sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Como estudar a Bíblia?


-Tema: BÍBLIA
Deuteronômio 30.8-14
Introdução: O estudo da Bíblia é muito importante para o cristão porque o capacita para testemunhar o evangelho.
Quanto mais você aprende da bíblia mais você tem condição de entendê-la (Marcos 4.25) e quanto menos conhece, menos entende. Muitas pessoas não lêem a bíblia porque não a entendem. Mas para entendê-la é preciso mais que leitura, estudo, pesquisa e muita dedicação. Porém quem não estuda a bíblia na maioria das vezes não o faz porque não sabe.
Um cristão dedicado  precisa de um método que nos ajude a estudar a bíblia. O método que vamos aprender se chama Lectio divina e apresenta uma Escada de conhecimento.
Histórico: Este estudo foi baseado no livro A leitura orante da bíblia que apresenta este método criado pelo monge Cartuxo Guigo na Europa por volta de 1150. Lectio divina significa leitura divina ou leitura orante da bíblia.
1° passo: João 5.39
LEITURA
 A base para o conhecimento bíblico é a leitura ou muito mais que isso, o estudo e pesquisa sobre o texto bíblico. A leitura deve ser diária e constante. A bíblia pode ser vista de longe e superficialmente ou de perto na busca do conhecimento. A boa leitura passa por 3 níveis.
1° nível: Leitura Literária
Leitura
Literária
Conhecer o texto, o que diz, o significado das palavras e expressões, como se situa dentre do contexto, etc.
2° nível: Leitura Histórica
Leitura
Literária
Histórica
Teológica
Entender o que estava acontecendo, o que provocou o fato, quando e por quem o texto foi escrito, etc.
3° nível: Leitura Teológica
Leitura
Literária
Histórica
Teológica
O que Deus representava na situação. O que Deus queria falar para as pessoas da época e o que Deus pode falar hoje através do mesmo texto.
Quando lemos levamos para o texto nossas realidades e curiosidades, mas é importante procurar ler o texto no mesmo Espírito que foi inspirado.
2° passo: Meditação 1 Timóteo 4. 15 e 16

MEDITAÇÃO
Leitura
Literária
Histórica
Teológica
É vez da interpretação. Primeiro vamos ao texto e depois trazemos o texto até a nossa realidade. Depois ler e entender o texto é preciso fazer uma reflexão sobre o que o texto diz, fazendo um exame pessoal sobre o que o texto significa e o que pede do leitor. Este é um exercício mental (Romanos 12.1 e 2). Meditar é ouvir a voz de Deus através da bíblia.
3° passo: ORAÇÃOFilipenses 4. 6-9


ORAÇÃO

MEDITAÇÃO
LEITURA
Literária
Histórica
Teológica
Depois de ler e entender o texto é hora de orar a Deus sobre o texto. Orar e entregar o fardo. Deus falou através da bíblia e quer uma resposta de nós. A oração é uma resposta a Deus pelo que ouvimos dele. É importante celebrar a palavra orando, cantando, falando e crendo.
4º passoCONTEMPLAÇÃO, Efésios 1. 15-21



CONTEMPLAÇÃO


ORAÇÃO


MEDITAÇÃO

LEITURA
Literária
Histórica
Teológica

A contemplação é um patamar sobre a escada. Quando subimops uma escada e chegamos a um ponto principal ou um patamar, sempre olhamos para ver as coisas do alto. É dái que se pode contemplar a interpretação bíblica.
Quando vamos até a palavra levamos nossas dores, realidades e problemas. Ao ler e meditar somos tratados e lapidados por Deus. Quando oramos entregamos a situação para Deus e agora podemos contemplar (ver) as circunstâncias de outro modo, com os olhos de Deus. “Por que não andarmos por vista, mas por fé” (2 Coríntios 5.7). Contemplar é olhar de cima, do jeito de Deus. A leitura orante da bíblia não encerra aqui, mas é um novo começo.
A coluna: DISCIPLINA: 2 Timóteo 3. 14-17



CONTEMPLAÇÃO


ORAÇÃO
DISCIPLINA

MEDITAÇÃO
LEITURA
 Literária
Histórica
Teológica
A contemplação é um degrau que fica em cima da oração, mas precisa de um equilíbrio para não desmoronar. Isso é possível através da Disciplina.
Para dar firmeza e segurança para esta escada é preciso disciplina. Sem disciplina tudo desmorona. O Salmo 1 diz que “ Bem aventurado o homem ... que tem o seu prazer na lei do senhor e na sua lei medita de dia e de noite... e tudo quanto ele fizer será  bem sucedido” (Salmo 1. 1,2 e 3).
CONCLUSÃO: 2 Timóteo 2. 15
Uma prática estimula e dá base para outra. Nesta escada do conhecimento, um degrau dá base para outro e quem quiser crescer precisa de passo a passo ir caminhando sem desanimar. O conhecimento não vem de uma só vez, mas é um processo contínuo.
Sugiro um exercício de estudo bíblico com 3 minutos para leitura, 3 minutos para meditação e 3 minutos para a oração diariamente. Dentre em pouco, 3 horas será pouco pra você, por causa do prazer que encontrará.
Muitos falam da bíblia, mas poucos deixam a bíblia falar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário