domingo, 1 de abril de 2012

O QUE É QUEBRANTAMENTO?


Por: Ronado Bezerra





Sl 51:17/ IS 57:15 / II Cr 7:14





O que significa Avivamento?

De acordo com o dicionário significa: avivar, tornar (-se) mais vivo, dar vida .

Durante o avivamento ocorrido no País de Gales, o cântico que mais se ouvia entre as pessoas era: "Quebranta-me mais e mais aos pés de Jesus".

O verdadeiro avivamento começa pelo arrependimento e pelo quebrantamento!





O Que significa Quebrantamento?

Quebrantamento é sabermos quem somos, reconhecermos nossas limitações (humildade), e nos submetermos a vontade de Deus. Não significa ter um semblante triste, melancólico, abatido; nunca sorrir e só chorar. Existem pessoas que derramam "rios de lágrimas" e nunca experimentaram o quebrantamento. O quebrantamento não é um sentimento, mas uma decisão; não é uma experiência única, mas é um processo, um contínuo modo de viver. O quebrantamento é a destruição da nossa vontade, a fim de que a vida e o Espírito do Senhor Jesus operem através de nós.Deus permite situações em nossa vida para que haja quebrantamento. Ele quer usar pessoas quebrantadas e não orgulhosas.





Dois exemplos:





1- Davi (II Sm 11 e 12:1-13) - Adulterou, e conspirou o assassinato de seu companheiro. Contudo, era "um homem segundo o coração de Deus". Quando foi confrontado com seu pecado, admitiu seu erro, assumiu a responsabilidade e se arrependeu (Sl 32:5; 51:1-11). Foi um homem humilde e quebrantado (Mt 23:12).

2- Saul (I Sm 15:18-23) - Comparado ao pecado de Davi, era algo insignificante. Errou apenas por não obedecer totalmente a Deus. Quando foi confrontado, procurou defender-se, justificar-se, e desculpar-se, colocando a culpa em outros tentando encobrir seu pecado. Por causa disso, perdeu o reino, a vida, e a família. Foi um homem orgulhoso e soberbo (Pv 16:18).

- O quebrantamento é um processo difícil e doloroso, mas produzirá bons frutos em nossa vida. Nos levará a uma comunhão e uma depedência maior de Deus.

- Somos "frios" na presença de Deus. Temos dificuldade em louvar a Deus por causa do nosso orgulho. Devemos descer do nosso "pedestal" para ouvirmos a voz de Deus. Somos menos do que nada - Is 41:24.

- Estamos muito preocupados com a nossa imagem e reputação perante os homens, mas Deus quer que o obeceçamos e escutemos a Sua voz (Ex: Os. 1 - Deus manda Oséias casar-se com uma prostituta para cumprir um projeto que Ele tinha naquela cidade). Deus não está preocupado com a aparência , Ele olha o coração (I Sm 16:7). Deus usa "coisas loucas" aos olhos humanos (I Co 1:25 - 29).

- Temos dificuldade em acertar os nossos problemas por causa do orgulho. Não queremos perder a nossa boa imagem e boa reputação perante as pessoas.





Como podemos saber se nosso coração é orgulhoso ou quebrantado?

- O orgulhoso procura falhas nos outros; é crítico e maldizente.

- O quebrantado tem uma profunda convicção das próprias necessidades espirituais e considera os outros superiores a si mesmo.

- O orgulhoso tem necessidade de provar que está certo.

- O quebrantado reconhece que pode errar.

- O orgulhoso defende seu tempo, direitos e reputação.

- O quebrantado renuncia seus direitos.

- O orgulhoso quer se servido e ter sucesso.

- O quebrantado deseja servir para que os outros sejam bem sucedidos.

- O orgulhoso busca ser reconhecido e estimado. Fica magoado quando os outros são promovidos e ele é menosprezado.

- O quebrantado reconhece que é indigno e se emociona quando é usado por Deus. Ele se alegra com a vitória de outras pessoas.

- O orgulhoso responsabiliza os outros pelos seus problemas. Quando é criticado, é intratável e se defende. - - O quebrantado reconhece o seu erro e recebe críticas com um espírito humilde e disposto a aprender.

- O orgulhoso espera que o outro venha lhe pedir perdão quando há desentendimentos.

- O quebrantado busca reconciliação, não se preocupando com a atitude da outra pessoa.

- O orgulhoso se compara com as outras pessoas e acha que faz tudo certo, não tendo nada do que se arrepender.

- O quebrantado reconhece que necessita da misericórdia divina e de uma constante atitude de arrependimento.

- O orgulhoso acha que não precisa de avivamento, mas tem certeza de que os outros precisam! O quebrantado reconhece sua constante necessidade de um novo encontro com Deus.





As bençãos do quebrantamento

A Palavra de Deus ensina que o quebrantamento traz bençãos. Jesus disse: "Bem - aventurados os humildes (quebrantados) de espírito, porque deles é o reino dos céus" - Mt 5:3.

1- Deus se aproxima do quebrantado (Sl 34:18) - Ele levanta o humilde e não despreza o coração quebrantado.

2- O quebrantamento aumenta a nossa capacidade de amar e adorar a Deus (Sl 116: 1 -2) - Isto acontece porque estamos livres para adorar a Deus e já não estamos mais preocupados com a opinião alheia e em proteger a nossa reputação. Estamos cheios de amor para com o nosso Deus.

3 - O quebrantamento aumenta nossa capacidade de produzir bons frutos (Mt 7:16-20) - Deus usa vasos (pessoas) quebrantados!

4 - O quebrantamento traz avivamento (II Cr 7:14) - O derramamento do Espírito Santo. Durante o avivamento ocorrido no país de Gales, o cântico que mais se ouvia entre as pessoas era: "Quebranta-me mais e mais aos pés de Jesus".





Reflexão - Por onde começar? 4 passos

Em primeiro precisamos enxergar quem Deus é e quem realmente somos.Em segundo precisamos pedir perdão(arrependimento) do nosso orgulho e clamar por misericórdia.Em terceiro precisamos aprender a reconhecer e verbalizar a nossa necessidade espiritual: "Sou eu, Senhor, quem precisa de transformação, e não o meu irmão ou minha irmã!"

Em quarto precisamos ser obedientes e sensíveis à vontade e direção do Senhor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário