sábado, 25 de janeiro de 2014

O Que é Viver em Espirito? Bispo Macedo - MUITO FORTE!

VEJA COMO O DIABO TRABALHA NA HORA DA PALAVRA (PREGAÇÃO)

E.B.I. - LÍDER DE MINISTÉRIO INFANTIL


Perfil do Líder dos Ministérios da Criança
1. Ser pessoa consagrada – que mantenha comunhão com Deus e viva os princípios da verdade.
2.Ter profundo senso de responsabilidade – ter consciência de que está desempenhando um trabalho para Deus e este deve ser feito da melhor maneira possível.
3.Ter conhecimento de relações humanas – deve saber tratar as pessoas com delicadeza. Ser amigo de todos.
4. Ter domínio próprio – deve saber manter seu próprio gênio e sentimentos, em sujeição do Espírito Santo de Deus.
5. Ser perseverante – lutar até conseguir que todo trabalho seja realizado de maneira correta e da melhor forma possível. A Metodologia do Elo da Graça requer muita perseverança e treinamento.
6. Ser paciente – nem sempre é possível fazer com que os outros assimilem imediatamente o que queremos implantar. Ter paciência em casos difíceis e buscar a ajuda de Deus dá bom resultado.
7. Ser pontual – seja o exemplo para todos os demais que trabalham nas divisões infantis. A pontualidade é uma virtude cristã.
8. Ter dinamismo – o líder precisa ser uma pessoa ativa e empreendedora.
9. Ter espírito de liderança – este é o fator fundamental para o sucesso

DEUS NÃO ESCOLHE OS CAPACITADOS MAS CAPACITA OS ESCOLHIDOS.
MAS ELE DIZ: TE ESFORÇA QUE EU TE AJUDAREI.



QUEM VIVE DO PASSADO É MUSEU

"Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Eis que farei uma coisa nova! Ela já esta surgindo! Vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo."

DEUS É QUEM SUSTENTA A MINHA FÉ!

A PRESENÇA DE DEUS NOSSA VIDA NOS TRAZ PAZ
 E ALEGRIA...OU MEIO AS GUERRAS 
GRANDE CONFORTO.
COM CARINHO PASTORA DULCI

JESUS TE AMA E EU TAMBÉM

UMA MANEIRA DE AMAR É...
ORAR POR VOCÊ!!
PASTORA DULCI

DEUS É BOM EM TODO O TEMPO EM TODO O TEMPO DEUS É BOM!

Dulcineia Palma Cechinel 15:17 - Amigos

Provai, e vede que o Senhor
é bom; bem-aventurado o 
homem que nele confia.
Salmo 34:8 
Pra. Dulci

-CURA O MEU ALTAR..SENHOR JESUS-

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

ATÉ ONDE VAI A RESPONSABILIDADE DA IGREJA NA EDUCAÇÃO DO MEU FILHO?**

Igreja + Lar

Imagem ilustrativa.
IGREJA +LAR*
ATÉ ONDE VAI A RESPONSABILIDADE DA IGREJA NA EDUCAÇÃO DO MEU FILHO?**
Por Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho***
Até onde vai a responsabilidade na igreja na educação do meu filho? Não sei. Deve ir até o máximo possível. Só que a igreja não deve ser a única fonte de educação cristã para meu filho. O peso do lar deve ser, sempre, maior. Cada vez mais se generaliza entre nós a idéia de passar responsabilidades para instituições. Criamos organizações para fazer trabalhos que deveriam ser nossos e nos eximimos de responsabilidade. Vemos isto até em nível eclesiástico. Criamos juntas missionárias, damos-lhes ofertas e julgamos que toda a nossa responsabilidade é efetuar uma contribuição anual. Sustentamos pessoas para nos ensinarem sobre Deus, para ensinarem nossos filhos, e, como pagamos, podemos ficar à margem esperando que os assalariados cumpram seu dever. De quem é, realmente, a responsabilidade pela educação cristã de nossos filhos, de sua conversão e de sua instrução na fé? Comecemos olhando o Antigo Testamento.
1. O ENSINO NO JUDAÍSMO
Lemos em Deuteronômio 6.4-7: “Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te”. A primeira frase é o xemá, a maior afirmação teológica do judaísmo. Trata da unicidade de Deus. Se o judaísmo perder todo seu ensino, mas preservar Deuteronômio 6.4, seu conteúdo se preservou. O xemá está para os judeus como João 3.16 está para nós. Esta herança teológica dos hebreus deveria ser ensinada em casa, pelos pais. Eles deveriam falar aos filhos, em casa, no campo, na rua, em todo momento. O judaísmo sobreviveu em culturas hostis, sem templo (não tem seu templo desde o ano 70), em muitos lugares sem sinagogas e sem mestres de religião. Tem sobrevivido porque é uma religião ensinada em casa. Morei em Manaus por cinco anos. Lá não havia sinagoga, pois não havia número suficiente de judeus para organizar uma. Mas havia judeus porque havia casas de judeus. A concepção é que a fé é uma herança familiar, um tesouro que os pais transmitem aos filhos.
2. A ASSIMILAÇÃO NO CRISTIANISMO NEOTESTAMENTÁRIO
O cristianismo assimilou esta postura dos judeus. Lemos em 2Timóteo 1.3-5: “Dou graças a Deus, a quem desde os meus antepassados sirvo com uma consciência pura, de que sem cessar faço menção de ti em minhas súplicas de noite e de dia; e, recordando-me das tuas lágrimas, desejo muito ver-te, para me encher de gozo; trazendo à memória a fé não fingida que há em ti, a qual habitou primeiro em tua avó Loide, e em tua mãe Eunice e estou certo de que também habita em ti”. Paulo, o maior dos fariseus, aprendeu sua fé de seus antepassados. Sua experiência de conversão foi a mais fantástica da história e ele colocou sua vida a serviço de Cristo. O jovem pastor Timóteo já era a terceira geração de cristãos. Aprendera a fé da mãe, que aprendera da avó. Dois grandes homens de Deus que aprenderam a fé desde o berço. Um, errado, mas Cristo consertou, aproveitando sua herança espiritual. Outro, certo. A graça de Deus manteve. Da mesma forma sucedeu com o segundo evangelista, Marcos. Era ele um adolescente, quando o cristianismo começou. Sua casa era ponto de encontro dos primeiros cristãos. Lemos em Atos 12.12: “Depois de assim refletir foi à casa de Maria, mãe de João, que tem por sobrenome Marcos, onde muitas pessoas estavam reunidas e oravam”. Após sua experiência miraculosa de libertação, Pedro foi para a casa da mãe de João Marcos. Esta casa era uma autêntica igreja. Mais tarde, bafejado pelo ambiente em que fora criado, Marcos se tornou missionário e o segundo evangelista. Do ensino do Antigo e do Novo Testamentos, deduzimos que a transmissão doméstica é muito eficiente. Os filhos guardam o que aprendem. Nosso filho Beny tem 29 anos. É arquiteto em “outro país”, o Pará. Uma vez, Meacir lhe perguntou do que ele mais lembrava de sua infância. Ele respondeu que era de quando ela o colocava na cama e cantava com ele: “Ó Jesus bendito, se comigo estás, eu não temos a noite, vou dormir em paz”. Foi reconfortante! Quando há falha doméstica, o desastre já sucedeu. Uma igreja bem organizada e com um programa de educação cristã infantil poderá ajudar. Mas muito da eficiência se perdeu. Quando os pais falham em prover uma educação cristã segura para os filhos, além de prejudicá-lo, sobrecarregam a igreja e prejudicam a esta, também. Tudo começa em casa.
3. A FALHA NA TRANSMISSÃO
Muitos lares têm falhado na transmissão da fé. Lemos em Juízes 2.10-13: “Foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e após ela levantou-se outra geração que não conhecia ao Senhor, nem tampouco a obra que ele fizera a Israel. Então os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, servindo aos baalins; abandonaram o Senhor Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses dos povos que havia ao redor deles, e os adoraram; e provocaram o Senhor à ira, abandonando-o, e servindo a baalins e astarotes”. Houve uma falha. A experiência tão profunda de libertação e da peregrinação, que deveria ser ensinada aos filhos, não aconteceu. Uma geração inteira se desviou. Geralmente, a terceira geração de um convertido é a faixa onde mais acontecem desvios da fé. Esta se torna algo cultural e não vivencial. Por isto que o maior campo de evangelização de um cristão é sua própria casa. Há pais que não educam. Deixam tudo para a escola, que tem que ministrar a instrução secular, acadêmica, e ensinar princípios comezinhos de educação. Um dia desses eu estava no Jaraguá. Um grupo de adolescentes ajuntou algumas mesas e se reuniu. Em questão de minutos, o chão do shopping estava cheio de papéis e resto de comida. Quando se levantaram, deixaram todas as cadeiras fora do lugar. Isto minha mãe me ensinou: não jogue lixo no chão e ponha a cadeira no lugar, quando se levantar. Outra coisa aprendida em casa: quem chega se apresenta. As pessoas, hoje, ligam para a casa dos outros, invadem sua privacidade, e perguntam: “Quem tá falanu?”. O certo é se apresentar e perguntar por alguém. O pior é quando perguntam: “Quem?”. Isto é abominável. Sempre me recuso a responder a esta chegada de alguém na minha casa tendo eu que me identificar. Quem chegou que se apresente. O lar está deixando de ministrar educação em termos de etiqueta social. Coisas que mostram a finesse da pessoa. Winnicott tem um livro intitulado “Tudo começa em Casa”. A casa é a fonte primeira de valores, porque uma das funções da família é a socialização da criança. E a casa cristã tem como uma de suas funções primordiais a evangelização das crianças. Lembrei-me de um livro da Juerp: Valores se aprendem no lar. Se o lar não ensina, escola e igreja ficam prejudicadas. Porque a educação, as boas maneiras, a civilidade, se aprendem em casa. As escolas e as igrejas estão lidando com mauricinhos e patricinhas que são selvagens com roupas de grife. Gente sem educação e respeito. Porque o lar tem falhado. Aí, o trabalho das outras partes fica prejudicado.
4. O PAPEL DA IGREJA
A igreja não substitui a família, mas suplementa-a. Pode ser uma aliada do lar na tarefa de evangelizar os filhos. Entre a igreja e o lar não deve haver uma relação de um substituir o outro, mas de os dois se complementarem. Neste sentido, uma das áreas em que mais temos que investir na igreja é no trabalho com crianças e adolescentes, no treinamento e sustento de pessoas para estas atividades, e na estruturação do trabalho de forma eficiente. Considerando estas coisas, desejo apontar seis sugestões para compatibilizarmos as forças igreja e lar, na educação cristã de nossos filhos
  1. Faça o culto doméstico, mas não centre tudo nele. Seu valor não poder minimizado, mas não deve ser absolutizado. Pode ser mais um culto chato para a criança, como já pode ser chato, para ela, o culto na igreja. Seria insensato de minha parte negar o valor do culto doméstico, mas preocupa-me ver que alguns pais colocam toda a educação cristã repousada nele. Meu receio é que a relação com Deus seja mostrada para a criança como algo que só se processa em níveis formais. Lembrando o texto de Deuteronômio, onde o xemá está inserido, as realidades espirituais devem fazer parte do cotidiano e não apenas do formal. Mas acostume-se a cultuar a Deus com seus filhos.
     
  2. Mostre que você leva o evangelho a sério. Valorize os padrões do evangelho. Ser um santo na igreja e um demônio em casa não ajuda muito. Viva o evangelho em casa. Isto não significa cantar hinos o dia todo nem ler a Bíblia vinte e quatro horas por dias. Significa ser coerente. Seja cristão no trato com o cônjuge, no trato com os próprios filhos, nos negócios. Santidade na igreja e esperteza (aquela famosa esperteza que nós, brasileiros, achamos que temos e que o mundo todo é mané, enquanto o mundo prospera e nós patinamos) nos negócios não combinam. A palavra aqui é integridade. Integridade não significa ausência de falhas. Significa ausência de brechas. A pessoa é compacta, é coerente. Seja coerente.
     
  3. Mostre que você leva a igreja a sério. Há pais com freqüência irregular à igreja. São assistentes episódicos de cultos, sem se engajarem nas atividades e na vida da igreja como um todo. Mas fazem questão que os filhos vão. Estão simplesmente dizendo o seguinte: “Igreja é bom para você, que é criança. Para nós, adultos, não é tão necessária”. Quando a criança se tornar adolescente e desejar se mostrar como adulta, imitará seu comportamento. Os pais ensinaram que havia uma hora de sair da igreja. E o filho achou que era a hora. Mas se a criança vê a igreja como uma paixão na vida dos pais, logo se mostrará apaixonada pela igreja.
     
  4. Não trate das falhas dos outros na frente dos filhos. Há almoços cristãos em que a sobremesa é o pastor ou algum outro líder da igreja. A figura do pastor, da professora da EBD, de algum líder que a criança passa a admirar, é demolida. Isto é desastroso. Quando seminarista, fui convidado para almoçar com uma família da igreja onde eu trabalhava. Eu tinha 22 anos e eles, um filho de quinze, que gostava muito de mim. Mas o rapaz vinha se afastando da igreja aos poucos. Naquela semana, dormira detido numa delegacia (ainda não havia a legislação que há, agora, para menores). Os pais queriam que eu conversasse com o filho. Durante o almoço, o pastor foi impiedosamente malhado. Fiquei tão impressionado que, quando aquela igreja, no fim daquele ano pensou no meu nome para o seu pastorado (o pastor acabou renunciando), não manifestei interesse. Depois da “sobremesa”, um prato chamado “malhação da vida alheia”, porque sobrou para os demais membros da igreja, o casal me disse: “Bem, irmão, vamos deixar vocês dois aí para baterem um papinho”. Encurtando a história: o rapaz se desviou mesmo da igreja. Não era um seminarista de 22 anos que consertaria o estrago que os pais vinham fazendo. Não ataque a reputação dos outros. Seja cuidadoso com seus conceitos.
     
  5. Ore pelos filhos. Lemos em Jó 1.5: “E sucedia que, tendo decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó e os santificava; e, levantando-se de madrugada, oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; pois dizia Jó: Talvez meus filhos tenham pecado, e blasfemado de Deus no seu coração. Assim o fazia Jó continuamente”. Jó era o sacerdote dos filhos. Intercedia por eles todos os dias. Há pais que são delegados, censores, inspetores, mas não intercessores. São tudo, mas não são evangelistas. Você ora pelos seus filhos? Ter um filho é muito bom. Mas é um peso. Não de dor; de glória, mas é peso. Candidatos a pais devem saber que nunca mais serão as mesmas pessoas. Terão alegrias com os filhos, mas chorarão com eles e por eles, sofrerão com eles e por eles. E nunca, mas nunca mesmo, poderão deixar de orar por eles. Filhos não são bichinhos de estimação. São pedaços nossos, fora de nós, que não podemos controlar e que doem mais em nós que a parte que está em nós. Sustente seus filhos em oração.
     
  6. Dê bom material evangélico a seus filhos. A televisão é a babá de muitas crianças. Ou estou me tornando muito sofisticado, intelectualmente, ou estou ficando um velho ranzinza. Televisão é uma mediocridade terrível. Quando pensamos que chegou ao fundo do poço, ela consegue descer mais. Filmar suicídio ao vivo foi uma das maiores ignomínias que já vi. Vale tudo em busca de audiência. Mas é este lixo a que submetemos nossos filhos. Eis uma boa observação de Perrota, em Controlando a Tv-mania: “Em certo sentido, a televisão, na realidade, acelera o processo de crescimento. As crianças hoje tornam-se familiares ao estilo adulto, ao seu tipo de entretenimento, linguagem, comportamento sexual, independência e cinismo mais cedo que seus pais e avós. Mas a exposição precoce às imagens do mundo adulto não é um atalho para a maturidade, porque, de fato, não há atalhos” (Juerp, p. 56). Em vez de permitir que seus filhos recebam conceitos e uma filosofia de vida que ainda não estão capazes de filtrar e, assim, assimilam acriticamente, dê-lhe coisas boas para ler. Mas leia. Há livros e revistas que possuem mensagem. Cultive você as coisas boas e reparta-as com seus filhos. Participe da educação deles em vez de entregá-la aos outros ou a máquinas.
Como sempre, há mais coisas que poderiam ser ditas. Estas não bastam, mas deve haver um limite. Penso que algo ficou bem claro: a educação repousa sobre os pais. Os pais são os maiores responsáveis pela formação dos filhos. Não é a “tia” na escola ou na igreja. Não é o pastor nem o louvor que vão segurar nossos filhos na igreja. Eles permanecerão na igreja e na fé se aprenderem de nós que a relação com Cristo é vivencial, passional, e não formal. Que a igreja tem valor para nós e é para nós o melhor lugar do mundo. Se virem na nossa vida as marcas de um caráter cristão, que estamos dispostos a viver, lutar e sofrer pela nossa fé. Se virmos a igreja como entretenimento, perderemos, pois há entretenimentos mais empolgantes para adolescentes. Até onde vai a responsabilidade na igreja na educação do meu filho? Nunca me fiz esta pergunta. Minha pergunta sempre foi esta: o que eu faço para que meus filhos sejam cristãos autênticos?
 
 
Igreja + Lar é o título de um livro de autor Mark Holmen, que aborda temas similares.
*Este texto foi preparado originalmente numa palestra para casais na Igreja Batista Cambuí- Campinas –SP , e publicado no site da UDF com autorização do autor.
**Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho é casado há 38 anos com Meacir, possuem dois filhos e netos. Autor de vários livros, é Bacharel em Teologia, Filosofia e Psicologia, Mestre em Educação e Teologia. É pastor da Igreja Batista Central de Macapá AP. 

CRIANDO FILHOS A MANEIRA DE DEUS

Qual a melhor forma de criar filhos ?

Provérbios 24:3: “Com a sabedoria edifica-se a casa, e com a inteligência ela se firma;”.
Meu filhinho na fé, minha família querida, ovelha de Jesus, santo precioso!
Nada na vida, nem trabalho, nem carreira, nem estudo, nem profissão, nada se compara à responsabilidade de se criar e educar um filho. Não existe nenhum curso superior, nenhuma magistratura, nenhuma posição de grande responsabilidade que seja comparada à responsabilidade de se criar e educar um ser humano.
A paternidade é algo extraordinário, cheia de desafios e de frustrações. Que responsabilidade existe em colocar um ser humano na Terra, criá-lo e prepará-lo para a vida. Precisamos aprender, com a orientação do altar da Igreja, a formar e a construir a vida dos filhos.
Já vimos que, para se formar uma família e se criar filhos, é preciso muito mais do que amor. Amor, claro, é base da vida espiritual, mas tenho ensinado que é preciso sabedoria e inteligência para edificar uma família, para se firmar filhos.
Tenho dito: prepara os teus filhos para a vida, protege os teus filhos nas tempestades da vida, deixa-os serem felizes em casa, prepara-os e educa-os para Deus.
Hoje, vou ensinar e orientar os leitores deste Recado como fazer o melhor para criar os filhos. Os princípios que vou trazer, agora, são aplicados a qualquer nível de relacionamento, mesmo que não tenhas filhos.
O assunto é filho, e vamos entrar nele.
O que podemos fazer de melhor para criar nossos filhos?
1) Aceita, sempre, a individualidade dos teus filhos. Reconhece que cada filho é único. Cada filho é diferente. 
Diz 1ª Coríntios 12:6 “E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos.” 
Então, tu podes ter muitos filhos, mas sabe de uma coisa: Deus opera diferentemente, na vida de cada um. Não há ninguém igual, ninguém tem a mesma personalidade, somos todos diferentes. Por isso, não devemos comparar os nossos filhos com ninguém. Eles não têm que ser como outras pessoas.
Precisamos entender o que Paulo diz em Gálatas 6:4 “Mas prove cada um o seu labor e, então, terá motivo de gloriar-se unicamente em si e não em outro.”
Não devemos pegar um filho e querer que ele seja igual ao Albert Eistein. Cada um tem o seu labor. É preciso dizer isso porque há pais que querem que os seus filhos sejam iguais a eles, por exemplo. Não! Cada um é individual, cada um é diferente. Fomos feitos à imagem e semelhança de Deus. Não fomos feitos à imagem e semelhança dos outros.
Devemos entender que cada pessoa deve ser como ela é. É muito importante, se tens um, dois, três filhos, que não compares uns com os outros.
Falando do amor Paulo diz, em 1ª Coríntios 13:5 diz: “não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal;”. 
O amor não procura o seu interesse. Logo, não obrigues os teus filhos a serem como tu és, ou como gostarias que eles fossem. Deves educá-los, treiná-los conforme a Igreja ensina, orienta e deixa que, cada um, individualmente, seja o que Deus determinou para ele. Por isso, o que diz em Provérbios 22:6? “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”
Quando ele diz: Ensina a criança, precisamos guardar esta máxima: Criança bem ensinada é um bom adulto em potencial.
Entendo que os pais devem três coisas aos filhos, na questão da educação: exemplo, exemplo e exemplo.
É com o nosso exemplo que ensinamos e treinamos os nossos filhos. É do teu exemplo que sai o ensinamento. Não adianta alguém dizer para o filho não fumar se tem um cigarro na boca.
Um pai justo, o que provoca, como exemplo, no filho?
Provérbios 23:15, 16 e 24: “Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á também o meu; exultará o meu íntimo, quando os teus lábios falarem coisas retas. Grandemente se regozijará o pai do justo, e quem gerar a um sábio nele se alegrará.” É assim! É o exemplo!
E, se o pai for injusto, o que acontece com o filho?
Provérbios 17:21 “O filho estulto é tristeza para o pai, e o pai do insensato não se alegra. O filho insensato é tristeza para o pai e amargura para quem o deu à luz.”
O estulto, o filho mentiroso, é tristeza para o pai.
No versículo 25: “O filho insensato é tristeza para o pai e amargura para quem o deu à luz.” Para a mãe, é amargura, se o filho é insensato, é estulto.
Claro que não podemos generalizar, porque há mães e pais que tiveram todos os cuidados e o filho se descarrilou, mas a regra é esta: pais sensatos, filhos sensatos. Mãe sábia, filhos sábios. Pai estulto, filho estulto.
Ninguém põe o filho no mundo para depois ele ser motivo de tristeza. Estou ensinando que precisamos ser exemplos para os nossos filhos.
Desde que um filho foi gerado, começa a nossa grande responsabilidade. Não é só dar arroz, feijão e suco de laranja. Tem mais do que isto: o exemplo deve ser passado aos filhos.
Diz 2ª Timóteo 1:5 “pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti.” 
A fé sem fingimento estava na vida de Timóteo porque, primeiramente, esteve na avó Lóide e, depois, na mãe Eunice. Ou seja, existe um link entre nós e os nossos netos. O avô era um homem de fé, o filho é um homem de fé, e o neto é um homem de fé. É um link da vida. Não existe outra forma. O pai é um estulto, o filho é um insensato e o neto é o quê? Um amargurado. È necessário levarmos isso a sério. A Bíblia tem todas as regras da vida.
Diz 2ª Timóteo 3:15 “e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.” Precisamos cuidar dos filhos desde lá debaixo.
Hoje é assim: desde cedo a criança sabe a “Malhação”, a “Xuxa”, os Monstros do “Power Rangers”. Precisamos pensar nisso. Vamos criar nossos filhos estultos para serem a nossa amargura ou vamos criar filhos sábios porque somos sábios?
É por isso que casa não se firma só com amor, só com beijo na boca. Casa, família só se firma com sabedoria e conhecimento.
Por que temos uma escola dominical com centenas de crianças, mil e quinhentas crianças, na Igreja Cristo Vive? Qual o objetivo? Não penses que nossas crianças ficam cantando: “Atirei o pau no gato”. Não! As nossas crianças são ensinadas: “Você é um eleito, um escolhido, um predestinado, o demônio não lhe pega.”
Tu ensinas à criança, e, quando ela for velha, não se desviará.
Diz Provérbios 13:24 “O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina.” 
O que é disciplinar o filho? Não é pegar um pedaço de pau e começar a bater nas costas. É treinar.
Vara quer dizer o quê? Vara não é a impaciência da mãe, não é o grito, não é o castigo, não é a crueldade. Vara é símbolo de quê? De autoridade.
O que retém a vara, na realidade, quer dizer: o que retém a autoridade, que deixa de usar a autoridade.
Há pessoas, na lei, que pensam que usar a vara é pegar um rabo de arraia, mandar secar e botar sal e depois, quando o filho não come a sopa, dá nas orelhas. Vara não é bater. Vara é ser exemplo, é usar de autoridade, é impor os valores.
Quem ama, cedo disciplina, cedo ensina. É desde criança!
Diz Provérbios 13:20 “Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau.”
Somos sábios! Valoriza-te! Acredita na importância que tens. Quem andar conosco se tornará sábio. Os teus filhos andam contigo, tu és uma mulher sábia, és um homem sábio, eles se tornarão sábios.
Diz Provérbios 3:12 “Porque o SENHOR repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem.”
Como se repreende um filho? Dando-lhe limites.
Um pai e uma mãe têm jeito, com autoridade limpa, de disciplinar e repreender os filhos. Tu és quem manda na tua casa. Precisas confiar na sabedoria de Deus.
2) Afirmando seus valores, valorizando os filhos.
É fundamental aprendermos a valorizar os filhos. Há filhos que não se sentem aceitos dentro de casa. Às vezes, uma mãe diz assim: “Ah! Meu filho, não te desejei, tentei fazer um aborto”. Aquele garoto vai se sentir um aborto na sociedade.
O que diz o Salmo 139:14? “Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem;”. 
Somos pessoas admiráveis. Valoriza-te! Tu és importante! A sociedade diz que não, mas tu és importante perante Deus.
Quando Deus começa a gerar um filho dentro de uma pessoa, houve uma concepção, e começa a gerar um ser, mesmo que um filho não tenha sido planejado. Essa é uma das razões para sermos contra o aborto. Tirar a vida de alguém que, assombrosamente, maravilhosamente, está sendo gerado por Deus é pecado.
Como valorizamos os filhos? Dando atenção a eles.
Há pais que vivem em direção contrária aos filhos. Filhos para um lado e pais para o outro. Pais muito ocupados.
Tem contato com teus filhos. Admira os teus filhos. O filho precisa que o pai e a mãe digam: “Cara, você é beleza!”
Tem tempo de refeição com os filhos.
Hoje em dia, ninguém mais senta à mesa para conversar.
Há pessoas que não têm um tempinho para fazerem as refeições juntos, sabes por quê? Está passando novela.
Há pais que lhes foi furtada atenção e, agora, eles a furtam dos filhos.
Diz Provérbios 12:25 “A ansiedade no coração do homem o abate, mas a boa palavra o alegra.”
3) Confia responsabilidades aos teus filhos.
Sabes o que descobri? Todo filho gosta de receber uma responsabilidade. Todos. O que disse Lucas? Lucas 16:10 “Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito.” 
Todo filho gosta de assumir responsabilidades. Dá oportunidade aos teus filhos de assumirem responsabilidades.
Jesus fez isso com os doze discípulos. Eles eram as pessoas mais estranhas do mundo. Era cobrador de impostos, era pescador, era casca grossa, no meio tinha um educado que era Lucas, era médico. Qualquer psicólogo, ou psicanalista que fosse consultado para um time de trabalho, para fazer testes, diria o seguinte a Jesus: Olha, estas pessoas não servem. Mas, Jesus deu responsabilidades a cada um. E sabes de uma coisa? Nós estamos, aqui, porque doze homens aceitaram a responsabilidade de levar o evangelho ao mundo.
Diz Gálatas 6:5 : “Porque cada um levará o seu próprio fardo.”
Ninguém quer criar filhos para eles serem vítimas, e sim, para serem vencedores. Eu criei vencedores, tu estás criando vencedores.
4) Corrige os teus filhos sem condená-los.
Deus, também, nos corrige. Hebreus 12:6 “porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe.”
Se não disciplinarmos, estamos participando da destruição dos filhos. Devemos disciplinar, não é bater, é disciplinar.
Diz Provérbios 19:18 “Castiga a teu filho, enquanto há esperança, mas não te excedas a ponto de matá-lo.”
Castiga o teu filho. É, aqui, que muita gente não sabe interpretar a Bíblia.
Castigo não é bater; é impor os teus valores, é estabelecer limites dentro de casa. É impor autoridade. Não te excedas.
Castiga como? Disciplinando, educando, sendo exemplo, pondo limites.
Mostra Provérbios 13:24 “O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina.”
Como corrigimos um filho sem condená-lo?
1. Não devemos corrigir um filho com raiva, na hora que estiver com ira.
Efésios 6:4 “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.” Nunca corrija um filho quando estiveres nervoso e irado.
2. Cuidado com as palavras que dizes aos teus filhos.
Efésios 4:29 “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.”
Cuidado! Às vezes, uma mãe irada ou um pai irado dizem coisas aos filhos que, depois, nem psicanalista tira. São as memórias feridas.
3. Ensina aos teus filhos o amor incondicional de Deus. Fala das misericórdias de Deus.
Mostra 1ª João 4:8 “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.”
Nunca digas aos teus filhos que Jesus vai castigar, se ele não comer sopa. Diz ao teu filho: O nosso Deus é misericordioso. Ele levou toda maldição. Ele não nos castiga. O amor de Deus é maravilhoso.
4. Aprende a perdoar os teus filhos.
Efésios 4:32 “Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.” 
Se o teu filho errou, perdoa. Nós temos, aqui, pais que tiveram filhos com atitudes agressivas. É preciso perdoar o filho.
Se não perdoas, Deus não te perdoa. Isso aqui é ponto final: Semeou, colheu. Filhos devem ser perdoados.
Lembra-te de que o que estou ensinando serve para todas as relações. Não é só pai e filho. Hoje, estou tratando de pais e filhos. Perdoa teus filhos.
5. Não desistas dos teus filhos.
1ª Coríntios 13:7 “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”
Amado, por um filho ou uma filha vale a pena esperar tudo, sofrer tudo, suportar tudo porque são filhos.
Então, termino, dizendo: Deus quer que aprecies os teus filhos. Nós e os nossos filhos somos importantes, somos valorosos, somos a imagem e semelhança do Senhor. Deus quer que tratemos os nossos filhos como ele nos trata. Cria os teus filhos com sabedoria, com conhecimento, com amor. Porque sei que há alguém, lendo este Recado que a sua paternidade ou a sua maternidade tem sido como uma montanha russa. Há uma senhora que está esgotada, emocionalmente, desencorajada e desapontada com os filhos. O seu coração está quebrado e está cheia de ressentimentos e tristezas.
Eu te respeito, mãe. Eu te respeito, senhora, meu irmão, mas lembra-te de uma coisa: É o teu filho. Ele não é filho da vizinha; é o teu filho. E Deus, hoje, vai te dar o poder, a energia, a sabedoria, e o conhecimento para que sejas um novo pai, uma nova mãe, porque cristianismo é o resultado da forma como tu ages em casa, não é como ages na igreja diante do Pastor. Sê uma mãe sábia, um pai sábio. Tens a igreja para te apoiar. Tens grupos de irmãos que visitam e vão às casas, mas sê, em casa, um homem sábio e com conhecimento, porque é assim que se cria um filho, é assim que se edificam casas.
ASSIM SEJA, ASSIM DISSE O SENHOR.
Teu Apóstolo, Bispo Primaz, irmão e amigo, Miguel Ângelo.

E.B.I. DIA DA VOVÓ...26 DE JULHO.

DIA DA VOVÓ


O dia da vovó é comemorado dia 26 de Julho, embora muita gente
desconheça essa data, mais vale a pena fazer alguma coisa
com os pequeninos...
Prepare os convites e os programas para a comemoração em forma de bule de chá. Distribua convites por toda igreja e incentive para que sejam convidados também avós de fora, parentes ou não. Escolha com antecedência quem estará participando do programa. Combine a ornamentação do salão, o serviço do chá, providencie os prêmios)

PARTE DEVOCIONAL

Abertura – Saudação – Significado do dia – Diferença entre a comemoração no mundo e aqui entre nós – falar sobre o amor e respeito que devemos aos avós.
Oração Inicial – “Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos’ (Sl 133.1) – Agradecer a Deus a oportunidade de estarmos juntos como família da fé para homenagear as avós
Cânticos – “Rendei graças ao Senhor, invocai o seu nome, fazei conhecidos entre os povos os seus feitos. Cantai-lhe, cantai-lhe salmos, narrai todas as suas maravilhas” (Sl 105.1-2) – grupo jovem da igreja

Acróstico – 15 crianças
(Preparar 15 cartões com letras grandes e coloridas:
S / A / L / V / E / D / I / A / D / O / S / A / V / Ó / S – atrás de cada cartão estará impressa a frase a ser lida.

S abem por que estamos aqui?
A o vovô e à vovó viemos homenagear:
L ouvamos a Deus por suas vidas,
V amos com todo o carinho os abraçar,
E lês são para nós verdadeiro tesouro!

D ia e noite aos filhos e netos se dedicam,
I ntercedendo a Deus por todos nós.
A mor de Vô e de Vó não tem igual!

D oce ternura vemos no seu olhar,
O caminho certo nos ensinam a trilhar,
S abios conselhos sempre têm para dar.

A o Senhor fazemos hoje esta petição:
V em abençoar todos os vovôs e vovós,
O coração lhes enche de alegria,
S aúde e paz dá-lhes em profusão!


Apresentações – Queremos conhecer você! - apresentação dos avós visitantes
Poesia – “Coroa dos velhos são os filhos dos filhos” (Pv 17.6) – por uma menina
“VOVÓ”
Falar de Vó para mim é beleza!
É pura certeza de viva alegria,
Vovó é doçura, é mel que escorre,
É fada – socorre de noite e de dia.

Vovó é denguinho gostoso,
Molhado, fofinho...
Ensopado de amor e carinho,
Vovó é segurança.

Vovó – esperança do esperto netinho
De tomar (sem ser a hora!) o seu “danoninho”...
Vovó tem magia nos lábios e encantos,
Pois sara com beijos a neta, que em pranto,
Mostra-lhe o dedinho que machucou.

É flor sempre viva que não tem idade,
Pois brinca de roda, se deita no chão,
Se faz de cavalinho pra neta ou netinho
Do seu coração.

Vovó conta história pra gente comer comidinha,
Vovó conta história pra chegar o soninho,
Vovó conta história de lobo, girafa,
Formiga, ursinho...

Vovó conta história da Bíblia Sagrada,
Vovó conta história do menino e Rei Jesus,
Vovó conta história dos santos do céu,
Do reino de Deus, dos anjos de luz...

Vovó é sabidinha!...
Enquanto pode,
Carrega pra igreja os netinhos amados,
Igual vovó Lóide, na Bíblia citada.

Faz tudo o que pode
Pra ver seus netinhos
De Deus sendo anjinhos
Sempre abençoados!

Cânticos – “Louvarei ao Senhor durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto eu viver” (Sl 146.2) – por todos os presentes
MENSAGEM – pelo pastor da igreja ou outra pessoa especialmente convidada
Palavra da Avó – uma avó da igreja

SER AVÓ
Ser avó é sentir felicidade
É conhecer um amor doce, profundo,
É viver de carinho e ansiedade,
É resumir nos netos o seu mundo!

Ser avó é voltar a ser criança,
É fazer tudo pelo neto amado...
É povoar a vida de esperança,
É reviver todinho o seu passado.

Ser mãe é dar o coração, eu creio,
Mas ser avó... que sonho abençoado!!!
É viver de ilusão, num doce enleio,
É viver no neto o amor ao filho amado!

Oração Final – “Até a vossa velhice eu serei o mesmo, e até as vossas cãs eu vos carregarei; já o tenho feito ; levar-vos-ei, pois carregar-vos –ei e vos salvarei” (Is 46.4) - pelo pastor da igreja ou pelo vovô mais idoso

Brincadeiras – (só para os avós) - com prêmios
1. Qual é o chá?
Qual o chá que se usa na cabeça? (chapéu)
O chá que agasalha ? (xale)
O chá que abre portas? (chave)
O chá da praça? (chafariz)
O chá que é um problema? (charada)
O chá que é um tipo de casa (chalé)
O chá da fábrica? (chaminé)
O chá que fica no campo? (chácara)
O chá que se tem de escolher para votar? (chapa)
O chá que atrai a simpatia/ (charme)

2. Qual a vovó que tem o maior número de netos?
E qual a vovó mais jovem?

3. Como está a memória da vovó?
A dirigente diz uma parte de um provérbio popular e algum avô ou avó completa com a outra parte.
Quem não tem cão... caça com gato.
Quando um não quer... dois não brigam.
Quem com ferro fere... com ferro será ferido.
Diga-me com quem andas... e te direi quem és.
Água mole em pedra dura... tanto bate até que fura.
Ri melhor... quem ri por último.
Gato escaldado... tem medo de água fria,
Mais vale um pássaro na mão... do que dois voando.
Quem tem boca... vai à Roma.
Pau que nasce torto... não tem jeito morre torto.
Quem corre cansa... quem não corre alcança.
Antes só... do que mal acompanhado.

4. Somando os pontos
Chamar à frente os casais de avós presentes e premiar o casal que somar mais pontos nos seguintes itens:
o número de filhos
anos de casamento
botões da roupa (dos dois)
o número de netos
idade de cada um
SERVIÇO DO CHÀ

Enquanto o chá é servido, todos podem cantar músicas folclóricas e músicas de roda antigas, bem conhecidas dos nossos avós...
– “Luar do Sertão”, “Alecrim Dourado”, “Peixe Vivo”, “Se esta rua fosse minha”, “Casinha Pequenina”, “Ciranda, cirandinha”, “Teresinha de Jesus”,... etc

PALESTRA PREPARADA PARA O "DIA DAS AVÓS"
Avó Loide: Um exemplo a ser seguido.
II Tm. 1: 5.

Lóide é a única referência nominal que temos na Bíblia à avó, embora saibamos que muitas das mulheres citadas na bíblia foram também avós. Lóide tem seu nome ligado ao seu jovem neto, Timóteo. Pela alusão que o apóstolo Paulo faz a essa mulher, podemos tirar algumas conclusões de sua vida.

Segunda a história, Lóide e sua filha Eunice se converteram a Cristo, por volta do ano 46 a.D, em Listra, durante a primeira viagem missionária de Paulo. Serva fiel a Deus, Lóide viveu refletindo uma fé genuína, o que contribuiu para fortalecer a vida e o futuro ministério de seu neto, Timóteo, Fiel à doutrina verdadeira, Lóide pode ensinar ao neto, com fidelidade, a palavra de Deus (II Tm 3:15), graças à instrumentalidade do Espírito Santo.

Aqui temos um exemplo a ser seguido pelas avós: servir de modelo, de piedade cristã aos filhos e aos netos. Para tanto, é necessário conhecer a Palavra de Deus para transmiti-la com fidelidade não só por palavras, mais, acima de tudo, pelo exemplo. É no lar que se modela o caráter dos filhos e netos, e, nesse particular, Lóide dá-nos um grande e belo exemplo. Evidentemente, as avós gozam de uma oportunidade ímpar, a de ministrar aos netos ensinos que talvez aos pais não seja possível.

Uma geração ensinar à outra geração as grandezas e a lei do Senhor é uma grande bênção (Sl. 45:17) que as avós cristãs, de hoje, têm mais tempo de estar com os netos que os próprios pais. É com o exemplo de vida baseada na Bíblia, que as avós são veículo de orientação espiritual. Afinal, que tipo de instrução devem as avós transmitir aos netos?
Primeiramente, a maior de todas as lições, ou seja, evangelizá-los, levando-os ter sua própria experiência de salvação. Essa é uma ordenança do próprio Deus (Dt. 6:7-8).

- Ensine-os a amar a Deus e reconhecer que Ele está no controle de tudo (Jr. 32:17).

- Mostre-lhes a importância da Bíblia, leia com eles e ensine-lhes versículos bíblicos. Mas, lembre: o maior de todos os ensinamentos é o exemplo. Netos que vêem a avó constantemente lendo a Bíblia de Deus terão uma lição que jamais olvidarão (Sl. 119:9-10).

- Conte-lhes narrativas bíblicas. As crianças são naturalmente atraídas pelas histórias que ouvem, principalmente quando estão sendo ninadas (Sl.78:3-4).

- Ore com eles e por eles. Ensine os netos a orar em todas as situações: antes das refeições, ao levantar, ao deitar, em momentos de doença e aflições e também não deixe de ensinar-lhes a agradecer s bênçãos recebidas (Fp. 1:9-11, Cl. 1:9-11).

- Cante com eles. Ao chegarem à idade adulta lembrar-se-ão sempre dos hinos e hinetos que a avó costumava cantar e como os tinha afagados no colo (Sl.89:1).

- Demonstre a alegria de dar o dízimo de contribuir e ensine-lhes a depositar sua própria oferta no momento do ofertório do culto (Pv. 3:9).

- Não esqueça de presentear os netos com a Bíblia, com livros evangélicos, com fitas e vídeos bíblicos e instrutivos (Pv. 3:27)

- Por fim, o exemplo. As avós devem ter muito cuidado com o que falam e fazem. O exemplo fala mais alto que qualquer lição que possa ser transmitida, e os netos, acompanham tudo e absorvem muito mais do que se pensa (Sl. 45:17).

- As avós que vivem uma vida de piedade, isto é, expressam sua devoção a Deus nas ações pessoais, na igreja, no lar, na vizinhança, no trabalho, na comunidade têm o verdadeiro senso de seu dever para com Deus, nosso Senhor. Assim, agirão elas com sabedoria . o temor do Senhor é o princípio da sabedoria e com certeza, serão sempre lembradas como ainda hoje nos fala o exemplo de Lóide, de sua fé não fingida.

Maria Anecy Calland Marques Serra
Julho/2006

Fonte: www.saf.org.br
Váriios artigos sobre o assunto:
http://www.portaldafamilia.org/scavos/pf_avos.shtml

MUITO FORTE! LEIA QUANTO TUDO DIZ QUE NÃO DEUS TEM O SIM!!!

O diabo disse para Daniel na cova dos leões: É o fim!
•E Deus disse, assim:
•É o começo! Sua história mudará o mundo!
•O diabo disse para Jonas, na barriga de um peixe: É o fim!
•E Deus disse:
•É o começo! Nínive será salva através da tua pregação!
•O diabo disse para João, 
exilado na Ilha de Patmos: É o fim!
•E Deus disse:
•É o começo! Você escreverá a maior revelação 
de todos os tempos (O Apocalipse)
•O diabo disse para Jesus, morto na cruz: É o fim!
•E Deus disse:
•É o começo! Todo o poder no céu e na terra, 
Eu entrego nas Tuas Mãos!
•Por isso se o diabo disser a você, que É o fim!
•Comece a dar Glória a Deus e se alegre no Senhor!
•Porque Deus está dizendo: É o começo!


COM CARINHO PASTORA