sexta-feira, 23 de março de 2012

O QUE É IGREJA? VISÃO DO REINO



Todo o mundo sabe onde está a igreja (referindo-se à um edifício). Está de frente ao parque. Está no centro de cada povoado das terras americanas. E todos sabemos que essa é a Igreja Católica. Mas, suponho que todos nós também entendemos que em outro sentido, a igreja não é um edifício. É um povo… o povo de Deus.




Mas, existem muitas igrejas. Qual delas é o povo de Deus? Como podemos saber?



Como a Bíblia descreve a igreja?



A Bíblia diz: “Cristo é a cabeça da igreja, a qual é seu corpo”.1 Como tal, “a igreja está sujeita a Cristo”.2 A igreja que a Bíblia descreve obedece a Cristo. Não tem nenhum outro chefe, nenhum outro governador, nenhum outro senhor. Claro que tem líderes. Mas esses líderes não se levantam como senhores sobre a igreja. Melhor que isso, guiam a suas congregações pelo poder do seu exemplo, empregando somente a autoridade da palavra de Deus.3



Cristo amou a igreja e a “resgatou com seu próprio sangue”.4 Quer dizer, a comprou. Ela lhe pertence. Não pertence a nenhum outro. Por isso a Bíblia a chama “a igreja de Deus”.5



A Bíblia diz que o povo que forma esta igreja é “um só corpo em Cristo”6 É unida, não dividida. Mas a Bíblia não fala de nenhuma organização ou hierarquia que lhe una. É “a unidade do Espírito”7 que faz “um corpo”.8 Isto é, a presença do Espírito Santo em cada membro da igreja une os membros não somente em Cristo, mas também uns aos outros. Os une debaixo do senhorio de Cristo.



A Bíblia diz que a igreja verdadeira é uma “igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível”.9 A igreja é formada por todas as pessoas em todo o mundo que nasceram pelo Espírito de Deus e são (tempo presente) limpos do pecado pelo sangue de Cristo. Cristo vive neles10 e eles estão em Cristo.11 São “os santos e fiéis em Cristo Jesus”.12 São a igreja, a igreja universal. A esposa do Senhor.



Mas a Bíblia usa a palavra igreja em outro sentido também. Fala da igreja que se reunia na casa de Priscila e Áquila.13 Deus dirigiu uma mensagem as sete igrejas (plural) da Ásia, ou seja, aos grupos de irmãos cristãos que se reuniam em diferentes cidades desta provincia.14 O apóstolo Paulo escreveu uma carta “à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos”.15 Os santificados, os que estavam em Cristo Jesus, os que se conheciam como homens santos —que viviam nesta cidade— eram “a igreja de Deus ... em Corinto”.



Destas passagens bíblicas e muitas semelhantes, entendemos que aquela igreja universal, gloriosa, unida, é composta de igrejas locais... congregações de crentes, seguidores de Jesus. Estes crentes se chamam irmãos. Por isso, as vezes chamamos estas congregações de irmandades. A Bíblia as chama “igrejas de Cristo”.16



Agora, lhe faremos outra vez a pergunta:







Você tem visto uma igreja bíblica?

Existe tal igreja no bairro ou na cidade em que você vive?



Você faz parte de tal igreja, de tal congregação de irmãos cristãos?



Se você ama ao Senhor, se tem sido salvo por ele, você ama também ao seu povo. Ama aos irmãos na fé.17 Nenhum crente vive isolado de seus irmãos. Nos tempos bíblicos, os irmãos se congregavam em congregações. Formavam irmandades cristãs, ou seja, igrejas bíblicas. E assim deve ser hoje em dia também. É necessário que você faça parte de tal congregação.



Vamos ver algumas características das igrejas (congregações locais) que fazem parte da igreja universal, a esposa de Jesus.







Uma igreja bíblica crê na Bíblia

Crê que é a palavra de Deus, a revelação de Deus e que nos foi dada em forma escrita. Crê que é inspirada por Deus, desde Gênesis até Apocalipse.18



Crê que a Bíblia tem autoridade sobre toda outra autoridade. Portanto, rejeita qualquer ensino que não se harmoniza com ela. “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.” 19



Uma igreja bíblica não somente diz que crê na Bíblia. Crê nela de verdade e a obedece.







Uma igreja bíblica obedece a Bíblia

Muitos dizem que crêem em Deus e que crêem na Bíblia. A mesma Bíblia diz que também “os demônios crêem, e estremecem...”20 Mas a Bíblia diz também que esse tipo de fé é morta.21 Não vale nada. Por isso disse Jesus: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”.22



Jesus afirma que seremos dele somente se o obedecermos: “Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando”.23 Declara que a nossa obediência comprova o nosso amor: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama”.24



A própria Bíblia condena aqueles que não obedecem o que o Senhor manda: “Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade”.25



Para uma igreja bíblica, a Bíblia não é somente uma doutrina que discutir, é uma mensagem que obedecer... e proclamar.







Uma igreja bíblica prega a Bíblia

A mensagem da Bíblia se conhece como o evangelho. A igreja bíblica prega o evangelho tal como Jesus ordenou: “Ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado”.26



Uma igreja bíblica prega toda a Bíblia, “todas as coisas” que o Senhor mandou em sua palavra. Não prega somente o popular, o que agrada aos ouvintes. Não prega somente fragmentos isolados, textos separados da inteira mensagem. Prega tudo. E interpreta cada texto à luz da inteira mensagem da Bíblia. Reconhece que o Novo Testamento, não o Antigo, governa a vida da igreja.27



Numa igreja bíblica, não somente os pastores pregam o evangelho. Os membros também compartilham as boas novas de salvação em Cristo. Na igreja apostólica, por exemplo, todos estavam cheios do Espírito Santo e do fervor evangélico. “iam por toda a parte, anunciando a palavra.” 28 Assim é uma igreja bíblica. A obra do evangelismo ocupa a contribuição de cada membro.







Uma igreja bíblica se preocupa pelo bem estar espiritual de cada membro

Numa igreja bíblica todos os membros se preocupam pelo bem de todos os demais. Estimam-se como “membros uns dos outros”.29 Amam uns aos outros.30 São benignos uns com os outros.31 Exortam e animam uns aos outros.32 Admoestam uns aos outros.33 Oram uns pelos outros.34 Levam as cargas uns dos outros.35 Não murmuram uns contra os outros.36



Tudo isto faz uma igreja bíblica porque reconhece que a sua primeira obra é edificar-se espiritualmente.37 A igreja não existe para agradar suas instituições. Sua organização é simples: somente o que a Bíblia ensina.



Não existe para melhorar a sociedade ou mudar a política. A igreja apostólica nunca se intrometeu nestas coisas. Buscou converter aos pecadores com o poder do evangelho.



Uma igreja bíblica não existe para prover diversão para seus membros: atividades sociais, esportes, filmes, banquetes. Claro que um companheirismo espiritual contribui para a necessidade social do homem. Mas, não lemos na Bíblia nenhuma ocasião em que a igreja apostólica planejasse atividades com fins sociais. Se ocuparam somente com a parte espiritual.



Uma igreja bíblica alimenta os seus membros com ensino bíblico. Os guia com conselhos sãos e, quando necessário, com disciplina amorosa e espiritual.38







Uma igreja bíblica emprega os princípios bíblicos na vida diária

A Bíblia foi escrita há muitos anos. O Novo Testamento, o qual guia a igreja, foi escrito no primeiro século depois de Cristo por homens que viveram no que se conhece hoje como oriente médio. Mas, Deus inspirou àqueles escritores. E ele produziu a Bíblia para todas as épocas e todas as culturas. Por isso, a maior parte do Novo Testamento nos provê grandes princípios que governam a vida do cristão; não trata com regras específicas para cada detalhe da vida.



Em uma igreja bíblica os membros se ajudam a empregar os princípios bíblicos na vida diária. Guiada por líderes espirituais, a congregação define como se aplicará o que a Bíblia diz, e todos os membros da congregação apoiam a decisão e se sujeitam. Por exemplo, a Bíblia manda que os cristãos se vistam modestamente e sem ostentação.39 Não diz que todos se vistam como o faziam os judeus ou como se vestiam os gregos do primeiro século. Uma igreja bíblica decide o que constitui a modéstia a simplicidade... e exige que seus membros se vistam assim. Desta maneira, não se perde o princípio bíblico.



Deus não fez nenhum cristão completo em si. Todo cristão necessita de outros cristãos.40 Todos necessitam da estabilidade e da segurança de uma congregação de crentes. E toda congregação tem que certificar-se que cada membro aplique a palavra de Deus em sua vida.







Uma igreja bíblica exige a santidade de seus membros

O Deus santo sempre exigiu a santidade de seu povo: “Está escrito: Sede santos, porque eu sou santo”.41 Na verdade, não haverá salvação, não haverá vida eterna e não haverá céu, se não houver santidade. “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” 42



A igreja é o povo do Senhor. É um povo santo. Sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante.43



Cada congregação de crentes tem o dever de guardar-se quanto a estas condições. Se algum membro pecar, será admoestado. Se não se arrepender, a congregação, guiada por seus líderes, o excluirá.44



Se deixar na congregação (a igreja local) aquele que não está em Cristo (que não é da igreja universal), daremos um sentido falso de segurança. Poderemos pensar que tudo está bem —quando não estará.



Uma igreja bíblica guarda bem a sua pureza.







Numa igreja bíblica cada membro mantém em dia a sua vida espiritual

Numa igreja bíblica cada membro nasceu de novo pelo poder do Espírito Santo.45 Vive cada dia em contato vital com Cristo. Está unido a Cristo.46 Está entregue a vontade de Cristo. Está disposto a cumprir o que Cristo lhe diz... sim, ao pé da letra, mas, não por causa da letra. Cumpre porque o ama. O ama de todo coração. Ama a justiça. Ama a santidade. Ama a paz e a bondade.



Assim cada membro da igreja bíblica merece o nome cristão. Se parece com Cristo. Segue a Cristo.







Conclusão

A Bíblia nos diz tudo o que necessitamos saber para reconhecer ou formar uma igreja bíblica. Estude a Bíblia. Veja você mesmo o que diz.



Cristo disse: “Edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.47 Deus sempre terá seu povo. Sempre haverá uma igreja fiel à Deus... leal… obediente… pura.



—Por Ernesto Strubhar











Todos os textos bíblicos citados neste artigo fazem parte de: A Bíblia Sagrada - Tradução de João Ferreira de Almeida, (ACF) Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil © 1994,1995



Lista de citações bíblicas:



1. Efésios 5:23



2. Efésios 5:24



3. 1ª Pedro 5:2-3



4. Atos 20:28



5. Atos 20:28



6. Romanos 12:5



7. Efésios 4:3



8. 1ª Coríntios 12:13



9. Efésios 5:27



10. Colossenses 1:27-28



11. 1ª Coríntios 1:30



12. Efésios 1:1



13. Romanos 16:3-5



14. Apocalipse 1:11



15. 1ª Coríntios 1:2



16. Romanos 16:16



17. João 13:35, 1ª João 4:20



18. 1ª Timóteo 3:16



19. Gá1atas 1:8



20. Tiago 2:19



21. Tiago 2:26



22. Mateus 7:21



23. João 15:14



24. João 14:21



25. 1ª João 2:4



26. Mateus 28:19-20



27. Hebreus 9:6-13



28. Atos 8:4



29. Romanos 12:5



30. João 13:35



31. Efésios 4:32



32. Hebreus 3:13



33. Romanos 15:14



34. Tiago 5:16



35. Gálatas 6:2



36. Tiago 4:11



37. Efésios 4:16



38. 2ª Timóteo 4:1-2, 2ª Tessalonicenses 3:14-15



39. 1ª Timóteo 2:8-10



40. 1ª Coríntios 12:14-21



41. 1ª Pedro 1:16



42. Hebreus 12:14



43. Efésios 5:27



44. Mateus 18:15-17, 1ª Coríntios 5, Tito 3:10



45. João 3:5



46. João 15:4



47. Mateus 16:18



Nenhum comentário:

Postar um comentário