sábado, 23 de julho de 2011

UM VERDADEIRO LIDER ESTA SUJEITO A DEUS

terça-feira, 5 de abril de 2011PRINCÍPIOS DA LIDERANÇA CRISTÃ


A LEI DA INFLUÊNCIA









INTRODUÇÃO:





Influenciar é exercer ação psicológica, domínio ou ascendência sobre alguém ou alguma coisa suscitando-lhe modificações físicas ou intelectuais. Liderança é a habilidade de levar pessoas a fazer de boa vontade o que você quer, por causa da sua influência pessoal. Tal influência se alicerça na autoridade conferida perante os liderados, no conhecimento que o líder tem de si mesmo e de seus liderados, na capacidade de motivá-los a trabalhar juntos em harmonia para alcançar um objetivo comum, apesar das diferenças sociais, culturais e profissionais. Veja os textos Mt 7:28-29 e At 8:5-6, onde se vê a influência que Jesus e Filipe exercia nas pessoas. Não importa onde estejamos, nem quantos somos, onde houver dois, um deverá liderar. É da responsabilidade do líder guiar, orientar, representar e sustentar seus liderados. Deus está chamando líderes e detentores de poder. Uma liderança é eficaz quando suas ações produzem respostas efetivas na vida de outras pessoas.









I) A LEI DA INFLUÊNCIA NA VIDA DE JOSUÉ









Vamos observar dois momentos da liderança de Josué: 1.Nm 14:6-10. Josué era um líder tribal quando foi convocado para espiar a terra, porém, ainda não estava pronto para prevalecer diante da nação israelita. Fracassou na primeira intervenção embora estivesse certo, convicto. Ele demonstrou tal atitude num discurso entusiasta, porém não conseguiu persuadir o povo a segui-lo. Faltava aprofundamento da sua influência, que viria mais tarde. 2.Js 1:1-19. Josué perseverou! Decidiu prosseguir e se desenvolver até experimentar, num segundo momento, uma crescente influência. O que lhe conferiu autoridade e aperfeiçoamento foi seu relacionamento com Moisés (Dt 31.7); 34.9). Com o passar do tempo, essa bagagem de experiência adquirida em ação e o seu caráter íntegro e paciente lhe deram credibilidade perante o povo. A resposta desta vez foi: “Tudo quanto nos ordenaste faremos e aonde quer que nos enviares iremos”(Js1.16). O sucesso da liderança de Josué está alicerçado em três fatores: 1.A tutoria de Moisés. Orientações e aprendizado (Dt 31.1-8). 2.O tempo de preparo. Amadurecimento (Nm14.8-9,38). 3.Vocação divina. Seu chamado (Dt 31.7-8). Num primeiro momento, Moisés foi o instrumento pelo qual Deus falou com Josué. Depois o próprio Deus autenticou a chamada do novo líder. Tais ações divinas pressupõe a fidelidade de Josué, fruto do relacionamento com Deus, do qual vinha também seu poder de influência, sua força, coragem, determinação e a confiança no Deus que dá a vitória.









II) A LEI DA INFLUÊNCIA NO MINISTÉRIO DE JESUS









Na pessoa de Jesus encontramos todas as características de um líder eficaz. Os textos que registram o chamado dos seus discípulos revelam a força da influência e ascendência, a marca de Jesus sobre aqueles homens. No início de seu ministério Jesus era um pregador solitário (Mt 4.17), porém, com a expansão da sua obra, Ele foi em busca daqueles que haviam sido separados pelo Pai para o seguirem. Foram seus discípulos, andaram com Ele, aprenderam Dele e com Ele, pela capacitação que receberam e mudaram o mundo de sua época com suas atitudes, ensinamentos e relatos que deixaram. Quanto tempo já se passou e ainda todos esses ensinamentos estão vivos e fazendo a diferrença de geração em geração. Aos nossos olhos, os homens chamados por Jesus não eram as pessoas mais indicadas para integrar sua equipe de trabalho. Nenhum deles apresentava características de intrépido pregador do evangelho. Contudo, Jesus enxergou além da limitações de todos eles. Jesus os influenciou de tal forma que de pronto atenderam ao seu chamado. Eles o seguiram integralmente, acolheram seus ensinamentos e se tornaram testemunhas contínuas de seus feitos. Jesus produziu na vida daqueles homens modificações significativas no caráter de cada um, nenhum deles ficou do mesmo jeito. Podemos exemplificar num episódio ocorrido com Pedro. Mesmo depois de uma longa noite sem sucesso, com todo o conhecimento de perito pescador, com as evidências naturais não propícias para lançar a rede, a autoridade e influência de Jesus fez com que Pedro obedecesse “... mas sobre a tua palavra lançarei as redes” (Lc 5.5). A obediência traz resultados! Todos os que são chamados para seguir Jesus devem ter consciência de que também devem influenciar outros. Como um líder modelo Jesus cuidou de formar nos seus discípulos o caráter de líderes influentes. Jesus não chamou aqueles homens apenas para ser seus seguidores, Ele os viu guiando outros, liderando a igreja que estava por vir.









III) INFLUÊNCIA POSITIVA, QUALIDADE INDISPENSÁVEL DO LÍDER EFICAZ









Nossa influência pode ser positiva ou negativa, mas a influência positiva é a marca do líder eficaz. Podemos citar o Ap. Paulo como exemplo de influência positiva. Ele assumia uma atitude positiva frente às mais difíceis circunstâncias que enfrentava. Isso o ajudou a chegar a conclusão de que não tinha importância aquilo que pudesse vir a lhe acontecer, desde que a missão fosse cumprida. Até hoje seus exemplos perpetuam e marcam a vida de todo cristão. Fl 1.13-14, 18, 21. Como cristãos devemos influenciar positivamente aqueles que estão ao nosso redor. Fomos chamados não apenas para ser simples seguidores de Jesus, mas, sim pessoas capacitadas para influenciar outras. “Vois sois o sal da terra... vós sois a luz do mundo... Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que estás nos céus”. (Mt 5.13-14,16).

Postado por Apóstolo Rogério Carvalho às 15:16 0 comentários:
                                











Nenhum comentário:

Postar um comentário