Sala Adequada

2 sala maternal.jpg
Para se ter um ensino com perfeição e com resultados positivos como maternal deve se ter:
Uma sala adequada 
– Ela deve ser bem arejada e iluminada, de temperatura agradável e como um bom espaço para que as crianças não fiquem amontoadas.

Mobília apropriada 
– tudo deve ser de acordo com o tamanho das crianças, com quadros e outros materiais ilustrativo à altura de seus olhos.

Clima emocional positivo
– visto que nesta idade a criança aprende muito através das emoções, deve-se criar na sala de aula um ambiente de paz, ordem, beleza, sossego e atividades interessantes.

Professores
– a escolha de professores vocacionados para a classe do maternal é de grande importância, a tonalidade de sua voz, seu carinho vivacidade, etc..., contribuirão para a criação do clima emocional positivo.
Sempre o professor deve chegar mais cedo na sala de aula, para receber as crianças.
O professor deve receber e cumprimentar a cada criança, a chamando pelo nome.

Ajudantes
– Os ajudantes também ser escolhidos com cuidado, e devem saber agir em cada situação.
Não deve haver conversa entre adultos durante a aula, isso distrai as crianças.
Somente o professor deve falar, enquanto os ajudantes ficam atentos às necessidades das crianças, supervisionando os trabalhos manuais, etc.

Como ensinar
A classe do maternal é ensinada através dos centros de interesses.
Os “centros de interesses” são técnicas de ensino que criam ambiente à aprendizagem, permitindo a participação direta e espontânea da criança.
O professor deverá dividir o tempo de sua aula em três períodos, conforme as atividades a serem desenvolvidas nos “centros de interesses”.
Abaixo eu coloco um modelo para centros de interesses de uma classe de maternal.
Lembrando que ele poderá ser adaptado segundo as necessidades de sua turma.
O indicado é que em uma classe de maternal devam existir no mínimo dois centros de interesses.
Você professor poderá criar outros centros também.

1º Centro
tapete.jpg espelho.jpg

Logo na entrada de sua sala de aula monte o primeiro centro de interesses com colchonetes ou tapetes, almofadas, bichos de pelúcia antialérgicos.
Neste centro coloque musicas em volume baixo.
Será neste centro que você professor receberá seus alunos.
À medida que eles forem chegando deixe-os sentados um pouco até que se sintam bem, neste centro você poderá ter alguns brinquedos para as crianças que chegarem primeiro possam ir brincando e se habituando à sala.
Coloque neste centro um baú ou caixa bem bonita e enfeitada, escreva por fora “baú do louvor” ou “caixa do louvor”.
Dentro coloque instrumentos musicais e microfones, pois será neste centro que se iniciará sua aula.

Pesquise aqui instrumentos musicais
=> http://www.escoladominical.net/showt...entos+musicais

Pesquise aqui como fazer os microfones
=> http://www.escoladominical.net/showt...ight=microfone

Enquanto você canta com seus alunos os mesmos poderão tocar e cantar com os microfones.

Após cantar com seus alunos, que poderá ser apenas um cântico repetido ele, faça a oração inicial com seus alunos.
Para isso sempre esteja com um visual sobre oração.
Eu uso muito o Juquinha, é um menino feito em papel cartão que abre e fecha os olhos, com ele ensino que devemos ter reverencia na hora da oração sempre fechando nossos olhos.
Veja o Juquinha aqui:
=> http://www.escoladominical.net/showt...0890#post10890

Devem se fazer orações curtas e simples durante toda aula.
Ex.: “obrigado Senhor por esta aula”

Depois conduza as crianças para o próximo centro de interesse.

2° Centro – Centro da Palavra de Deus

Em outro espaço da sala monte o segundo centro que será o “Centro da Palavra de Deus” com mesinhas e cadeirinhas apropriadas para esta faixa etária.
Neste centro que será realizado as demais atividades de sua aula, como chamadinha, marcação do plano de freqüência, cânticos, oração, versículos, história e trabalhinhos, etc..., de acordo com o que o professor planejou.

Lembrando que os cânticos e versículos devem ser visualizados com bastantes figuras e poucas palavras.
As escritas feitas nos cânticos e versículos são somente para o professor o aluno aprenderá pelo repetir e por associar a figura com a palavra.
Tanto os cânticos como os versículos devem ser pequenos e com palavras simples.
Após realizar todas as atividades neste centro, encaminhe as crianças para o próximo centro.
Obs.: Se você professor for realizar algum lanche com as crianças isso poderá ser feito aqui. 


3º Centro – Cantinho da Leitura

3 cantinho leitura.jpg
Este será o ultimo período da sua aula, neste centro devera ter livros adequados para sua idade com bastantes figuras, caixas pedagógicas, blocos pedagógicos, jogos bíblicos, etc...
Pesquise sobre Caixas Pedagógicas na Sala de Trabalhos Manuais.

Aqui neste centro as crianças poderão descansar um pouco, brincar e ao mesmo tempo você poderá criar um método de reforçar o ensino.
Ex.: Se sua aula foi sobre a Arca de Noé, faça um livro de pano com vários casais de bichos, para reforçar este ensino neste centro sente com seus alunos e diga “olha o casal de elefantes que Noé colocou na arca, ele colocou porque ele era muito obediente a Deus. (nome da criança) é obediente a Deus.”

Veja o modelo de um livro de pano
1 livro de pano.jpg

Neste cantinho da leitura faça livros que seus alunos poderão levar para casa, assim seus pais poderam contar historias bíblicas para eles durante a semana, faça dedoches e coloque em uma capa junto com o livro assim as próprias crianças poderão contar a historia, estes livros poderão ser usados neste cantinho como um recurso de reforço de ensino.
Se possível coloque um espelho neste centro todo enfeitado o maternal gosta muito de se ver no espelho. Para enfeitar o espelho use EVA ou faça moldes de flor vazado no contact colorido, no mercado você encontrar uns até decorado.

Quando seus alunos forem sair da sala entregue as lembrancinhas do dia.