quinta-feira, 11 de abril de 2013

É FORTE! CIDADES DE ABRÃO..REVELAÇÃO PRINCÍPIOS DA VIDA DE ALTAR


Princípio da Vida de Altar

sexta-feira, 7 de agosto de 2009


Abraão na terra de Canaã

A vida do Abraão é dividida em três seções:

1º Os capítulos 12-14 - A ênfase nesta seção é a terra de Canaã;
2º Os capítulos 15-22 - A ênfase nesta seção é o filho de Abraão;
3º Os capítulos 23-25 – A ênfase nesta seção abrange os acontecimentos da velhice de Abraão.

O princípio do altar – (Gn 12.6,7,8; 13.8)

- A vida de Abraão foi marcada por altares, os quais ele erigia a DEUS, sempre que recebia uma direção de DEUS. Os altares também demonstravam na vida de Abraão, sua dependência de DEUS e a busca constante em compreender os caminhos de DEUS.

- Outra característica que fica evidente nos altares levantados por Abraão, era à consagração, isto é, a entrega que ele fazia de sua vida a DEUS. Portanto, esses altares ocorreram em lugares estratégicos do ponto de vista de DEUS, por isso, vemos que há vários princípios contidos nesses lugares, os quais devem ser atentados por nós para que aprendamos profundas verdades de DEUS para nossas vidas.

Abraão e a terra de Canaã - (Gn 12.4)

- DEUS havia chamado Abraão duas vezes. A primeira vez foi em Ur e a segunda vez foi em Harã.

- Esse texto nos diz que Abraão chegou até Canaã.

- Depois que Abraão chegou a Canaã, ele edificou três altares e foi provado três vezes.

1º altar – siquém (Gn 12.6,7). Significa “ombro”, “força”.
2º altar – Betel (Gn 12.8); Significa: “Casa de DEUS”.
3º altar – Hebrom (Gn 13.18). Significa: “comunhão”

As três provas foram:

1ª fome (Gn 12.9-20);
2ª a separação de Ló e a sua escolha (Gn 13.5-7);
3ª resgate de Ló e a rejeição as riquezas de Sodoma (Gn 14.1,12).

- Nessas duas chamadas vemos a persistência de DEUS. Isso nos ensina que se dependesse de nós unicamente, a muito, já teríamos desistido.

- Foi a persistência de DEUS que levou Abraão a alcançar a terra prometida.

Os três altares na vida de Abraão – (Gn 12.6,7, 8; 13.8)

- O primeiro lugar que ele foi depois que chegou a Canaã foi Siquém. Em Siquém ele erigiu um altar. O segundo lugar foi Betel, onde, também, ele erigiu um altar. De Betel, foi para o Egito. Do Egito foi para o sul, e do sul voltou para Betel, ficando entre Betel e Ai. Mais tarde foi para Hebrom, onde mais uma vez, edificou um altar. DEUS usou esses três lugares para representar Canaã. Aos olhos de DEUS, esses três lugares carregam as características de Canaã.

- Siquém (Ombro) - o lugar da força (Gn 12.6,7) - O significado de Siquém é "ombro". No corpo humano o ombro é o lugar de maior força. O ombro consegue levantar o que a mão não consegue levantar. Em Siquém estava o carvalho de Moré (Gn 12.6).

a) O nome Moré significa "ensino" Isso indica que o conhecimento vem do poder e é o resultado do poder. O homem vive em busca da cultura, inteligência e o conhecimento.
b) A cultura é à busca da formação intelectual; a inteligência pode está relacionada à carga genética do ser humano, como também, a formação dada pelos pais; mas, o conhecimento vem de DEUS. DEUS sabe de todas as coisas, embora, Ele não dá todo o conhecimento a uma pessoa, ele manifesta através do ESPÍRITO SANTO em nós pela Palavra da Sabedoria e Palavra do Conhecimento, com o propósito de edificar sua Igreja.
c) O conhecimento do cristão é extraordinário, pelo fato, de manifestar aspectos sobrenaturais, enquanto, o conhecimento intelectual, manifesta aspectos naturais; o conhecimento maligno tem aspectos sobrenormal.

Betel (a casa de DEUS) - o corpo de CRISTO (Gn 12.8)

- O nome Betel na língua original significa a "casa de DEUS".

- É necessário que todos os poderosos se tornem à casa de DEUS. Somos o corpo de CRISTO, e isto não é princípio, é vida.

Aplicação espiritual

- O cristão deve ser tratado em sua vida carnal para que possa conhecer o Corpo de CRISTO;

- Somente após a nossa vida natural ter sido tratada por DEUS, e somente depois de termos sido subjugados para perceber que a nossa vida natural deve ser julgada em vez de ser louvada é espontaneamente estaremos unidos a outros irmãos;

Hebrom (comunhão) o Princípio da comunhão (Gn 13.18)

- A casa de DEUS é uma questão de vida, enquanto a comunhão é uma questão de viver. Temos que lembrar que Hebrom vem depois de Betel.

- Onde houver a casa de DEUS, haverá comunhão. Comunhão não é uma comunidade organizada por um número de pessoas. Comunhão só pode ser encontrada quando a nossa natureza carnal for tratada. DEUS nos mostrará que o que é impossível fazer com indivíduos é possível quando é feito em comunhão. Este é o significado de Hebrom.

DEUS-Comunhão é a explicação da nossa fé

- Gênesis 1.1, diz: “No princípio DEUS...” – Aqui está à explicação do sentido prático do viver da Igreja. No princípio está a comunhão dos Três não a solidão do Um.

- A palavra “princípio” no hebraico é re’shiyth, que significa “primeiro”, “começo”, “melhor”, “principal” (Ap 3.14; 21:6; 22.13).

- Em Colossenses 1.18, Paulo diz:

“Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia”.

A palavra “princípio”, no grego é arché, que significa “começo”, “origem”, “causa ativa”. A explicação melhor dessa palavra se encontra no Evangelho de João capítulo 1 e os versículos 1 e 2: João 1:1:

“No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com DEUS, e o Verbo era DEUS. Ele estava no princípio com DEUS”.

O apóstolo João inicia seu Evangelho com uma contração gramatical (combinação das preposições de e em, que sofrem redução em sua forma, com os artigos definidos e indefinidos, com os pronomes pessoais, demonstrativos e indefinidos, formando um vocábulo único); na língua grega, no original como foi escrito esse Evangelho, “No” é a preposição primária “em” que denota “posição fixa” “de lugar”, “tempo” ou “estado”. Tudo isso nos indica o sentido da expressão.

- Estudando essa preposição na língua grega encontrei algumas coisas extraordinárias, que me encantaram na sua bela exposição bíblica, vejamos: Em Mateus 1.18: “Ora, o nascimento de JESUS CRISTO foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo ESPÍRITO SANTO”.

a) A frase “achou-se grávida”, expressa no original grego essa preposição primária que denota uma posição fixa de estado.
b) Nós sabemos que a gravidez é a conseqüência da intimidade um casal, quando, ambos se torna uma só carne, dentro plano perfeito de DEUS para a família.
c) A idéia aqui de acordo com o nosso estudo, é que “no princípio” houve a união da trindade em tal expressão de comunhão que nos gerou segundo a Sua imagem e semelhança.

- No evangelho de Mateus a outra expressão muito gloriosa que nos fará entender o que significa essa preposição fixa “No”. Mateus 1.20 “Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do SENHOR, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do ESPÍRITO SANTO”.

a) É essa mesma idéia que temos no texto de Efésios 1.4: “assim como nos escolheu nele...” Acredito que tudo que o ESPÍRITO SANTO está nos mostrando nesse estudo é para que eu e você compreendamos o significado da nossa vida para o cumprimento do propósito nesta última fase da obra de DEUS.

- Agora, vamos estudar essas palavras tão significantes e aprender algumas lições transformadoras em Gênesis 1.1:

- “No”, significa:

a) Que algo foi gerado em DEUS;
b) Que houve tal união entre as Três pessoas da trindade que tudo que ocorreu é fruto do amor dessa união;
c) Sendo, essa uma preposição fixa de tempo, indica que nós estávamos nele. Então, não fomos criados, fomos gerados.
d) Essa preposição nos ensina que antes de haver um princípio havia DEUS. Em DEUS estava o princípio e o princípio é DEUS.
e) O SENHOR JEUS é a razão da existência de todas as coisas.
1) Em João 1. 2 e 3, diz: “Ele estava no princípio com DEUS. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez”.
2) Quero que você note o termo “intermédio”, porque na língua grega é a preposição dia, que significa: “através de”, “o motivo ou razão pela qual algo é ou não é feito”.

Três provações na vida de Abraão – (Gn 12.9-20)

- Três coisas caracterizaram a vida de Abraão nesse tempo

- Abraão desceu ao Egito e ali, teve experiências que o marcaram por
toda vida. Abraão mais perdeu do que ganhou descendo para o Egito.

1. Fome – (Gn 12.9,10)

a) DEUS não disse a Abraão para fugir da fome e ir para o Egito.
b) O Egito ficava perto, e oferecia alívio daquela pressão.
c) Mas, temos que aprender uma lição: É melhor sofrer no caminho de DEUS do que estar à vontade no de Satanás.

2. Mentira – (Gn 12.11-13; conferir: 20.11)

3. Hagar – (Gn 12.15-17; conferir Gn 16.1-13)

O contraste entre a fé de Abraão e o mundanismo de Ló (Gn 13.1-7)

- Ló, foi desde o princípio levado mais pela influência e exemplo de Abraão do que pela sua própria fé em DEUS (Nm 11.4).

- Ló saiu de Ur dos Caldeus, mas caiu nas planícies de Sodoma. A chamada de DEUS não tinha tocado o seu coração, nem a herança de DEUS enchido a sua visão.

- Precisamos aprender algumas lições na vida de Ló

1. Na vida de Ló aprendemos que um dia se revelará aquilo no qual descansa o nosso coração.

2. Quando uma pessoa não anda corretamente na vontade de DEUS, sempre terá uma pedra para tropeçar (Gn 13.7).


3. Encontra-se oculta, longe da observação normal, nas câmaras íntimas dos afetos e desejos do coração, um profundo desejo pelas coisas que desagradam a DEUS.
4. A contenda entre os pastores de Abraão e os de Ló, não manifestou a Fé de Abraão e nem produziu o mundanismo de Ló, mas apenas, revelou o que residia seu coração.

5. O mundo residia no coração de Ló.

A escolha da campina

- Ló escolheu o lugar que estava preste a ser julgado.

- O seu coração foi atraído por aquilo que os seus olhos viram (II Tm 4.10).

- Em Gênesis 13.12, diz que: “... Ló habitou nas cidades da campina e armou as suas tendas até Sodoma”. Na Bíblia na Linguagem de Hoje diz: “... Ló foi acampando até chegar a Sodoma”. A idéia aqui é clara; diz que Ló foi armando a sua tenda, de lugar em lugar até chegar a Sodoma.

- A Bíblia diz que a vinda do SENHOR será como nos dia da vida de Ló: “Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam” (Lc 17.28).

Nenhum comentário:

Postar um comentário