sábado, 23 de março de 2013

CORAÇÃO EM OBRAS...DEUS ESTA CONSTRUINDO


Cuidado com o seu coração



do homem são as preparações do coração, mas do senhor a resposta da língua (pr. 16.1)

Deus nos dá a capacidade de sonhar, de fazer planos. projetos nobres são uma característica de quem traz em si a nobreza do senhor (mas o liberal projeta coisas liberais, e pela liberalidade está em pé. is 32.8).
entretanto a bíblia nos ensina que nossos sonhos e projetos precisam estar sujeitos ao senhor como condição de sermos bem-sucedidos.
confiar plenamente nas intuições do coração sem discernirsuas intenções de acordo com os parâmetros da palavra de deus pode ser algo desastroso. veja algumas coisas que a bíblia diz sobre o coração:

enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? (jeremias 17.9)

há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte. (provérbios 16.25)

o que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria, será salvo.(provérbios 28.26)

vamos a observar princípios para que os sonhos e projetos do seu coração sejam bem-sucedidos:

1. reconheça o seu coração como fonte duvidosa.
nem tudo o que se "sente" no coração é a vontade do senhor. procure discernir quais propósitos estão alinhados com os planos dele (muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do senhor permanecerá. provérbios 19.21).

2. não despreze o conhecimento. não decida apenas por intuiçãoprocure conhecer o assunto sobre o qual tem que decidir (o coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria.provérbios 18.15)

3. não confunda ousadia com imprudência. não assuma "loucuras" em nome do coração. faça sempre as contas de suas decisões. deus nem sempre age contra as leis naturais (isso é a exceção). planeje com critérios seu caminho (o sábio de coração será chamado prudente, e a doçura dos lábios aumentará o ensino. provérbios 16.21).

4. passe as suas decisões pelo filtro da sua cobertura. busque conselho de seus líderes antes de decidir qualquer coisa importante. não siga os conselhos de quem não teme ao senhor (quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam provérbios 15.22; os pensamentos dos justos são retos, mas os conselhos dos ímpios, engano, provérbios 12.5).

5. priorize seu relacionamento com deus e não as oportunidades. coloque o prazer do seu coração no seu relacionamento com deus e não na concretização dos seus próprios sonhos (com a minha voz clamei ao senhor, e ouviu-me desde o seu santo monte.eu me deitei e dormi; acordei, porque o senhor me sustentou (salmos 3.4-5).

conclusão: que tal ter deus como seu "consultor" (personal coaching)? aquele que lhe orienta em todas suas decisões? para isto, você precisa fazer uma aliança com ele através de jesus. reconheça-o agora como seu senhor e salvador.

autor. pr. wilson noro, boletim pib-maringá, 14 de dezembro de 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário