segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

CRIANDO FILHOS A MANEIRA DE DEUS

Qual a melhor forma de criar filhos ?

Provérbios 24:3: “Com a sabedoria edifica-se a casa, e com a inteligência ela se firma;”.
Meu filhinho na fé, minha família querida, ovelha de Jesus, santo precioso!
Nada na vida, nem trabalho, nem carreira, nem estudo, nem profissão, nada se compara à responsabilidade de se criar e educar um filho. Não existe nenhum curso superior, nenhuma magistratura, nenhuma posição de grande responsabilidade que seja comparada à responsabilidade de se criar e educar um ser humano.
A paternidade é algo extraordinário, cheia de desafios e de frustrações. Que responsabilidade existe em colocar um ser humano na Terra, criá-lo e prepará-lo para a vida. Precisamos aprender, com a orientação do altar da Igreja, a formar e a construir a vida dos filhos.
Já vimos que, para se formar uma família e se criar filhos, é preciso muito mais do que amor. Amor, claro, é base da vida espiritual, mas tenho ensinado que é preciso sabedoria e inteligência para edificar uma família, para se firmar filhos.
Tenho dito: prepara os teus filhos para a vida, protege os teus filhos nas tempestades da vida, deixa-os serem felizes em casa, prepara-os e educa-os para Deus.
Hoje, vou ensinar e orientar os leitores deste Recado como fazer o melhor para criar os filhos. Os princípios que vou trazer, agora, são aplicados a qualquer nível de relacionamento, mesmo que não tenhas filhos.
O assunto é filho, e vamos entrar nele.
O que podemos fazer de melhor para criar nossos filhos?
1) Aceita, sempre, a individualidade dos teus filhos. Reconhece que cada filho é único. Cada filho é diferente. 
Diz 1ª Coríntios 12:6 “E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos.” 
Então, tu podes ter muitos filhos, mas sabe de uma coisa: Deus opera diferentemente, na vida de cada um. Não há ninguém igual, ninguém tem a mesma personalidade, somos todos diferentes. Por isso, não devemos comparar os nossos filhos com ninguém. Eles não têm que ser como outras pessoas.
Precisamos entender o que Paulo diz em Gálatas 6:4 “Mas prove cada um o seu labor e, então, terá motivo de gloriar-se unicamente em si e não em outro.”
Não devemos pegar um filho e querer que ele seja igual ao Albert Eistein. Cada um tem o seu labor. É preciso dizer isso porque há pais que querem que os seus filhos sejam iguais a eles, por exemplo. Não! Cada um é individual, cada um é diferente. Fomos feitos à imagem e semelhança de Deus. Não fomos feitos à imagem e semelhança dos outros.
Devemos entender que cada pessoa deve ser como ela é. É muito importante, se tens um, dois, três filhos, que não compares uns com os outros.
Falando do amor Paulo diz, em 1ª Coríntios 13:5 diz: “não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal;”. 
O amor não procura o seu interesse. Logo, não obrigues os teus filhos a serem como tu és, ou como gostarias que eles fossem. Deves educá-los, treiná-los conforme a Igreja ensina, orienta e deixa que, cada um, individualmente, seja o que Deus determinou para ele. Por isso, o que diz em Provérbios 22:6? “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”
Quando ele diz: Ensina a criança, precisamos guardar esta máxima: Criança bem ensinada é um bom adulto em potencial.
Entendo que os pais devem três coisas aos filhos, na questão da educação: exemplo, exemplo e exemplo.
É com o nosso exemplo que ensinamos e treinamos os nossos filhos. É do teu exemplo que sai o ensinamento. Não adianta alguém dizer para o filho não fumar se tem um cigarro na boca.
Um pai justo, o que provoca, como exemplo, no filho?
Provérbios 23:15, 16 e 24: “Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á também o meu; exultará o meu íntimo, quando os teus lábios falarem coisas retas. Grandemente se regozijará o pai do justo, e quem gerar a um sábio nele se alegrará.” É assim! É o exemplo!
E, se o pai for injusto, o que acontece com o filho?
Provérbios 17:21 “O filho estulto é tristeza para o pai, e o pai do insensato não se alegra. O filho insensato é tristeza para o pai e amargura para quem o deu à luz.”
O estulto, o filho mentiroso, é tristeza para o pai.
No versículo 25: “O filho insensato é tristeza para o pai e amargura para quem o deu à luz.” Para a mãe, é amargura, se o filho é insensato, é estulto.
Claro que não podemos generalizar, porque há mães e pais que tiveram todos os cuidados e o filho se descarrilou, mas a regra é esta: pais sensatos, filhos sensatos. Mãe sábia, filhos sábios. Pai estulto, filho estulto.
Ninguém põe o filho no mundo para depois ele ser motivo de tristeza. Estou ensinando que precisamos ser exemplos para os nossos filhos.
Desde que um filho foi gerado, começa a nossa grande responsabilidade. Não é só dar arroz, feijão e suco de laranja. Tem mais do que isto: o exemplo deve ser passado aos filhos.
Diz 2ª Timóteo 1:5 “pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti.” 
A fé sem fingimento estava na vida de Timóteo porque, primeiramente, esteve na avó Lóide e, depois, na mãe Eunice. Ou seja, existe um link entre nós e os nossos netos. O avô era um homem de fé, o filho é um homem de fé, e o neto é um homem de fé. É um link da vida. Não existe outra forma. O pai é um estulto, o filho é um insensato e o neto é o quê? Um amargurado. È necessário levarmos isso a sério. A Bíblia tem todas as regras da vida.
Diz 2ª Timóteo 3:15 “e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.” Precisamos cuidar dos filhos desde lá debaixo.
Hoje é assim: desde cedo a criança sabe a “Malhação”, a “Xuxa”, os Monstros do “Power Rangers”. Precisamos pensar nisso. Vamos criar nossos filhos estultos para serem a nossa amargura ou vamos criar filhos sábios porque somos sábios?
É por isso que casa não se firma só com amor, só com beijo na boca. Casa, família só se firma com sabedoria e conhecimento.
Por que temos uma escola dominical com centenas de crianças, mil e quinhentas crianças, na Igreja Cristo Vive? Qual o objetivo? Não penses que nossas crianças ficam cantando: “Atirei o pau no gato”. Não! As nossas crianças são ensinadas: “Você é um eleito, um escolhido, um predestinado, o demônio não lhe pega.”
Tu ensinas à criança, e, quando ela for velha, não se desviará.
Diz Provérbios 13:24 “O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina.” 
O que é disciplinar o filho? Não é pegar um pedaço de pau e começar a bater nas costas. É treinar.
Vara quer dizer o quê? Vara não é a impaciência da mãe, não é o grito, não é o castigo, não é a crueldade. Vara é símbolo de quê? De autoridade.
O que retém a vara, na realidade, quer dizer: o que retém a autoridade, que deixa de usar a autoridade.
Há pessoas, na lei, que pensam que usar a vara é pegar um rabo de arraia, mandar secar e botar sal e depois, quando o filho não come a sopa, dá nas orelhas. Vara não é bater. Vara é ser exemplo, é usar de autoridade, é impor os valores.
Quem ama, cedo disciplina, cedo ensina. É desde criança!
Diz Provérbios 13:20 “Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau.”
Somos sábios! Valoriza-te! Acredita na importância que tens. Quem andar conosco se tornará sábio. Os teus filhos andam contigo, tu és uma mulher sábia, és um homem sábio, eles se tornarão sábios.
Diz Provérbios 3:12 “Porque o SENHOR repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem.”
Como se repreende um filho? Dando-lhe limites.
Um pai e uma mãe têm jeito, com autoridade limpa, de disciplinar e repreender os filhos. Tu és quem manda na tua casa. Precisas confiar na sabedoria de Deus.
2) Afirmando seus valores, valorizando os filhos.
É fundamental aprendermos a valorizar os filhos. Há filhos que não se sentem aceitos dentro de casa. Às vezes, uma mãe diz assim: “Ah! Meu filho, não te desejei, tentei fazer um aborto”. Aquele garoto vai se sentir um aborto na sociedade.
O que diz o Salmo 139:14? “Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem;”. 
Somos pessoas admiráveis. Valoriza-te! Tu és importante! A sociedade diz que não, mas tu és importante perante Deus.
Quando Deus começa a gerar um filho dentro de uma pessoa, houve uma concepção, e começa a gerar um ser, mesmo que um filho não tenha sido planejado. Essa é uma das razões para sermos contra o aborto. Tirar a vida de alguém que, assombrosamente, maravilhosamente, está sendo gerado por Deus é pecado.
Como valorizamos os filhos? Dando atenção a eles.
Há pais que vivem em direção contrária aos filhos. Filhos para um lado e pais para o outro. Pais muito ocupados.
Tem contato com teus filhos. Admira os teus filhos. O filho precisa que o pai e a mãe digam: “Cara, você é beleza!”
Tem tempo de refeição com os filhos.
Hoje em dia, ninguém mais senta à mesa para conversar.
Há pessoas que não têm um tempinho para fazerem as refeições juntos, sabes por quê? Está passando novela.
Há pais que lhes foi furtada atenção e, agora, eles a furtam dos filhos.
Diz Provérbios 12:25 “A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra.”
3) Confia responsabilidades aos teus filhos.
Sabes o que descobri? Todo filho gosta de receber uma responsabilidade. Todos. O que disse Lucas? Lucas 16:10 “Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito.” 
Todo filho gosta de assumir responsabilidades. Dá oportunidade aos teus filhos de assumirem responsabilidades.
Jesus fez isso com os doze discípulos. Eles eram as pessoas mais estranhas do mundo. Era cobrador de impostos, era pescador, era casca grossa, no meio tinha um educado que era Lucas, era médico. Qualquer psicólogo, ou psicanalista que fosse consultado para um time de trabalho, para fazer testes, diria o seguinte a Jesus: Olha, estas pessoas não servem. Mas, Jesus deu responsabilidades a cada um. E sabes de uma coisa? Nós estamos, aqui, porque doze homens aceitaram a responsabilidade de levar o evangelho ao mundo.
Diz Gálatas 6:5 : “Porque cada um levará o seu próprio fardo.”
Ninguém quer criar filhos para eles serem vítimas, e sim, para serem vencedores. Eu criei vencedores, tu estás criando vencedores.
4) Corrige os teus filhos sem condená-los.
Deus, também, nos corrige. Hebreus 12:6 “porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.”
Se não disciplinarmos, estamos participando da destruição dos filhos. Devemos disciplinar, não é bater, é disciplinar.
Diz Provérbios 19:18 “Castiga a teu filho, enquanto há esperança, mas não te excedas a ponto de matá-lo.”
Castiga o teu filho. É, aqui, que muita gente não sabe interpretar a Bíblia.
Castigo não é bater; é impor os teus valores, é estabelecer limites dentro de casa. É impor autoridade. Não te excedas.
Castiga como? Disciplinando, educando, sendo exemplo, pondo limites.
Mostra Provérbios 13:24 “O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina.”
Como corrigimos um filho sem condená-lo?
1. Não devemos corrigir um filho com raiva, na hora que estiver com ira.
Efésios 6:4 “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.” Nunca corrija um filho quando estiveres nervoso e irado.
2. Cuidado com as palavras que dizes aos teus filhos.
Efésios 4:29 “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.”
Cuidado! Às vezes, uma mãe irada ou um pai irado dizem coisas aos filhos que, depois, nem psicanalista tira. São as memórias feridas.
3. Ensina aos teus filhos o amor incondicional de Deus. Fala das misericórdias de Deus.
Mostra 1ª João 4:8 “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.”
Nunca digas aos teus filhos que Jesus vai castigar, se ele não comer sopa. Diz ao teu filho: O nosso Deus é misericordioso. Ele levou toda maldição. Ele não nos castiga. O amor de Deus é maravilhoso.
4. Aprende a perdoar os teus filhos.
Efésios 4:32 “Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.” 
Se o teu filho errou, perdoa. Nós temos, aqui, pais que tiveram filhos com atitudes agressivas. É preciso perdoar o filho.
Se não perdoas, Deus não te perdoa. Isso aqui é ponto final: Semeou, colheu. Filhos devem ser perdoados.
Lembra-te de que o que estou ensinando serve para todas as relações. Não é só pai e filho. Hoje, estou tratando de pais e filhos. Perdoa teus filhos.
5. Não desistas dos teus filhos.
1ª Coríntios 13:7 “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”
Amado, por um filho ou uma filha vale a pena esperar tudo, sofrer tudo, suportar tudo porque são filhos.
Então, termino, dizendo: Deus quer que aprecies os teus filhos. Nós e os nossos filhos somos importantes, somos valorosos, somos a imagem e semelhança do Senhor. Deus quer que tratemos os nossos filhos como ele nos trata. Cria os teus filhos com sabedoria, com conhecimento, com amor. Porque sei que há alguém, lendo este Recado que a sua paternidade ou a sua maternidade tem sido como uma montanha russa. Há uma senhora que está esgotada, emocionalmente, desencorajada e desapontada com os filhos. O seu coração está quebrado e está cheia de ressentimentos e tristezas.
Eu te respeito, mãe. Eu te respeito, senhora, meu irmão, mas lembra-te de uma coisa: É o teu filho. Ele não é filho da vizinha; é o teu filho. E Deus, hoje, vai te dar o poder, a energia, a sabedoria, e o conhecimento para que sejas um novo pai, uma nova mãe, porque cristianismo é o resultado da forma como tu ages em casa, não é como ages na igreja diante do Pastor. Sê uma mãe sábia, um pai sábio. Tens a igreja para te apoiar. Tens grupos de irmãos que visitam e vão às casas, mas sê, em casa, um homem sábio e com conhecimento, porque é assim que se cria um filho, é assim que se edificam casas.
ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR.
Teu Apóstolo, Bispo Primaz, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário