sexta-feira, 18 de outubro de 2013

O Coração Humano

CONVERSÃO
“Buscar-me eis e me achareis 
quando me buscares de todo o vosso coração” Jeremias 29.13
-Introdução: Precisamos buscar a Deus com o coração todo, não com parte dele ou com ele dividido entre duas vontades (Tiago 1.8 e 4.8). Sabemos que só Deus vê o nosso coração.
Esta figura de coração com olho, boca, como se fosse uma pessoa, parece ser apenas uma ilustração que atribui ao coração a personalidade da pessoa. Esta é uma ilustração da realidade, pois “o coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate”(Provérbios 15.13). De acordo com o nosso semblante assim está o nosso coração e de acordo com o coração assim está o nosso rosto.
Como está o seu coração?
Veja na Bíblia que o Coração:
1-  CrêRomanos 10.9-10 “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação”
O coração é a sede dos sentimentos, mas também de nossa fé. Acreditar em algo significa que sentimos uma profunda convicção que vem de dentro de nós. A fé no sobrenatural vai muito além das circunstâncias externas. Um coração cheio de fé tem sonhos e esperança e por isso não se abala facilmente.

2-   : Efésios 1.18 “iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos”
Mesmo dentro do peito humano, o coração consegue perceber coisas que os olhos não podem enxergar. Porém quando a pessoa está nas trevas deste mundo, não vê que está se perdendo e ferindo o próprio coração. O discernimento espiritual muitas vezes vem a partir de um sentimento que surge dentro de nós, mesmo que não conseguimos entender bem, mas sabemos que é algo que Deus está mostrando em nosso coração.

3-   Ouve: Salmo 36.1 “Há no coração do ímpio a voz da transgressão; não há temor de Deus diante de seus olhos.”
De dentro do coração vem uma voz interior que fala conosco. Contudo para quem vivem sem Deus, “enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá(Jeremias 17.9). Por isso, quem vive no mundo de pecado, se engana com prazeres e ilusões que pensam vir do seu coração. Somente quando entregamos o coração para Jesus é que passamos a ouvir o Espírito Santo falando dentro do nosso coração.
Deus vê o seu coração!
Na palavra de Deus, observamos quatro coisas importantes a respeito do coração:
tipos de coração,
sentimentos do coração,
 atitudes do nosso coração para com Deus
e o proceder de Deus para com o nosso coração.
Neste quadro vemos um processo de transformação no coração humano:

Tipos de Coração
Sentimento
O que deve fazer
O que Deus faz
Sujo
Mateus 13.15
Segredos
Salmo 44.21
Rasgar
Joel 2.12-13
Penetra
Hebreus 4.12
Mau
Gênesis 6.5
Enganoso
Jeremias 17.9-10
Santificar
1 Pedro 3.15
Aliança
Hebreus 10.16
Quebrantado
Salmo 34.18
Arrependimento
Salmo 51.10-17
Converter
Jeremias 24.7
Habita
Isaias 57.15
Limpo
Mateus 8.5
Sem Acusação
1 João 3.18-21
Limpo
Tiago 4.8
Guarda
Filipenses 4.7
Novo
Ezequiel 36.25,26
Ardente
Lucas 24.32
Entregar
Provérbios 3.26
Renova
Ezequiel 11. 19,20
Sábio
Salmo 90.12
Ânimo
Salmo 16.7
Guardar
Provérbios 4.23
Conhece
Atos 15.8
De acordo com os Sentimentos nós sabemos que tipo de coração é o nosso e sabemos o que devemos nós fazer para Deus e o que Deus faz para nós.

-CONCLUSÃO: I João 3.20,21 “pois, se o nosso coração nos acusar, certamente, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas. Amados, se o coração não nos acusar, temos confiança diante de Deus”
O saber se relaciona com a mente e o sentir, o querer, se relaciona ao coração. Por isso dizemos que sabemos algo de cor. Porém há coisas que estão na nossa mente e não no coração, ou seja; sabemos o que devemos fazer, mas não queremos, ou fazemos algo sabendo que não devemos fazer, mas o queremos no coração e não na mente, ou seja, desejamos algo, mas não sabemos como alcança-lo. A distância entre a mente e o coração é de 45 cm e é preciso haver harmonia entre o querer e o saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário