idéia, quem apareceu a Saul com certeza não foi o profeta Samuel. De acordo com Dt.18.22 as
profecias devem ser julgadas. E as profecias do pseudo-Samuel não resistem ao exame, porque são imprecisas
e superficiais.
Pelo exposto, concluímos :
1) O Estado espiritual de Saul era dos piores, pois Deus se havia apartado dele. Em lugar de buscar um
arrependimento sincero, ele se arrisca a dirigir-se a casa da feiticeira, disfarçadamente a fim de obter uma
palavra de orientação do falecido profeta.
2) O Pecado da mediunidade(Feitiçaria) era castigado com a pena de morte no A.Testamento. (Ex.22.18)
3) Consultar os mortos é igualmente pecado gravíssimo, comparado ao da feitiçaria e ao da idolatria.( Dt.18.9-
14; Lv.20.6)
4) Deus não poderia permitir que seu Servo Samuel, que era, no A.Testamento, o primeiro profeta depois de
Moisés ( Jr. 15.1), aparecesse a Saul mediante uma abominável prática feitichista. É inaceitável que Samuel,
homem reto e santo enquanto vivo, depois de morto viesse a obedecer á pitonisa (adivinhadora), mulher
abominável, numa prática proibida por Deus. ( Ex.22.18; Lv.20.27; Dt.18.9-12; Is.8.19-20)
Portanto é claro que um demônio, e não Samuel apareceu à feiticeira em forma de pessoa, fingindo-se ser o
consagrado homem de Deus.
5) A pitonisa de Endor temeu:
a) Porque ela reconheceu a Saul (Vv.12) , que era conhecido como grande inimigo das práticas espíritas(Vv.3)
;
b) Porque ela viu “elohim” , espíritos, adejando por cima da aparição que, com “prodígios da mentira ( II
Ts.2.9), se fazia passar por Samuel;
6) Saul nunca viu a Samuel, ele percebeu, pela descrição feita por ela, o que o espírito demoníaco lhe
mostrava enquanto estava em transe.
7) Quanto a suposta profecia, observa-se que não passou de uma repetição do que Samuel dissera ainda em
vida.( I Sm 15) .
a) A mulher percebeu o medo de Saul de que seu fim estava se aproximando, e predisse.
b) É claro que já era do conhecimento da mulher ( e dos demônios) a profecia feita por Samuel ( I Sm.15.16-
19,26) que vinha perseguindo Saul, que já estava com sua mente pertubada e lhe disse o que ele esperava
ouvir.
c) Se um demônio estava se fazendo passar por Samuel e falou por meio de uma feiticeira, é claro que que
usou da profecia de Samuel para fazer uso da mesma.
8) No que tange a profecia aos outros acontecimentos , a profecia do pseudo Samuel foi imprecisa em todos
os sentidos. Vejamos:
a) Saul não foi entregue nas mãos dos Filisteus (I Sm.28.19), pois suicidou-se antes
( I Sm.31.4) e veio parar nas mãos dos homens de Jabes-Gileade ( I Sm.31.11-13). Saul passou apenas pela
mãos dos filisteus. O pseudo profeta não podia prever esse detalhe.b) Não morreram todos os filhos de Saul ( I Sm.28.19) como insinua a profecia obscura, pois ficaram vivos
pelo menos três deles : Isbosete( II Sm.2.8-10), Armoni e Mefibosete (II Sm.21.8, ) . Apenas três deles
morreram (I Sm.31.6 ;I Cr. 10.6).
c) Saul não morreu no dia seguinte(I S.28.19). Esta profecia é falsa, pois Saul morreu cerca de 18 (dezoito)
dias depois, senão vejamos:
1 - 29.1 - O Capítulo 29 de I Samuel, é a continuação da narrativa do 28.2. De Afeque os filisteus subiram a
Sunem (28.4) em uma jornada de 120 Km, e daí, para o vale de Jezreel. Os Israelitas por sua vez concentraram
em Gilboa(28.4), para descerem ao vale de Jezreel, onde se travaria a luta.
2 - 30.1 - Terceiro dia. Davi gastou na sua volta três dias, em que percorreu 128 Km. Estava fora de Ziclague
já havia uns dez dias. E gastou um dia com os preparativos para nova expedição contra os amalequitas.
3 - 30.10 - Cansados . O segredo das vitórias de Davi estava nas suas ações fulminantes. Os duzentos
homens, entretanto tiveram a sua ocupação - guardar a retaguarda e tomar conta da bagagem para que os
outros pudessem agir desembaraçadamente. Já havia transcorrido três dias.
4- 30.13 -Três dias - Os amalequitas estavam na frente de Davi, ainda por três dias. Gastou cinco dias para
alcança-los.
5 - Feriu-os Davi. O ataque foi inesperado, noturno e terminou rapidamente. Para cuidar dos prisioneiros e
recolher o despojo de guerra levou um dia, até a tarde do dia seguinte. Na sua volta mais uns oito dias.
6 - II Samuel 1.2 - Ao terceiro dia - Davi gastou, desde que deixou Aquis em Afeque (29.11), até agora 21
dias. Descontando-se os três dias que o mensageiro gastara, desde Gilboa ate Ziclague, conclui-se que Saul
morreu, cerca de dezoito dias depois da profecia do pseudo -Samuel ( e não no dia seguinte)
d) Saul não foi para o mesmo lugar de Samuel.( I Sm.28.19) . Interpretar o comigo por simples além, é
tergiversar. Samuel estava no “seio de Abraão”, sentia isso e sabia da diferença que existia entre um salvo e
um perdido. Jesus também sabia e não disse ao ladrão na cruz : “Hoje estarás comigo no além (Sheol), mas
sim no Paraíso. Logo Samuel não poderia ter dito a Saul que estaria no mesmo lugar que ele: no seio de
Abraão. Samuel poderia passar para o inferno para estar com Saul ? Ou Saul, transgredindo a Palavra do
Senhor e consultando a necromante ( I Cr.10.13) passaria para o Paraíso, para estar com Samuel ? Isto é um
tremendo absurdo.
Conclusão: Esta é a explicação da Palavra de Deus para o pecado de Saul (I Cr.10.13).
Observe-se a expressão: “Deus o matou”. Observe também a causa pela qual Deus o matou: Porque
consultou uma adivinhadora.
Observe-se finalmente, que não se diz haver sido Saul consultado Samuel, o que teria de se afirmar,
se realmente, tivesse sido Samuel o personagem que apareceu a Saul.
Não se pode crer que Deus tivesse permitido que o desejo de Saul de consultar Samuel fosse satisfeito( Saul
queria realmente consultar a Samuel, pois disse a pitonisa: “ Faz-me subir a Samuel”) , para depois afirmar na
sua Palavra que matou Saul por ter consultado a uma adivinhadora.
e) Em I Sm.28.13, a mulher diz: “Vejo deuses que sobem a terra”. Quem eram ? Só podiam ser deuses do
inferno ( Mc.5.9, Lc.8.30) . O diabo pode transfigurar-se ( II Cor.11.13-14; I Sm.16.23) em anjo de luz.
Algumas informações
O Espiritismo chamado de científico, profissional e ortodoxo, tem doutrina uniforme, sistematizada por
Kardec, recebida segundo ele, por revelação dos espíritos, porém tem sua prática muito diversificada.
Além das “sessões” rotineiras, onde tudo gira em torno da evocação de “espíritos”, lidam também com
astrologia, hipnotismo terapêutico ou mesmerismo, magnetismo “animal”, telepatia, clarividência, consultas e
receitas, levitação, telicinética, sugestionismos, materializações, etc. Tem havido “profetas” famosos como
Nostradamus (1503-1566) que ao eleger-se profeta, tornou-se também charlatão, com apoio de muitos
fanáticos admiradores; Modernamente, inclusive no Brasil, tem surgido muitos tais profetas, astrólogos,
videntes, etc. ( Omar Cardoso, Zora Ionara, etc.).
Quanto á chamada “medicina espírita”, através dos médiuns há muita falcatruas e esperteza por parte
deles. As receitas aviadas por médiuns, revelam sua origem demoníaca.
Ás vezes há cura de fato, porque interessa ao diabo o qual cobra juros elevados por isso. Inúmeros
adoecem, enloquecem, cometem crimes, etc. É como o caso de tirar os chamados “encostos”; o que acontece
ali é um acordo entre demônios, para enganar os incautos. Os elementos possessos ou oprimidos
aparentemente ficam livres, dando lugar a outros demônios.
As “sessões” sempre acontecem tarde da noite, as portas cerradas, luzes amortecidas (penumbra), e,
havendo pessoas estranhas, a reunião pode ser um fracasso. Aí vem uma pergunta simples : Porque não fazem“sessões” cedo, de portas abertas, luzes acesas, na presença de todos ? É sem dúvida influência do Príncipe
das Trevas. Principalmente para causar o medo e facilitar a fraude. As sessões começam com cânticos
sombrios e aterradores, produzindo um ambiente apreensivo. O “espírito”(demônio) age no médium de
maneira variada, ora respondendo perguntas, ora ditando artigos, ensinos e livros; ás vezes , a presença dos
demônios é tão real que objetos flutuam no espaço.
No Brasil a primeira sessão de Espiritismo Kardecista deu-se em Salvador-Bahia, em 17 de agosto de 1865,
dirigida por Luiz Teles de Menezes. Quanto ao espiritismo de Umbanda, também começou a ser praticado na
Bahia, porém há mais de 400 anos, através dos escravos (1531). É pois oriundo da África. A origem dos cultos
afro-brasileiros está associada a chegada dos escravos no Brasil e a mescla religiosa que achou aqui
condições propícias. O crescimento foi tal que hoje se calcula existir 70 milhões de pessoas envolvidas
nalguma forma de espiritismo. Quem ainda não ouviu expressões como “macumba”, “axé”, “o meu santo é
forte” ? O Brasil é um país obcecado com o sobrenatural e místico. O sincretismo religioso é altamente
significativo nos cultos afros. Sincrentismo é a união dos opostos, um tipo de mistura de crenças e idéias
divergentes. Muitos chamados “orixás” dos cultos afros tem no catolicismo um santo correspondente.
Iemanjá - Nossa Senhora ; Iansã - Santa Bárbara; Oxalá-Jesus Cristo, Ogum - S.Jorge, Oxóssi - S.Sebastião,
Omulu - S.Lázaro, etc.; também nos cultos afro estão espíritos que representam diversos tipos humanos, tais
como caboclos (índios) pretos-velhos(escravos) crianças, marinheiros, boiadeiros, ciganos , etc.
Em Salvador foi também fundado o primeiro jornal espírita brasileiro, em 1873. O Eco de Além Túmulo.
No Rio de Janeiro, Augusto Elias da Silva, organizou a Federação Espírita Brasileira (FEB) em 1884, tendo
no ano anterior, fundado o jornal O Reformador, órgão oficial da FEB até hoje. Atualmente , o Brasil tem
quase 200 jornais espíritas. Tem editoras e fazem cerrada propaganda pelo rádio. Neste últimos dias o diabo
sabe que tem pouco tempo para agir ( Ap.12.12), e desenvolve atividade febril, multiplicando a ação do
espiritismo por toda a parte. Se no tempo de Jó, no despontar da história ele era tão ativo(Jó 1.7), que se dirá
hoje - últimos dias ?
Palavras de Engano do Espiritismo
Médium- Pessoa a quem atribui o poder de se comunicar com espíritos de pessoas mortas
Mediunidade - É o fenômeno em que uma pessoa recebe um outro espírito, supostamente de uma pessoa
falecida, sendo que este espírito recebido passa a dominar a mente do médium que perde o controle e o
domínio do seu próprio corpo.
Clarividência e Clariaudiencia - Fenômenos segundo os quais uma pessoa pode sentir, observar e ver os
espíritos que a rodeiam ( imitação imperfeita do Dom de Visão e Discernimento), servindo de elo de ligação
entre o mundo visível e o invisível.
Levitação - Força psíquica gerada por uma ou mais mentes na imposição de mãos, onde um objeto ou uma
pessoa pode se elevar do solo. É muito praticada na parapsicologia, que é uma falsa ciência.
Telepatia - Comunicação por via sensorial entre duas mentes à distancia; transmissão de pensamentos.
Criptestesia - É o fenômeno da sensação do oculto, ou seja, o conhecimento dum fato transmitido por um
morto, sem conhecimento de nenhum vivo.
Premonição - Sensação, pressentimento do que vai acontecer.
Metagnomia - É a resolução de problemas matemáticos, obra artísticas que produzem e línguas
desconhecidas que se decifram. (Imitação imperfeita de Dons Espirituais)
Telecinesia - Movimentos de objetos, toque de instrumentos musicais, alterações de balanços sem o toque das
mãos.
Idoplastia - É a alteração do corpo físico em virtude do pensamento.
O grande segredo do espiritismo
O grande segredo do espiritismo, nas suas diversas formas, é dar vida às forças do inferno e fazer
ficar escravo dos espíritos ( demônios) , pagando um preço incrivel pelos favores que o diabo presta.
É necessário que o Cristão esteja vigilante, para não ser enganado por doutrinas heréticas. Ao
deparar-mos com doutrinas de falsas seitas, como o espiritismo, temos, ainda bem, o Espírito Santo, que nos
ajudará a ter o conhecimento necessário para combate-las.
Jo 14.26; 16.13 ; 8.32, 36; Ef.4.14; I Tm.4.1
Com firme convicção podemos afirmar : “ os mortos não se comunicam com os vivos”
Lc.16.19-31 ; Ec.9.5,9; Hb.9.27
CONCLUSÕES FINAISAdvertências Bíblicas :
1 - Não cultuar, nem consultar aos astros, nem forças celestes.
Dt.4.19; 17.1-5; Is.47.13
2 - Não conservar material dessas religiões falsas:
Dt.13.17 ; 7.26
3 - Não mutilar o corpo:
Lv.19.28; 21.5; Dt.14.1
4 - Não praticar a feitiçaria:
Ex.22.18 ; Dt.18.10; Ap.21.8; 22.15
5 - Não praticar o espiritismo sob qualquer de suas formas:
Dt.18.9-12, 32.17; Lv.17.7; II Cr.33.6; Sl.106.36,37
6 - Não servir a mais ninguém, além de Deus:
Mt.4.10; Js.24.15; I Rs.18.22; Ez.20.19
7 - Não entrarão no céu os feiticeiros e idólatras:
Ap.21.8, 22.15

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