quinta-feira, 31 de maio de 2012

QUEM É VOCÊ?


OVELHAS QUE SÃO OVELHAS…NÃO FALAM MAL DO SEU PASTOR,ISSO DENOTA QUE ELA ESTA SE REBELANDO CONTRA A AUTORIDADE PASTORAL. ELE DEVE ORAR A DEUS E TAMBÉM FALAR AO PASTOR O QUE ESTA SENTINDO. E O PASTOR DEVE AMAR,SERVIR,ENSINAR,REPRIENDER…DISCIPLINAR ENFIM CONDUZIR A OVELHA PARA O APRISCO OU SEJA O PASTOR VAI DAR CONTA DAS ALMAS (OVELHAS) COLOCADAS EM SUAS MÃOS E NÃO DEVE BUSCAR O RECONHECIMENTO HUMANO POIS DEUS JULGARA E REPENSARÁ A CADA UM POR SUAS OBRAS. ESTES MESMO MUITAS VEZES SÃO INGRATOS. MAS A AMBOS CABE SEMPRE UMA BOA CONVERSSA E AMOR E PERDÃO.E NO CASO DA SUJEIÇÃO UNS AOS OUTROS A OVELHA É SUJEITA AO SEU PASTOR.

Certo dia, encontrei uma ovelha. Seu nome… Bem, não importa… Mas percebi que caminhava sozinha na cidade, vagava pelas ruas sujas do centro da cidade de São Paulo, como quem procura algo em que fixar seus pensamentos. Perguntei a ela: “O que está fazendo por aqui?”. “Sabe? Estou farta do meu pastor!” – respondeu ela – “Ele não consegue fazer nada direito!” – prosseguiu com seu discurso… “Você não acredita, mas ele agora deu de fazer as coisas sem consultar a gente. Comprou uma bateria novinha e… blá… blá… blá… blá… blá…”. Quarenta minutos depois sai de lá com as orelhas inchadas do tanto que escutei. Ela garantiu que se fosse ele, que se estivesse em seu lugar faria tudo diferente. Que tudo seria melhor…
Coincidentemente no mesmo dia, um pouco mais tarde, encontrei um pastor, estava decepcionado com algumas de suas ovelhas. Eu estava voltando pra casa de trem e ele estava desconcertado sentado no canto, olhando para o infinito através da janela: “Minhas ovelhas são ingratas, não sabem o tempo que dedico a elas em jejum e oração. Elas não sabem o quanto choro pra que se mantenham salvas…” – ele apresentava sua queixa. Ele era um homem bom, dos poucos que encontramos hoje em dia. “Sabe?! Quanto mais tempo você dedica para cuidar de uma ovelha, mais ingrata ela se tornará. Parecem gostar que as tratemos de forma dura!”.
Que ironia, dois encontros com queixas completamente opostas num único dia! Opostas sim, mas não contraditórias. Esquisito isto, mas como é verdade o fato de que há muitos pastores criticados por suas ovelhas e muitas ovelhas criticadas por seus pastores. Parecem nunca chegar a um acordo. Mas quem está com a razão? Os pastores que se sentem comissionados por Deus para conduzir o povo até sua presença e, muitas vezes, o fazem cheios de si mesmos ou as ovelhas com crise de superego, perdidas em seus próprios conselhos, às vezes até tapadas à sabedoria por causa de seu orgulho nocivo?
A luta por quem está com a razão tem então seu início, mas diante de Deus o que mais tem valor? A quem Deus escuta mais? O pastor? A ovelha? Claro que não dá para generalizar, cada caso é um caso, mas Deus com certeza só pode pender para um lado – o da sua Palavra. Sobretudo prevalecerá a vontade do Altíssimo, quanto aos pastores e ovelhas meu conselho é: Discutam o problema, perdoem-se mutuamente e prossigam a caminhada rumo ao céu, em outras palavras: Deixem de frescura e de picuinhas, tem coisa muito mais importante que a opinião de vocês! “Andarão dois juntos se não estiverem de comum acordo?” (Am 3.3) – Não use este texto como pretexto para se separarem, este texto é na verdade um desafio ao perdão, ao acerto, à reconciliação. Lembre-se que a bíblia não se contradiz, portanto “sujeitai-vos uns aos outros no temor de Deus” (Ef 5.21)

Nenhum comentário:

Postar um comentário