sexta-feira, 8 de junho de 2012

É UM GRANDE DESAFIO SER UMA IGREJA MODELO




Marcas de uma Igreja Modelo
Autor(a): Pr. Josué Gonçalves

Atos 2
Desafios para uma igreja que pretende ser relevante para os dias de hoje.
O mundo precisa ver e sentir Deus agindo através da igreja e não apenas ouvir sobre o que Deus pode realizar.
Precisamos resgatar a identidade cristológica necessária. A identificação com Cristo sempre impõe a instrução bíblica e sempre há de promover a continuidade histórica da igreja, visto que ser chamado de cristãos como o foram os irmãos pela primeira vez em Antioquia, deveria ser sempre um fato inusitado na história da igreja.
A designação cristãos, christianus no grego, indica aqueles irmãos estavam afinados ideologicamente com Jesus e que estavam assemelhados ao Senhor no comportamento ético. O sufixo ianus significa "partidário de", indicando que os crentes estavam tão afinados com os ideais de Cristo que foram identificados como partidários de Cristo, como seguidores incondicionais de seus postulados socioculturais, religiosos e, principalmente, espirituais.


(42) E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. (43) E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. (44) E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. (45) E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. (46) E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, (47) Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.
Estamos vivendo o que Paulo disse em 2 Tm. Capítulo 3 e verso 1 "Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis". Como nunca precisamos olhar para a Palavra e repensarmos sobre "Quais são as marcas de uma igreja segundo o coração de Deus". O texto que lemos fala de uma igreja MODELO. Vamos ver quais são algumas das características, marcas desta igreja,
Primeiro:
UMA IGREJA QUE TEM UM PADRÃO DEFINIDO DE DOUTRINA, COM O QUAL ELA ESTA COMPROMETIDA DE FORMA RADICAL.
"E perseveravam na doutrina dos apóstolos..." Um padrão definido...
A preocupação de Paulo quando estava passando o bastão da liderança para o jovem líder Timóteo, era com a PRESERVAÇÃO DESTE PADRÃO DOUTRINÁRIO. Vejo como ele insiste com Timóteo sobre isso:
2 Tm. 1.13 "...mantém o padrão das sãs palavras que de mim ouviste".
2 Tm. 1.14 Transmite este conteúdo à homens fieis.
2 Tm. 3.14 "... permanece naquilo que aprendeste..."
Quando Paulo fala sobre Himineu e Fileto, ele esta dando exemplo contemporâneo dizendo, o falar deles "corrói como câncer" No original é "Gangrena" simbolizando a doentia penetração da praga do erro doutrinário no corpo de Cristo. O apóstolo diz: "Estes se desviaram da verdade e estão pervertendo a fé de alguns". (2 Tm. 2.16-18)
Alguns erros doutrinários detectados em algumas igrejas:
1. O uso desordenado dos dons espirituais.
2. A prática da regressão - ensino que faz parte do movimento G12.
3. O culto ao anjos. Hinos, mensagens, Em um lugar onde estão tendo suposta visões de anjos, alguém disse que recebeu a visita do cego Bartimeu. Um problema combatido na igreja de Colossos...
4. A teologia da prosperidade, dão ênfase exagerado no TER e menosprezam o 'SER". Para estes, os fins justificam os meios. Muitas igrejas são conhecidas por sua Teologia da Prosperidade, onde a saúde perfeita, a prosperidade material, são "provas" da satisfação de Deus para com o indivíduo...
5. A teologia da quebra de maldições hereditárias.
6. A teologia do cai, cai... Soprou as pessoas caem...
7. Igrejas que servem Santa Ceia para todos os presentes, crentes ou não, membros em comunhão ou não...
8. Aceitação do namoro misto como estratégia de evangelismo pessoal.
9. Programas evangélicos televisionados que exploram o exorcismo de demônios.
10. Uso de objetos e símbolos materiais destinados a curas e milagres, são flores, sais e óleos ungidos. Ainda, existe o "quite de beleza da rainha Ester" e o "travesseiro da ressurreição dos sonhos"...
"Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente". (Ef. 4.14)
"E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles". (Rm. 16.17)
"Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem". (1 Tm. 4.16)
"Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, É soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais. Mas é grande ganho a piedade com contentamento". (1 Tm. 6.3-6)
"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas". (2 Tm. 4.3,4)
"Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema". (Gl. 1.8)
O que Paulo disse para Timóteo é para nós hoje também:
- Mantém o padrão das sãs palavras...
- Guarda o conteúdo doutrinário...
- Permanece naquilo que aprendeste e que foste inteirado...

Segunda marca
COMUNHÃO E UNIDADE QUE MANISFESTAM A VIDA DO CORPO DE CRISTO.
"E perseveravam... na comunhão..." (v.2)
"Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum". (v.44)
"... partiam o pão de casa em casa e tomavam suas refeições com alegria e singeleza de coração". (v.46)
Ao escrever para a Igreja de Éfeso no cap 4 e versos 1 a 3 Paulo diz: Andem de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz".
Qual é a vocação da igreja?
1. Revelar ao mundo a glória do caráter de Deus como se acha na face de Jesus Cristo (Ef. 1.22-23). Tudo o que Cristo é (sua plenitude) pode ser visto em seu corpo que é a igreja (Ef. 2.19,20).
2. Tornar visível o Cristo invisível. (Ef. 3.9-10).
3. A vocação da igreja é SER e FAZER (1 Pe. 2.9) "Vós sois... afim de que..." A primeira preocupação de Deus, não é com o que a igreja faz mas sim com o que ela "É". COMUNHÃO E UNIDADE tem a ver com o SER e não com o FAZER...
O capitulo 17 do Ev Seg. João, oração sacerdotal de Jesus, é uma síntese de tudo o que precisamos saber sobre UNIDADE. Não basta a igreja FAZER MUITO, é preciso fazer com UNIDADE. Fazer muito'para Deus, porém sem unidade, é escândalo. Vejamos o porque:
1. Nega o valor da fé (v.20,21).
A fé que Jesus estava introduzindo no coração dos discípulos, teria que ter como resultado a produção de unidade.
2. Nega o poder da obra de Jesus. (v.19)
Na mente de Jesus, UNIDADE é uma das marcas da verdadeira santidade. Isso porque ele acaba de falar sobre santidade e começa tratando sobre unidade. Os santos vivem em comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado (1 Jo. 1.9)
3. Nega a nossa fé na natureza do Deus trino, um em três.
Unidade deve ser o resultado natural da compreensão do ser de Deus. Quem aceita um em três, não tem problema de ser um com o seu irmão que é "outro", e que é "um" comigo.
4. Nega o amor de Deus para com os homem (v.23)
Se os amados de Deus não se amam, é porque nunca conheceram o amor de Deus; e se dizem conhecer o amor de Deus e não o amam, é porque o Deus que conhecem não é amor.
5. Nega a prioridade da missão evangelizadora da Igreja.
"...para que o mundo creia..." (v.21)
Nossa falta de unidade desmente nosso fazer missionário.
6. Nega o espírito da glória. (v.22)
Quando a igreja não vive em unidade, não consegue conviver com as diferenças, e administrar a diversidade, ela se quebra, se esfacela, e nega o espírito da glória, que tem seu apogeu na cruz.

Terceira marca
ORAÇÃO COMO PRIORIDADE NA AGENDA
Os judeus tinham por costume orar três vezes por dia, às nove horas, ao meio dia e as três horas da tarde (Daniel, Pedro etc)
1. Atos 1.14 "Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos".
2. Atos 1.24 "E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido".
3. Atos 2.42 "...e perseveravam na oração..."
4. Atos 3.1 "E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração..."
5. Atos 4.31 "E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus."
6. Atos 6.6 "E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos".
7. Atos 6.4 "Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra..."
8. Atos 8.15 "Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo".
9. Atos 9.11 "E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando".
10. Atos 9.40 "Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se".
11. Atos 10.2 "Piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a Deus".
12. Atos 10.9 "E no dia seguinte, indo eles seu caminho, e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao terraço para orar, quase à hora sexta".
13. Atos 10.31 "Cornélio, a tua oração foi ouvida..."
14. Atos 11.5 "Estando eu orando na cidade de Jope, tive, num arrebatamento dos sentidos, uma visão; via um vaso, como um grande lençol que descia do céu e vinha até junto de mim".
15. Atos 12.5 "Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus".
16. Atos 12.22 "E, considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam".
17. Atos 13.3 "Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram".
18. Atos 14.23 "E, havendo-lhes, por comum consentimento, eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido".
19. Atos 16.13 "E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram".
20. Atos 16.16 "E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores".
21. Atos 16.25 "E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam".
22. Atos 20.36 "E, havendo dito isto, pôs-se de joelhos, e orou com todos eles".
23. Atos 21.5 "E, havendo passado ali aqueles dias, saímos, e seguimos nosso caminho, acompanhando-nos todos, com suas mulheres e filhos até fora da cidade; e, postos de joelhos na praia, oramos".
24. Atos 22.17 "E aconteceu que, tornando eu para Jerusalém, quando orava no templo, fui arrebatado para fora de mim".
25. Atos 27.29 "...e oravam para que se rompesse o dia".
26.Atos 28.28 "E aconteceu estar de cama enfermo de febre e disenteria o pai de Públio, que Paulo foi ver, e, havendo orado, pôs as mãos sobre ele, e o curou".

Quarta marca
AMOR ÁGAPE
A igreja existe para ser uma central terapêutica de amor. O amor tem a ver com aquele sentimento que autentica o SER. O maior sinal da vida de Jesus Cristo na vida de um cristão é o AMOR.
O AMOR é um tema muito pregado e pouco vivenciado. O amor na igreja primitiva tinha praticidade.

RESULTADOS quando há compromisso com um padrão doutrinário do Evangelho, Unidade e Oração
1) E em toda a alma havia temor... (Atos 2.43).
2) muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. (v.43b)
3) ...todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. (Atos 2.47b)
---------------------------www.familiaegraca.com.br ------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário