terça-feira, 10 de julho de 2012

NÃO ACEITE A DESTRUIÇÃO DA SUA FAMÍLIA BUSQUE O SOCORRO EM DEUS COMO FEZ ESSA MULHER


O que você tem em casa?

    Certo dia, a mulher de um dos discípulos dos profetas foi falar a Eliseu: "Teu servo, meu marido, morreu, e tu sabes que ele temia o Senhor. Mas agora veio um credor que está querendo levar meus dois filhos como escravos". Eliseu perguntou-lhe: "Como posso ajudá-la? Diga-me, o que você tem em casa? " E ela respondeu: "Tua serva não tem nada além de uma vasilha de azeite". Então disse Eliseu: "Vá pedir emprestadas vasilhas a todos os vizinhos. Mas, peça muitas. Depois entre em casa com seus filhos e feche a porta. Derrame daquele azeite em cada vasilha e vá separando as que você for enchendo". Depois disso, ela foi embora, fechou-se em casa com seus filhos e começou a encher as vasilhas que eles lhe traziam. Quando todas as vasilhas estavam cheias, ela disse a um dos filhos: "Traga-me mais uma". Mas ele respondeu: "Já acabaram". Então o azeite parou de correr. Ela foi e contou tudo ao homem de Deus, que lhe disse: "Vá, venda o azeite e pague suas dívidas. E você e seus filhos ainda poderão viver do que sobrar". II Reis 4:1-7
    Tudo indica que as pessoas que faziam parte desta família, eram servos de Deus. Temos neste texto, como personagens:
ü  Eliseu (Sucessor de Elias) – Ele tinha uma porção dobrada do Espirito de Deus que existiu em seu mentor Elias
ü  Marido morto - alguns historiadores afirmam que podia ser o profeta Obadías - (um homem que temia a Deus). Eliseu o conhecia, pois este fazia parte da escola de profetas.
ü  Viúva e seus dois filhos. Precisando resolver uma situação que instalou na família. O seu marido contraíra uma dívida e como ele estava morto, os credores estavam querendo receber. (Naqueles dias muitos se valiam do que a lei de Moisés permitia, ou seja, se permitia vender os filhos como servos ou escravos durante certo período de tempo.) (período de seis anos; no sétimo o escravo era liberto)
O que esta viúva faz?
    Tudo indica que antes de procurar o profeta Eliseu ela já tinha vendido tudo o que possuía em sua casa. Só lhe sobrara um jarro pequeno de azeite, porem não conseguiu pagar toda dívida. Recorrendo ao profeta, este lhe pergunta? O que posso fazer por você? O que você tem em casa? Ela responde – não tenho nada a não ser um jarro pequeno de azeite.
Solução dada por Eliseu – Versos 3-7
Então disse Eliseu: "Vá pedir emprestadas vasilhas a todos os vizinhos. Mas, peça muitas. Depois entre em casa com seus filhos e feche a porta. Derrame daquele azeite em cada vasilha e vá separando as que você for enchendo". Depois disso, ela foi embora, fechou-se em casa com seus filhos e começou a encher as vasilhas que eles lhe traziam. Quando todas as vasilhas estavam cheias, ela disse a um dos filhos: "Traga-me mais uma". Mas ele respondeu: "Já acabaram". Então o azeite parou de correr. Ela foi e contou tudo ao homem de Deus, que lhe disse: "Vá, venda o azeite e pague suas dívidas. E você e seus filhos ainda poderão viver do que sobrar".
Várias lições, podemos retirar deste texto.
1.     Devemos cuidar melhor de nossas contas, pois não sabemos o dia da adversidade.
Devemos viver uma vida com responsabilidade. Não sabemos o dia de amanhã, o que nos reserva. O que será que as pessoas vão comentar no seu velório? Este foi um bom homem, deixou a sua casa em ordem e a sua família em segurança. Ou, este homem deixou inúmeras dívidas para a sua família pagar?
2.     Nesta vida com certeza teremos algumas perdas
ü  Obadías perdeu a vida
ü  A viúva de Obadías perdeu o provedor de seu lar, o mantenedor, o seu sustento. Perdeu a proteção, a segurança. Enfim, tudo o que pode um marido representar para uma família. E como não bastasse agora, iria perder os filhos que este marido lhe deixou.
ü  Se a mulher tivesse ido ao profeta em primeiro lugar, muitos de seus bens poderiam ser preservados. Talvez um milagre maior tivesse acontecido
    Creio que o Senhor está a nos ensinar que Ele não deve ser o último recurso, mas sim o primeiro. Mateus 6:33 - “Ponham em primeiro lugar em sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas as coisas.” A pergunta de Eliseu foi:” o que tens em casa ? E a resposta dela foi primeiro dizer o que não tinha, para depois dizer que tinha uma botija de azeite. A resposta dela foi como quem quisesse dizer: “Olha eu já fiz tudo o que tinha para fazer, o que me sobrou foi isto aqui “.
3.     Esta família tinha um bom relacionamento com o seus vizinhos
ü  Se não se relacionasse bem, será que os seus vizinhos lhe atenderiam?
ü  Ela obedeceu sem murmurar. Precisamos confiar e obedecer… quantos de nós no lugar desta mulher iríamos confiar nisto e obedecer? Quantos não ficariam dizendo a si mesmos: “isto não vai dar certo”, “depois tem que vender o azeite? eu não tenho dom para vender”, e coisas do tipo. Ela saiu de porta em porta pedindo emprestadas vasilhas emprestadas, tantas quantas seus vizinhos tivessem para lhe emprestar.
4.     Não há o que temer, Deus sempre suprirá as necessidades de seus filhos.
ü  Azeite tem o simbolismo do Espirito Santo
ü  As vasilhas vazias emprestadas significavam as pessoas as quais precisavam receber o azeite, ainda que elas mesmas tivessem que pagar um preço para tê-lo, pois como se sabe o azeite da viúva teria de ser vendido.
Conclusão: O que você tem em casa?         

Nenhum comentário:

Postar um comentário