sábado, 23 de março de 2013

O MEU DEUS É MISERICORDIOSO E POR ISSO EU ESTOU AQUI...


O DEUS DE MISERICÓRDIA

Lamentações 3:22-23

"Graças ao grande amor do Senhor é que nós não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. 
Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade."
"Conforme sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos." (I Pe. 1:3). 

Introdução:A palavra usada no hebraico para misericórdia é hesed, que exprime a idéia de dois participantes numa aliança, sendo que o mais forte ajuda o mais fraco, em suas necessidades, a cumprir a parte que lhe cabe. Por isso, a misericórdia divina liga-se aqui à benignidade e à fidelidade de Deus. 
No Novo Testamento, a palavra grega correspondente ao termo hebraico eleos, que aparece nos seguintes textos: Marcos 10.47-48; Lucas 10.36-37; Efésios 2.4-5; Filipenses 2.27; Hebreus 4.16. Em todos esses textos, a palavra significa uma ação compassiva para beneficiar o outro. 

Contexto desta passagem:
O profeta Jeremias lamenta neste livro as conseqüências do pecado do povo de Israel, que se afastara de Deus em busca dos ídolos e agora experimentava uma terrível desolação após a invasão da Babilônia (Lamentações 1.1-3). 
É nesse contexto que, apesar de tudo, Jeremias exalta a 
misericórdia do Senhor em favor dos pecadores, a Sua fidelidade ao pacto e a sua benignidade sem fim. 

O nosso Deus é o O Deus de misericórdia porque...
1. Sua misericórdia não se esgota (v. 22)"jamais acaba...não têm fim" 
Ou seja: Deus está sempre disposto a dar uma nova chance, a começar de novo. Mesmo no caso do povo de Israel foi assim: com a libertação do cativeiro babilônico, a história da nação foi retomada. É o que afirma o profeta nos versos 31-33. 

2. Sua misericórdia sempre se renova (v. 23)"a cada manhã". 
Essa afirmação faz-nos lembrar de outra: "o choro pode durar uma noite, mas a alegria chega de manhã". 
A compaixão divina renova a nossa esperança, o nosso ânimo, a nossa disposição. No dia a dia da vida, carecemos de motivação para que cada manhã seja diferente. Deus ajuda-nos a ter uma nova visão a respeito dEle, da vida e de nós mesmos. 

3. Sua misericórdia manifesta sua grandeza (v. 23)"grande é a tua fidelidade".
Temos um Deus fiel. Suas promessas serão cumpridas. Ele tem um propósito para as nossas vidas e para a Sua igreja. E esse propósito há de ser realizado. 

Para concluir:Convém deixar claro que a misericórdia de Deus pode ser experimentada a partir do momento em que recorremos a Ele em contrição e arrependimento. Não há coração quebrantado que não obtenha, pela misericórdia de Deus, o perdão, a salvação e a graça. 
Logo descobrimos que, conforme uma outra versão do mesmo texto de Lamentações, "as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos". 
Abra o seu coração ao Deus da misericórdia, hoje Ele deseja transformar sua vida...
Sua misericórdia não se esgotou para com você,
Sua misericórdia se renova sobre você a cada dia,
Sua misericórdia te revela o quanto Ele é grande!

Pr Carlito Paes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário