sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

E.B.I.

IMPLANTANDO UMA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

Para o sucesso na implantação da EBD é necessário, acima de tudo, o apoio incondicional da liderança da Igreja local e das famílias representadas pelos membros.

A Escola Bíblica Dominical deve ser vista como parte integrante da Igreja e alicerce para o crescimento sustentado da Igreja, em todos os seus aspectos, e não como uma organização independente e, muito menos, concorrente.

É importante lembrar, que a reunião da EBD não é igual a um culto. Nela buscamos o aperfeiçoamento no estudo da Palavra de Deus através de um estudo sistemático, metódico e pedagógico sem deixar de ser, entretanto, espiritual.

Objetivos da EBD

1º - Salvação Sl. 51:3
2º - Conhecimento bíblico Os. 6:3
3º - Crescimento cristão 1 Co 13:11, Ef. 4:14
4º - Preparar o aluno para o trabalho e propagação do reino de Deus 2 Tm. 2:15

A organização da EBD

Ao implantar uma EBD é necessário:

1º elaborar um organograma funcional (organização pessoal)
2º elaborar a proposta curricular e avaliação periódica (organização pedagógica)
3º estabelecer o local físico, o mobiliário e o material didático a ser utilizado (organização material).

1º Organização pessoal

Para elaborar o organograma da EBD é necessário ser criterioso na composição desta estrutura. Os integrantes devem ser bem escolhidos e preparados, fiéis, assíduos e pontuais, devem ter dedicação ao ensino, ser constantes.

Definiremos uma estrutura que consideramos a ideal e que deverá, no entanto, ser adaptada à realidade da igreja local.

Descreveremos as principais responsabilidades de cada função e os requisitos mínimos que devem ser observados aos postulantes a cada um dos órgãos que comporão a estrutura da EBD:

Pastor: é o responsável e o real dirigente.

Funções:
1º escolher ou indicar pessoas para os vários cargos de acordo com a direção de Deus e os requisitos mínimos exigidos para o bom desempenho;
2º preparar professores e oficiais para o ensino bíblico;
3º seu ministério de ensino é obrigatório e não optativo;
4º se possível, ensinar a classe dos ministros (pastores auxiliares, evangelistas, presbíteros, diáconos e cooperadores);
5º investir e destinar recursos financeiros para o desenvolvimento da EBD;
6º ser assíduo e pontual.

Superintendente: é aquele que coordena, orienta e zela pela doutrina e pela organização da EBD, exercendo de modo eficaz a liderança que lhe foi outorgada pelo Pastor.

Funções:
1º estabelecer objetivos: dizer aos seus liderados onde se quer chegar, como e quais os meios que serão utilizados;
2º motivar: estimular e incentivar os liderados na consecução dos objetivos;
3º administrar: é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos, sejam humanos, materiais ou financeiros, a fim de atingir os objetivos estabelecidos;
4º orientar e coordenar as atividades do departamento da Escola Dominical;
5º orientar, acompanhar, assessorar a diretoria pedagógica na elaboração do conteúdo programático, proporcionar treinamento em instituições de ensino secular ou teológico;
6º estar permanentemente alerta cuidando para que as doutrinas e os princípios bíblicos sejam preservados de acordo com o credo da Igreja;
7º incentivar, entusiasmar e proporcionar o crescimento na fé;
8º coordenar e reunir regularmente o corpo docente e os administrativos da escola dominical para avaliar, receber sugestões e implementar ações que dêem mais qualidade à EBD;
9º prover recursos materiais e técnicos para o bom desempenho da escola dominical;
10º estar atento para prover substituições para as ausências de professores;
11º zelar pelo bom funcionamento da escola dominical privilegiando o tempo de estudo em classe;
12º supervisionar o funcionamento da escola dominical dentro de suas atribuições administrativas e espirituais;
13º manter a disciplina;
14º proporcionar um clima de fraternidade cristã;
15º promover a escola dominical;
16º conhecer e aplicar o sistema de avaliação do corpo docente, discente e da organização administrativa.

Requisitos:
1º Ser um estudioso da Palavra de Deus;
2º Ter amor ao genuíno ensino da Palavra de Deus;
3º Ser servo;
4º Ser conciliador: ter a capacidade de transformar conflitos em oportunidades;
5º Ter bom testemunho: viver o que prega;
6º Ter preparo teológico, didático e de relações humanas;
7º Ser criativo, entusiasmado, sincero, humano, otimista, pontual (deve ser o 1º a chegar e o último a sair) e assíduo.

Diretoria Administrativa: é a responsável pela organização e bom andamento da EBD.

Secretário:

Funções:
1º manter os registros de matrículas em ordem;
2º manter os diários de classe atualizados com novas matrículas, desistências ou transferência de classe;
3º enviar correspondência de incentivo e estímulo aos alunos faltantes;
4º orientar os secretários das classes no preenchimento do diário de classe;
5º distribuir os diários de classe aos secretários de classe;
6º preparar o relatório geral com o desempenho da EBD;
7º encaminhar à Biblioteca os relatórios do ano em curso para futuras pesquisas.

Requisitos:
1º Ter habilidade de datilografia e computação;
2º Ter facilidade de falar em público e boa dicção;
3º Ter noções de administração;
4º Ter noções de cálculo para apresentar estatísticas do desempenho da EBD quanto aos objetivos estabelecidos;
5º Ter bom relacionamento interpessoal (fácil de se lidar);
6º Ser bem humorado, organizado, criativo, entusiasmado, sincero, otimista, pontual e assíduo.

Recepção (introdutores ou “porteiros”):

Funções:
1º conhecer a divisão de classe da EBD;
2º encaminhar os visitantes para a classe em que deve assistir a ministração do ensino;
3º orientar os novos alunos quanto à disposição física das classes.

Requisitos:
1º Ter facilidade de comunicação e de se relacionar com as pessoas;
2º Ser bem humorado, gentil, prestativo, humano, pontual e assíduo.

Biblioteca

Funções:
1º manter os livros em boa conservação;
2º organizar os livros por assunto (teológicos, seculares, dicionários, atlas, educação cristã, biografias, etc);
3º controlar os empréstimos e as devoluções de livros;
4º acompanhar novos lançamentos para aquisição;
5º incentivar doações;
6º incentivar a leitura dos livros disponíveis por parte, principalmente, do corpo docente da EBD;
7º divulgar o acervo da biblioteca para toda a Igreja.

Requisitos:
1º Ter noções de organização bibliotecária;
2º Conhecimento de informática para controle dos livros (entradas, retiradas, devoluções)
3º Ter facilidade de comunicação e bom relacionamento interpessoal;
4º Ser bem humorado, gentil, prestativo, organizado, pontual e assíduo.


Diretoria Financeira: é a responsável pelos recursos financeiros da EBD. Entendemos que os recursos (as ofertas, doações) que são fruto da EBD deveriam ser aplicados no desenvolvimento e crescimento da EBD com aquisição de livros didáticos e teológicos, materiais pedagógicos e no aperfeiçoamento dos professores e demais integrantes para que possam ser devidamente “preparados para toda boa obra”.

Funções:
1º Registrar as entradas e saídas de dinheiro;
2º Prestar contas elaborando relatórios das entradas, saídas e do saldo em caixa;
3º Incentivar a formação de poupança da EBD através de trabalhos voluntários, doações;

Requisitos:
1º Ter conhecimento na elaboração de orçamento;
2º Conhecer fluxo de caixa;
3º Ter noções de contabilidade;
4º Ter facilidades para cálculos (soma, adição, multiplicação, divisão, percentagem, etc);
5º Ser íntegro moral e espiritualmente, pontual e assíduo.

Diretoria Pedagógica: responsável pela elaboração/aplicação do currículo de acordo com o definido, pelo treinamento aos professores das matérias a serem abordadas, pela aquisição de materiais didáticos apropriados para classe de alunos para atingir os objetivos estabelecidos pela superintendência no mês/trimestre/semestre ou ano.

Coordenador Pedagógico:

Funções:
1º atentar para o uso da literatura produzida e/ou recomendada pela igreja através do superintendente;
2º coordenar, orientar e assessorar os professores em sua tarefa docente (planejamento das aulas, utilização de recursos didáticos mais adequados, etc);
3º estar permanentemente alerta, cuidando para que as doutrinas, princípios, história e tradições da igreja sejam preservados;
4º treinar os professores no uso da didática e pedagogia a fim de obter a excelência no ensino;
5º zelar pelo material didático disponível;
6º incentivar os professores e demais participantes da EBD (principalmente os alunos) a produzirem material didático, inclusive com materiais recicláveis;
7º promover, pelo menos uma vez por ano, o “dia da restauração”. Neste dia, todos são convidados a consertar/ restaurar: as dependências da Igreja (reboco, pintura, troca de piso, conservação de janelas), os materiais didáticos, os mobiliários (consertar bancos, carteiras, mesas, etc);
8º colaborar com a diretoria de marketing nos eventos cujo cunho seja pedagógico ou cultural;
9º promover cursos e palestras voltadas às técnicas de ensino e aprendizagem para o aperfeiçoamento daqueles que se dispuseram a ensinar a Palavra;
10º Conhecer os sistemas de avaliação (qualidade e quantidade)

Avaliação do corpo discente;
Avaliação do corpo docente;
Avaliação da organização administrativa e pedagógica.

Requisitos:
1º Ter conhecimento da pedagogia e da didática, seja por formação secular, seja pelo conhecimento auto-didático;
2º Ter conhecimento da Palavra de Deus (“maneja bem a Palavra da Verdade”) e a unção do Espírito Santo;
3º Ser dedicado ao ensino e gostar de leitura seja de livros de estudos bíblicos seja seculares, jornais, revistas (estar sempre atualizado);

Professor

Requisitos fundamentais do professor da escola dominical

I – Aptidões (atributos ou qualidades) naturais

1) saúde e equilíbrio emocional
2) boa apresentação
3) órgãos de fonação, visão e audição em boas condições
4) voz firme, agradável, convincente
5) linguagem fluente, clara e simples o tom de voz deve ser igual ao de uma conversa, diálogo não gritar linguagem deve ser simples e gramaticalmente correta evitar o uso de gírias e expressões ou palavras vulgares
6) confiança em si mesmo, com perfeito controle emocional
7) naturalidade e desembaraço
8) firmeza e perseverança
9) imaginação, iniciativa e liderança
10) habilidade de criar e manter boas relações humanas com seus alunos (sociabilidade)
11) vocação para o magistério
12) exemplaridade moral.

II – Preparo pedagógico

1) entender o processo de ensino-aprendizagem
2) saber planejar bem suas aulas

2.1) Ao planejar, devemos responder às seguintes perguntas:

O que pretendemos alcançar?
Como alcançar?
Em quanto tempo?
Como avaliar o que foi alcançado?

2.2) porque planejar para evitar a rotina e a improvisação para contribuir para a realização dos objetivos visados promover a eficiência do ensino garantir a economia de tempo e energia

3) ter conhecimento de psicologia educacional entender que os alunos são diferentes dependendo do grupo de idade e também do próprio grupo de idade entender que os alunos variam conforme seu desenvolvimento físico, mental, social e espiritual

4) valorizar o processo de comunicação humana não se limitar a transmitir a mensagem apenas intelectualmente, mas valorizar os aspectos emocional e volitivo da comunicação as seguintes perguntas devem ser respondidas:

O que sei que desejo que esses alunos saibam também?
O que sinto e desejo que eles sintam também?
O que faço e quero que eles façam?

5) Preparo didático (consiste na técnica de dirigir e orientar a aprendizagem, técnica de ensino)

ü  Definir objetivos
ü  Domínio dos métodos de ensino
ü  Preleção
ü  Perguntas e respostas
ü  De discussão
ü  Da narração
ü  Leitura
ü  Dinâmica de grupo
ü  Domínio dos meios auxiliares de ensino
ü  Multimídia
ü  Quadro de giz
ü  Flanelógrafo
ü  Flip-chart

Conhecer os sistemas de avaliação (qualidade e quantidade)

Avaliação do corpo discente
Avaliação do corpo docente
Avaliação da organização administrativa e pedagógica

6) precisa estar motivado (saber e dominar o que vai ensinar)

III – Qualificação espiritual
1) Ser chamado por Deus para o ministério do ensino
2) Ter um relacionamento vital e real com Jesus Cristo
3) Ser aprovado

No testemunho pessoal (1 Tm 4:16, 2 Tm 4:5)
Na vida familiar (Sl 128:1)
Na vida social (Mt. 5:16)
Na igreja (Ec 5:1-2)

4) Esforçar-se em seguir o exemplo de Jesus (o Mestre por excelência) na utilização dos métodos de ensino público alvo eficácia no ensino

5) Disposição de aprender (humildade)

6) Liderança positiva

Lealdade à igreja e ao pastor
Ser eticamente correto
Ser crente integrado à sua igreja
Viver o que ensina
Ter um lar cristão modelar
Apoiar a missão e a visão da igreja local
Ter como alvo a salvação dos alunos
Ser pontual e assíduo

7) possuir conhecimentos bíblicos

Ø  Ser um leitor persistente e estudioso da Bíblia 1 Tm 4:13
Ø  Ser dedicado ao ensino Rm 12:7b
Ø  Ser um leitor de bons livros de estudo bíblico 2 Tm 4:13
Ø  Conhecer várias versões da Bíblia
Ø  Utilizar dicionários, concordâncias e enciclopédias bíblicas
Ø  Ser um leitor de revistas, jornais e periódicos (evangélicos e seculares)
Ø  Deve conhecer a história e a estrutura da Bíblia
Ø  A formação do cânon sagrado (como a Bíblia chegou até nós)
Ø  Manuscritos, traduções, versões e revisões
Ø  Unidade física – estrutura e classificação dos livros
Ø  Deve conhecer as doutrinas fundamentais da Bíblia (Deus, Jesus Cristo, Espírito Santo, a Trindade, Homem, Pecado, Salvação, Justificação, Regeneração, Igreja, as Últimas Coisas, etc)


Deve conhecer as principais regras de interpretação da Bíblia, destacando:

A Bíblia interpreta-se a si mesma:

Mediante a lei do contexto (o que vem antes e depois do texto);
Mediante os textos paralelos;
Mediante o ensino geral do livro e de seu autor;
Mediante o ensino geral da própria Bíblia;
Deve conhecer antiguidades bíblicas, isto é, a vida, os costumes, as leis e as terras dos povos bíblicos;
Precisa conhecer o Plano Global de Deus exposto nas Escrituras (dispensações e alianças);
Precisa conhecer a linguagem figurada da Bíblia (tipos, símbolos, metáforas, palavras, etc);
Precisa conhecer a história dos povos antigos mencionados na Bíblia (egípcios, babilônicos, gregos, romanos, cananeus, assírios, etc);
Precisa conhecer a história da igreja;
Precisa conhecer geografia bíblica;

(Textos extraídos dos artigos publicados na revista Ensinador Cristão: Formação integral do Professor, Elinaldo Renovato, revista nº 6 de abr/jun 2001, págs. 33 a 36;
Idoneidade, fidelidade e graça, Marcos Tuler, revista nº 8 de out/dez 2001, págs. 55 a 58
Compromisso nas escolhas, Jorge Augusto Martins, revista nº 17 de jan/mar 2004, págs. 27 a 28)


Diretoria de Música: responsável pela seleção dos hinos congregacionais e corais de acordo com o assunto da lição a ser estudada.

Funções:
1º selecionar os hinos adequados ao estudo da lição;
2º zelar pelo genuíno louvor e adoração na Igreja;
3º incentivar a participação dos músicos da Igreja na EBD;
4º incentivar o surgimento de novos talentos;
5º zelar pelos instrumentos da igreja;
6º incentivar o louvor do hinário adotado pela Igreja;
7º coordenar a aquisição de materiais, partituras, instrumentos e uniformes;
8º assessorar os coros , conjuntos, solistas e instrumentistas no desempenho de suas funções;
9º colaborar com a diretoria de marketing em eventos ligados à música para crescimento e expansão da EBD.

Requisitos:
1º conhecer teoria musical e dominar um instrumento musical;
2º ser conhecedor da Palavra de Deus;
3º ser preocupado com o conteúdo teológico das letras (quer queiram ou não o compositor também é um professor, sua mensagem será repetida dezenas/milhares de vezes)
4º ser servo, criativo, moderado, bem humorado, pontual e assíduo.

Diretoria de Marketing: é a responsável pelos eventos realizados na Igreja (datas comemorativas, passeios, retiros, entre outros) e pela definição de estratégias para expansão e crescimento da EBD.

Funções:
1º Divulgar os trabalhos da EBD junto à Igreja, à comunidade local através dos meios de comunicação;
2º estabelecer estratégias para expansão e crescimento da EBD;
3º promover ações sociais e espirituais para fixar o aluno na EBD e na igreja;
4º promover a comunhão e integração dos alunos e professores com a Igreja e a Comunidade;
5º envolver e motivar os integrantes da EBD em todas as atividades festivas (dia dos pais, das mães, das missões, da Bíblia, semana da escola dominical, escola bíblica de férias, etc);
6º instituir premiações e competições (na classe e inter classes) visando uma maior participação dos alunos e o crescimento espiritual;

Requisitos:
1º Ter conhecimento das técnicas de propaganda e marketing;
2º Ser criativo, bem humorado, moderado, organizado, assíduo, pontual.
3º Ser conhecedor da Palavra de Deus.

Os requisitos acima elencados são desejáveis, mas não impeditivos, para aqueles que desejam trabalhar com o ensino, pois não esqueçamos que o “Senhor capacita os chamados” (o Senhor utilizará cada vaso, conforme sua capacidade). O importante é que a obra do Senhor seja feita! Entretanto, para que a EBD seja eficiente e eficaz todos esses requisitos, mais a unção do Espírito Santo, contribuem para o crescimento e expansão do sadio ensino das escrituras.


2º Organização material

Instalações físicas e mobiliário

A maioria das igrejas não possui salas adequadas ao ensino. Entretanto, principalmente, para o ensino das classes das crianças, deve ser utilizado um espaço que tenha condições de ser adaptado para instalação do mobiliário, do ambiente, dos recursos didáticos, boa iluminação e ventilação. Para divisão das demais classes observar o espaço para que não haja interferência e dispersão da atenção dos alunos.

Na ausência de condições de adaptação dos espaços, sugerimos que a liderança da EBD (Superintendente, Diretoria Pedagógica e Diretoria de Marketing), com a anuência do Pastor, procure instalações adequadas para este intento, como por exemplo a cessão de salas de aulas das escolas públicas ou escolas particulares.

Material e recursos didáticos

É importante, mas não indispensável, a EBD contar com os seguintes recursos:
1º quadros de giz ou flip chart;
2º flanelógrafos;
3º fantoches e outros recursos para contar histórias;
4º televisão, vídeo, DVD;
5º computador com acesso à Internet.
3º Organização pedagógica

Currículo

Consiste na definição da grade curricular a ser estudada. Existem várias editoras que possuem lições para o estudo sistemático das escrituras (Central Gospel, Editora Betel, entre outras), porém, recomendamos, para quem está iniciando, a utilização do currículo definido pela Casa Publicadora das Assembléias de Deus – CPAD, pois entendemos mais abrangente no público a ser atingido, que contém as seguintes revistas:
Voltada para a criança de 2 e 3 anos, a revista Maternal a cada trimestre, por meio de belas ilustrações para pintar,permite que a criança se familiarize com as figuras que compõe o universo da Bíblia Sagrada.
Voltada para a criança de 4 a 5 anos, a revista Jardim da Infância a cada trimestre, por meio de belas ilustrações para pintar, cortar e colar, permite que a criança se familiarize com as figuras que compõe o universo da Bíblia Sagrada.
Voltada para crianças de 6 a 8 anos, possui várias ilustrações e exercícios que aliam o conhecimento bíblico à alfabetização.
Voltada para crianças de 9 a 11 anos, possui ilustrações e vários exercícios que buscam alicerçar o conhecimento e a aplicação da Palavra de Deus na vida do aluno.
Voltada para o adolescente de12 a 14 anos, a revista Adolescentes, a cada trimestre, dá novos conhecimentos a respeito da Palavra de Deus.
Preparada para revelar verdades espirituais e práticas ao adolescente de 15 a 17 anos, a revista Juvenis, a cada trimestre, se mostra uma útil ferramenta para que eles possam conhecer mais a Palavra de Deus e a si próprios.
Ensina os primeiros passos para o novo convertido, apresenta as doutrinas relacionadas a salvação e os ensinamentos básicos da Bíblia como Oração, Fé, Dons do Espírito Santo e muito mais.
A cada trimestre, um reforço espiritual para aqueles que desejam edificar suas vidas na Palavra de Deus.

Definição de local e horário
Devem ser definidos os locais onde cada classe terá sua ministração do ensino, o dia da semana e os horários (manhã, tarde ou noite).

É ideal um mínimo de 60 minutos para a duração da aula.

Sistema de Avaliação

Sistema de avaliação para os alunos consiste em auferir, em condições adequadas, aquilo que o aluno assimilou das aulas ministradas. A critério de cada professor, ou de acordo com a definição da coordenação pedagógica, essa avaliação pode ser feita ao final de cada aula, mensalmente ou no final do trimestre. Pode ser atividade em classe ou extra-classe.

Sistema de avaliação da organização administrativa e dos docentes consiste em avaliar se os serviços de ensino estão sendo satisfatórios e atingindo o objetivo. Tem como objetivo conhecer a expectativa dos envolvidos seja docentes, discentes e administrativos com vistas ao aperfeiçoamento e à correção dos pontos falhos.

BIBLIOGRAFIA:
Gilberto, Antonio – Manual da Escola Dominical, Editora CPAD, págs.119 a 143
Gangel, Kenneth O. & Hendricks, Howard G., Manual de Ensino – para o educador cristão, Editora CPAD, págs.254 a 270Tuler, Marcos – Manual do Professor, Editora CPAD, págs. 57 a 68 Andrade, Claudionor –Manual do Superintendente, Editora CPAD, Edição 2000 Formação integral do Professor, Elinaldo Renovato, revista Ensinador Cristão nº 6 de abr/jun 2001, págs. 33 a 36; Idoneidade, fidelidade e graça, Marcos Tuler, revista Ensinador Cristão nº 8 de out/dez 2001, págs. 55 a 58 Compromisso nas escolhas, Jorge Augusto Martins, revista Ensinador Cristão nº 17 de jan/mar 2004, págs. 27 a 28_Como implantar a Escola Dominical, Jonas Batinga dos Santos Filho, revista Ensinador Cristão nº 3 de jul/set 2000, págs. 33 a 36 Superintendência qualificada, Ciro Sanches Zibordi, revista Ensinador Cristão nº 12 de ou/dez 2002, págs. 6 a 9www.metodista.org.br - Regimento da Escola Dominical da Igreja Metodista, datado de 23/02/2002 e assinados por Joana D’Arc Meirelles (secretária) e Bispo João Alves de Oliveira Filho (Presidente da COGEAM) Artigo sobre o I Congresso Nacional de Escolas Dominicais da Igreja Metodista em maio/2001, Profª Graciela Aço.

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