sábado, 30 de março de 2013

BULLYING


BULLYING

          
            Detesto atos de injustiça, e isso é o que mais vemos nestes dias; principalmente quando se é para tirar a moral e dignidade das pessoas. E neste texto abaixo levo ao conhecimento dos leitores algo que muito tem acontecido em escolas e em convívios sociais. Você sabe o que significa bullying??? 
Leia conosco: 
Depois de muitas consultas e pesquisas fizemos um resumo daquilo que muitos ainda pensam errado; ou não tem conhecimento.

Muitos são vítimas de assédio escolar pela turma ou por parte de alguns colegas de sala de aula. Nas escolas, a maioria dos atos de bullying ocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas não reagem ou falam sobre a agressão sofrida. A palavra bulir como equivalente a mexer com, tocar, causar incômodo ou apoquentar, produzir apreensão em, fazer caçoada, zombar e falar sobre, entre outros.

O cientista sueco - que trabalhou por muito tempo em Bergen (Noruega) - Dan Olweus define assédio escolar em três termos essenciais:

O comportamento é agressivo e negativo;
O comportamento é executado repetidamente;
O comportamento ocorre num relacionamento onde há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.

O assédio escolar divide-se em duas categorias:
assédio escolar direto;
assédio escolar indireto, também conhecido como agressão social.


Ações constantes na realização do bullying incluem:
  • espalhar comentários;
  • recusa em se socializar com a vítima;
  • intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima;
  • ridicularizar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (incluindo a etnia da vítima, religião, incapacidades etc).

        Adolescentes agressores têm personalidades autoritárias, combinadas com uma forte necessidade de controlar ou dominar. Esses são os tipos mais comuns a provocar o bullying.
Os valentões costumam ser hostis, intolerantes e usar a força para resolver seus problemas. Porém, eles também frequentemente foram vítimas de violência, maus-tratos, vulnerabilidade genética, falência escolar e experiências traumáticas. Comportamentos autodestrutivos como consumo de álcool e drogas e correr riscos desnecessários são vistos com mais frequência entre os autores de bullying.

MEDIDA PARA OS INFRATORES:
No Brasil, a gravidade do ato pode levar os jovens infratores à aplicação de medidas sócio-educativas. De acordo com o código penal brasileiro, a negligência com um crime pode ser tida como uma coautoria. Na área cível, e os pais dos bullies podem, pois, ser obrigados a pagar indenizações e podem haver processos por danos morais. No estado brasileiro do Rio de Janeiro, uma lei estadual sancionada em 23 de setembro de 2010 institui a obrigatoriedade de escolas públicas e particulares notificarem casos de bullying à polícia. Em caso de descumprimento, a multa pode ser de três a 20 salários mínimos (até R$ 10.200) para as instituições de ensino.

Então gente você vai contribuir para o bullying?? Denuncie!
As pessoas, sejam adolescentes ou não; precisam aprender a respeitar o próximo e saber que existe lei; Ninguém está disposto a pagar com zombarias e maltrato. Para satisfazer a alegria de pessoas que são desequilibradas. 

NÃO ACEITE O BULLYING, SEJA NAS ESCOLAS OU NÃO! FIM A ISTO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário