quinta-feira, 28 de junho de 2012

Álcool

       

 Álcool
Que dizem as Escrituras sobre o álcool, vinho e licor ?
Provérbios 20:1:
“O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar não é sábio.”

Por que as bebidas alcoólicas são perigosas ?
Efésios 5:18:
“E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito.”

Por que reis e governantes não deveriam beber bebidas alcoólicas ?
Provérbios 31:4-5:
“Não é dos reis, ó Lemuel, não é dos reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte; para que não bebam, e se esqueçam da lei, e pervertam o direito de quem anda aflito.”

Com que outros pecados está a embriaguez classificada ?
Gálatas 5:19-21:
“Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, … a idolatria, a feitiçaria, … as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.”

Quais são os resultados dos que se entregam a excessos de comida e bebida ?
Provérbios 23:20-21:
“Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência cobrirá de trapos o homem.”

Como afetam as bebidas alcoólicas aqueles que as tomam ?
Provérbios 23:29-35:
“Para quem são os ais? para quem os pesares ? para quem as pelejas, para quem as queixas ? para quem as feridas sem causa ? e para quem os olhos vermelhos ? Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada. Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No seu fim morderá como a cobra, e como o basilisco picará. Os teus olhos verão coisas estranhas, e tu falarás perversidades. Serás como o que se deita no meio do mar, e como o que dorme no topo do mastro. E dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando virei a despertar? ainda tornarei a buscá-lo outra vez.”
O suco de uva puro é uma benção para o homem.
Isaías 65:8:
“Assim diz o Senhor: Como quando se acha mosto num cacho de uvas, e se diz: Não o desperdices, pois há bênção nele; …”

A ADIVINHAÇÃO: COISAS QUE DEUS PROÍBE.


Adivinhação  VEJA O QUE DIZ A BÍBLIA SAGRADA QUE É A PALAVRA DO ETERNO DEUS.

A ADIVINHAÇÃO NÃO É COISA DE DEUS E SIM A FALSIFICAÇÃO DO DIABO PARA ENGANAR O SER HUMANO E LEVÁ-LO PRA LONGE DE DEUS. A VONTADE DE SATANÁS É SER IGUAL A DEUS MAS ELE NÃO PODE SABER O FUTURO E NEM TEM TODO O CONHECIMENTO E PODER SÓ DEUS E ONIPOTENTE (TEM TODO O PODER) SÓ DEUS É ONIPRESENTE (ESTA EM TODOS OS LUGARES AO MESMO TEMPO) E SÓ DEUS É ONISCIENTE (TEM TODO O CONHECIMENTO) O DIABO SÓ IMITA E FALSIFICA POIS NÃO PODE FAZER TAIS COISAS MAS O SEU PODER ESTA NA MENTIRA E NO ENGANO.



Adivinhação
Ser cartomante é proibido por Deus.
Deuterenômio 18:9-13:
“Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti. Perfeito serás para com o Senhor teu Deus.”
Só Deus é que sabe o futuro.
Isaías 8:19:
“Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os feiticeiros, que chilreiam e murmuram, respondei: Acaso não consultará um povo a seu Deus ? acaso a favor dos vivos consultará os mortos ?”  

Missões

Igreja Perseguida - Missões Internacionais. JESUS NOS FALOU ACERCA DE PREGARMOS O EVANGELHO A TODA CRIATURA QUEM CRESSE E FOSSE BATIZADO SERIA SALVO E QUEM NÃO CRESSE SERIA CONDENADO. E UMA RESPONSABILIDADE UMA VEZ QUE TENHAMOS SIDO SALVOS PREGARMOS O EVANGELHO ENQUANTO É DIA E ANTES QUE VENHA A NOITE E NÃO PODEREMOS FAZER MAIS NADA! ALÉM DISSO ORAR E CLAMAR DIANTE DO SENHOR POR TODOS.

Mensagem Diante do Trono- O Vaso do Oleiro - Ana Paula Valadão

EU QUERO SER UM VASO NOVO...

DEUS É O OLEIRO NÓS SOMOS O BARRO


Como se nasce um vaso de barro


TEXTO
Jeremias 18:1 a 6
1. A palavra do Senhor, que veio a Jeremias, dizendo:
2. Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
3. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,
4. Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
5. Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
6. Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? Diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
INTRODUÇÃO
Este é umas das mensagens mais lindas que Jeová traz a um de seus profetas para que fosse levada para todos os povos. E olhando para ela vejo a preocupação de Deus como a pessoa do homem que nada mais é do que o barro, pois a “primori” devemos entender que existem três tipos de linguagem que devemos dominar para termos uma maior concepção intelectual das mensagens contidas na bíbliasagrada, e são elas a linguagem literária, linguagem figurativa e linguagem.
Nesta mensagem veremos como se nasce um verdadeiro vaso, pois ninguém pode negar que também há somente um oleiro que tem o domínio da verdadeira técnica para se fazer um vaso, mas não um vaso qualquer, e sim um vaso resistente que suporte as intempéries da vida.
Diante dessas palavras gostaria que você abrisse o seu coração e se deixasse ler tocado pelo oleiro, pois só Ele pode fazer de você uma nova pessoa.
Mas para que se nasça um verdadeiro vaso novo há de se levar em considerações os quatro passos tomados pelo oleiro que sabemos ser Ele, Jeová, o Senhor dos senhores, o Rei dos reis.
1º PASSO
A SEPARAÇÃO DO BARRO
Talvez você não saiba, mas existem cerca de duzentos tipos de barro existentes na natureza. Tipos diferentes de barro, alguns mais resistentes e outros menos, alguns mais claros e outros mais escuros, alguns com mais liga e outro sem ou com menos liga, e sendo assim o verdadeiro oleiro deve ir a te o local onde se encontra o barro, e barro não se compra no supermercado, ou na farmácia, e muito menos em um mercadinho a beira da estrada. Barro se encontra no lamaçal, no meio do mato longe da cidade, longe do convívio da sociedade, o local é bem dentro do lodo. Se você pensar um pouco verá que o barro tem um cheiro muito forte, e não é um cheiro perfumado, ou que se diga, que cheiro bom, mas só o oleiro tem a capacidade para ver em um monte de barro, no meio do lodo.
E lá vai o oleiro, seu nome JEOVÁ, saiu a procurar um barro para que se faça um bom vaso e no fundo do lodo viu sem cor e sem cheiro um monte de barro feio e mal cheiroso, era eu e você, então o oleiro enfiou a sua mão e retirou o barro.
Não importa de que lamaçal você veio o importante é que o Senhor Jeová te separou e olhando para você como os olhos de um oleiro, viram algo no fundo de seu coração que o atraiu e lhe fez retirar um monte de lama do lodo começar a imaginar que lindo vaso você daria. Alegre o seu coração e jubile de emoção, pois Ele te escolheu. Não aceite palavras que os outros tentam te intitular, você é escolhido de Deus, e isso ninguém pode negar, pois todo vaso só chega a vaso se for barro.
2º PASSO
O AMASSAMENTO DO BARRO
Bem, após separar o barro da lama e ter imaginado que lindo vaso ele daria, então o oleiro fará que o barro passe por alguns processos indispensáveis, ou se não for assim o barro nunca chegará a ser um bom vaso e a história de que vaso ruim não quebra é pura mentira do diabo, quem não quebra é vaso bom.
Bom, agora que o oleiro tem o barro, ele começa o processo, e o primeiro processo é o amassamento do barro, mas por que o barro deve ser amassado pelo oleiro? Eu te explico. Quando o barro sai do lodo ele ainda traz consigo algumas impurezas, sujeiras, que devem ser retiradas, e só assim o oleiro consegue retira-las, através do amassamento.
É por isso que vejo muitas pessoas caírem na sarjeta. É por não deixarem o oleiro lhes amassarem e retirar toda a sujeira, pois o processo do amassamento dói, não é fácil, mas é necessário, pois temos impurezas que devem ser retiradas, como ódio, rancores, vaidades, orgulhos, lascívias, vícios, pois estas coisas não podem ter em um vaso mesmo.
Deixe Jeová te colocar as mãos e então verá que sua vida ainda tem coisas que devem ser retiradas para que você possa ter comunhão com o oleiro, e assim o próprio oleiro depositará em você a confiança de que realmente você dará um bom vaso.
3º PASSO
O MOLDE DO BARRO
Depois de separar o barro, o tirando do lodo sujo e fedorento, e após o processo do amassamento limpando o barro das coisas ruins, o oleiro começa a moldar o barro. Então o oleiro o coloca na roda e começa a girar a roda, e com as suas mãos ele vai apertando e moldando, apertando e moldando, e o barro vai começando a ter forma.
Este também é um processo dolorido, pois tudo parece girar em nossas vidas, no começo ficamos confusos, tudo gira, e algumas dúvidas começam a surgir, mas ninguém disse que ser crente era fácil!
Primeiro o oleiro começa de dentro para fora, e com as suas mãos vai nos dando forma por dentro,a bíblia diz que a boca fala do que o coração está cheio, é por isso que ele via de dentro para fora, apertando e apertando, assim o resto de deformidades vão indo embora, e no mesmo momento que molda por dentro ele molda por fora e depois desse também doloroso processo o vaso adquire sua forma e aos olhos do oleiro agora o vaso está quase pronto. As vezes achamos que estamos pronto mas a´o oleiro nos lembra do último processo.
4º PASSO
A FORNALHA DE FOGO
Chegamos ao último processo, esse processo é fogo. Depois de tudo que vimos acima, agora o oleiro com cuidado prepara a fornalha de fogo, então leva o vaso e o coloca dentro da fornalha que já estava acesa e fecha o forno deixando o vaso lá dentro por cerca de vinte e quatro horas.
Isso não é magnífico. Sei que parece ser desnecessário, mas o fogo tira o mau cheiro e o calor da fornalha também fecham o processo de purificação, assim como se faz com o ouro, pois sabemos que quanto mais o ouro fica no fogo maior é o que chamamos de “quilate”.
O fogo que precisamos passar não é a provação, as lutas, as dificuldades como muitos pensam, mas a bíblia diz que quando os três jovens foram jogados no fogo, eles passeavam, então não tenha medo.
Mas o fogo que devemos nos deixar sermos levado pelo oleiro é o fogo do Espírito Santo, este é o fogo que todo crente tem que ter em sua vida. Hoje vemos falar de o culto foi fogo puro, a pastor é fogo puro, mas o verdadeiro fogo do oleiro não se passa ou se acaba, é duradouro e desejado, pois o fogo do oleiro nos prepara para tudo.
Depois de deixar o vaso pelo tempo certo dentro da fornalha, o oleiro volta e retira o vaso da fornalha, e agora ele vê que o vaso está resistente e já não tem mais aquele mau cheiro, e muito menos possui impurezas. Agora o oleiro olha para sua obra prima e fica contente, pois o vaso passou por todos os processos e venceu e verdadeiramente é um vaso novo. Assim se nasce um vaso.
CONCLUSÃO
Muitos queremos ter cargos dentro da igreja, queremos estar nos púlpitos, desejamos algo em nossas vidas, mas não queremos passar pelos processos que nos levarão a ser alguém preparado para realizar a tarefa, pois sem passar pelos processos de nascimento de um vaso, você nunca estará apto para fazer coisa alguma na casa do oleiro.
Deixe o oleiro te pegar, te tocar, te levar ao fogo e verás como é maravilhosa a vida de um vaso que servirá para honra, e não pra desonra. Talvez agora possamos entender por que muitos caem durante a 

terça-feira, 26 de junho de 2012

CUIDADO COM O QUE VOCE FALA PALAVRAS DÃO FRUTOS!

Foto: O PODER DA LINGUA
VAMOS LER O QUE DIZ A ESCRITURA A ESSE RESPEITO
E JÁ TE DIGO QUEM É DE DEUS CUIDA O QUE FALA.
PROVÉRBIOS  18 .21  A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto. 
NA NOVA BÍBLI VIVA ESTA ESCRITO:
NOSSAS PALAVRAS TEM PÔDER PARA CONSTRUIR  OU DESTRUIR NOSSA VIDA. 
QUEM USA BEM SUAS PALAVRAS RECEBERÁ OS SEUS BENEFÍCIOS.
QUEM É DE DEUS AQUI?
VAMOS LER: TIAGO 3.8-12
Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos,  não convém que isto se faça assim.
Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?
Meus irmãos  pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce. 
Tiago 3:8-12

TIAGO 1 21-27
Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;
Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.
Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.
Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.
A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.
PROVERBIOS  21.23
O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias. 
Provérbios 21:23
PROVÉRBIOS 13.3
O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói. 
Provérbios 13:3
1 PEDRO 3.10
Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano. 
1 Pedro 3:10
MATEUS 15.17-20
Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora?
Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.
Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.
São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem. 
Mateus 15:17-20
EFÉSIOS 24-32
E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
Não deis lugar ao diabo.
Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,
Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

Dulcineia Palma Cechinel

domingo

O PODER DA LINGUA

VAMOS LER O QUE DIZ A ESCRITURA A ESSE RESPEITO

E JÁ TE DIGO QUEM É DE DEUS CUIDA O QUE FALA.

PROVÉRBIOS 18 .21 A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.

NA NOVA BÍBLI VIVA ESTA ESCRITO:

NOSSAS PALAVRAS TEM PÔDER PARA CONSTRUIR OU DESTRUIR NOSSA VIDA.

QUEM USA BEM SUAS PALAVRAS RECEBERÁ OS SEUS BENEFÍCIOS.

QUEM É DE DEUS AQUI?

VAMOS LER: TIAGO 3.8-12

Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.

Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.

De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.

Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?

Meus irmãos pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.

Tiago 3:8-12



TIAGO 1 21-27

Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;

Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.

Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.

Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.

A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.

PROVERBIOS 21.23

O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias.

Provérbios 21:23

PROVÉRBIOS 13.3

O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói.

Provérbios 13:3

1 PEDRO 3.10

Porque Quem quer amar a vida, E ver os dias bons, Refreie a sua língua do mal, E os seus lábios não falem engano.

1 Pedro 3:10

MATEUS 15.17-20

Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora?

Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.

Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.

São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.

Mateus 15:17-20

EFÉSIOS 24-32

E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.

Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.

Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.

Não deis lugar ao diabo.

Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.

Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.

E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.

Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,

Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

PRA QUE PEDIR PRA IMAGENS? JESUS MANDOU-NOS ORAR E PEDIR NO SEU NOME. ENTÃO BÍBLICAMENTE FALANDO DEVO ORAR EM O NOME DE JESUS E NÃO RECORRER AS IMAGENS OPOIS DEUS AS ABOMINA E NÃO DIVIDE SUA GLÓRIA COM NENHUMA DELAS.





Dulcineia Palma Cechinel compartilhou o status deIdolatria é pecado.


21 de Junho







O QUE É PECADO DE IDOLATRIA?



Ídolo= Tudo que se tributa respeito ou afeto excessivos:

• “MT 10:37 – Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.”

• “CL 3:5 – Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza (amor ao dinheiro), que é idolatria;”



Amar alguém ou alguma coisa excessivamente, isso é idolatria.



• “AP 19:1 – …Aleluia! Salvação, e glória, e honra, e poder pertencem ao Senhor nosso Deus; “

• “MT 4:10 – Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele sevirás .”

• “MC 12:29 – E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o Único Senhor .”

• “1SM 7:3 – Então falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se com todo o vosso coração vos converterdes ao SENHOR, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o vosso coração ao SENHOR, servi a Ele só , e vos livrará da mão dos filisteus.”



Imagens de esculturas:



• “AT 17:29 – Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens.”

• “IS 30:22 – E terás por contaminadas as coberturas de tuas esculturas de prata, e o revestimento das tuas esculturas fundidas de ouro; e as lançarás fora como um pano imundo, e dirás a cada uma delas: Fora daqui.”



Todos nós sabemos que imagens de escultura não deve ser adorada, nem é merecedora de coisa alguma, pois é matéria bruta (gesso, metal) que não fazem nada. O erro, portanto, vem em fazê-la para representar almas de mortos que chamam de “santos” e “santas”, para os venerar, fazer pedidos, etc. pois está escrito:

• “JO 14:13 – E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.”

• “JO 15:16 – Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.”

• “JO 16:23 – …Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar.



Perceba acima o Sr. Jesus dizendo que se deve fazer qualquer pedido somente à ELE para que DEUS PAI seja glorificado através do DEUS FILHO, e não em “santos”, senão Jesus teria dito: tudo quanto pedirdes em meu nome ou em nome de santos eu o farei. Jesus deixou SÓ ELE como opção!



Há uma grande diferença entre pedir uma ajuda em oração (intercessão) para alguém que está vivo e aqui neste mundo físico, e pedir ajuda à alguém que já não está mais entre nós neste mundo físico, mesmo havendo vida após a morte (mundo espiritual)



DEUS é o único onipresente! Só DEUS pode estar ao mesmo tempo ouvindo e respondendo as orações de TODOS ao mesmo tempo. E também as almas dos mortos não ficam entre nós para que nos ouçam.



A doutrina de BEATIFICAÇÃO E CANONIZAÇÃO é tudo invenção de homens, não é ensinamento Cristão.



Testificações contra a idolatria:



• “RM 1:23 – E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.”

• “RM 1:25 – Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.”



Honrar e servir mais a criatura do que o Criador, é exatamente honrar e servir o que dizem ser “santos” e “santas”. Até a Maria é criatura de Deus e não deve ser adorada ou “venerada”. Devemos apenas respeitá-la, pois ela foi uma bem-aventurada.



Jesus não é criação de Maria (VEJA: Deus tem pai e mãe? )



CRISTO morreu, mas ressuscitou e vive eternamente e ainda está conosco todos os dias até o fim. CRISTO não está apenas no céu, à destra de DEUS, pois é onipresente:

• “MT 28:20 – Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”



Exemplos de idolatria:



• “AT 3:11 – E, apegando-se o coxo, que fora curado, a Pedro e João, todo o povo correu atônito para junto deles, ao alpendre chamado de Salomão.

AT 3:12 – E quando Pedro viu isto, disse ao povo: Homens israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou, por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem?

AT 3:13 – O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu filho Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, tendo ele determinado que fosse solto.”



• “AT 10:25 – E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou.

AT 10:26 – Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem.”



• “AP 19:9 – E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.

AP 19:10 – E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.”



E, mesmo depois disso, João, como muitos, ainda não tinha aprendido, praticou idolatria novamente:

• “AP 22:8 – E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar.

AP 22:9 – E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.”



Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR



• “SL 33:12 – Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo ao qual escolheu para sua herança.”

• “SL 144:15 – Bem-aventurado o povo ao qual assim acontece; bem-aventurado é o povo cujo Deus é o SENHOR.”



Infelizmente não é isso o que tem acontecido. No lugar do Senhor colocaram uma senhora… Estão distorcendo a verdade por soberba, imposição de uma ideologia humana para benefícios pessoais.

Os querubins



• “ÊX 25:18 – Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.”



Aqui parece ser uma explicação para as crenças que apoaim o pecado de fazer imagens de escultura. Mas vamos compreender o contexto:

• “ÊX 25:22 – E ali virei a ti, e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel.”



Os dois querubins serviam como lembrança que DEUS está entre os querubins:

• “SL 99:1 – O SENHOR reina; tremam os povos. Ele está assentado entre os querubins; comova-se a terra.”



Ficavam no Santo dos Santos, onde ninguém podia entrar, a não ser o sumo sacerdote, e uma vez por ano. Quer dizer que esses querubins não eram idolatrados (não recebiam rezas, pedidos, “veneração”, etc.) e muito menos eram canonizados, ou, beatificados, pois isso não existe.

• “NM 7:89 – E, quando Moisés entrava na tenda da congregação para falar com o SENHOR, então ouvia a voz que lhe falava de cima do propiciatório, que estava sobre a arca do testemunho entre os dois querubins; assim lhe falava.”



Aqui se percebe que não há comunicação com os querubins de ouro, mas sim somente com DEUS!

• “1RS 6:23 – E no Santo dos Santos fez dois querubins de madeira de oliveira, cada um da altura de dez côvados.”



Os querubins aqui estão na mesma condição dos querubins acima citados.

• “1RS 7:29 – E sobre as cintas que estavam entre as molduras havia leões, bois, e querubins, e sobre as molduras uma base por cima; e debaixo dos leões e dos bois junturas de obra estendida.”



Leões, bois, e querubins eram simplesmente símbolos de poder. Nada “venerável” nem canonizado.



A serpente de metal



• “NM 21:4 – Então partiram do monte Hor, pelo caminho do Mar Vermelho, a rodear a terra de Edom; porém a alma do povo angustiou-se naquele caminho.

NM 21:5 – E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil.

NM 21:6 – Então o SENHOR mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel.

NM 21:7 – Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado porquanto temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo.

NM 21:8 – E disse o SENHOR a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela.

NM 21:9 – E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia.”



A serpente de metal tipifica Jesus, feito pelo pecado de vós, para nos salvar:

• “JO 3:14 – E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;”



Olhar e viver era a mais simples representação de fé!



Podemos dizer que a serpente é o pecado e a haste lembra a Cruz de Jesus, onde todos os que olharem receberão a salvação (cf. RM 8:3; 2CO 5:21).



É bom lembrar que também essa serpente de metal não recebeu nenhuma reza ou pedido, não foi venerada, canonizada, etc., mas somente olharam à ela e, mais tarde, foi destruída.



DEUS rejeita as imagens usadas para representar alguém



• “MQ 5:13 – E destruirei do meio de ti as tuas imagens de escultura e as tuas estátuas; e tu não te inclinarás mais diante da obra das tuas mãos.”



• “OS 11:2 – Mas, como os chamavam, assim se iam da sua face; sacrificavam a baalins, e queimavam incenso às imagens de escultura.”



• “JR 8:19 – Eis a voz do clamor da filha do meu povo de terra mui remota; não está o SENHOR em Sião? Não está nela o seu rei? Por que me provocaram à ira com as suas imagens de escultura, com vaidades estranhas?”



• “ÊX 20:4 – Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

ÊX 20:5 – Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.”



• “SL 97:7 – Confundidos sejam todos os que servem imagens de escultura, que se gloriam de ídolos; prostrai-vos diante DELE todos os deuses.”



• “IS 42:8 – Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.”



• “IS 45:20 – Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar.”



• “NA 1:14 – Contra ti, porém, o SENHOR deu ordem que não haja mais linhagem do teu nome; da casa dos teus deuses exterminarei as imagens de escultura e de fundição; ali farei o teu sepulcro, porque és vil.”



• “LV 26:1 – NÃO fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o SENHOR vosso Deus.”



• “LV 26:30 – E destruirei os vossos altos, e desfarei as vossas imagens, e lançarei os vossos cadáveres sobre os cadáveres dos vossos deuses; a minha alma se enfadará de vós.”



• “DT 4:16 – …Para que não vos corrompais, e vos façais alguma imagem esculpida na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou mulher;”



• “DT 4:23 – Guardai-vos e não vos esqueçais da aliança do SENHOR vosso Deus, que tem feito convosco, e não façais para vós escultura alguma, imagem de alguma coisa que o SENHOR vosso Deus vos proibiu.”



• “DT 7:5 – Porém assim lhes fareis: Derrubareis os seus altares, quebrareis as suas estátuas; e cortareis os seus bosques, e queimareis a fogo as suas imagens de escultura.”



• “DT 16:22 – …Nem levantarás imagem, a qual o SENHOR teu Deus odeia.”



• “DT 27:15 – Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominação ao SENHOR, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amém.”



• “JZ 3:26 – E Eúde escapou, enquanto eles se demoravam; porque ele passou pelas imagens de escultura, e escapou para Seirá.”



• “2CR 33:22 – E fez o que era mau aos olhos do SENHOR, como havia feito Manassés, seu pai; porque Amom sacrificou a todas as imagens de escultura que Manassés, seu pai tinha feito, e as serviu.”



• “IS 21:9 – E eis agora vem um carro com homens, e um par de cavaleiros. Então respondeu e disse: Caída é Babilônia, caída é! E todas as imagens de escultura dos seus deuses quebraram-se no chão.”



• “IS 17:7 – Naquele dia atentará o homem para o seu Criador, e os seus olhos olharão para o Santo de Israel.

IS 17:8 – E não atentará para os altares, obra das suas mãos, nem olhará para o que fizeram seus dedos, nem para os bosques, nem para as imagens.”



• “IS 41:29 – Eis que todos são vaidade; as suas obras não são coisa alguma; as suas imagens de fundição são vento e confusão.”



• “IS 42:17 – Tornarão atrás e confundir-se-ão de vergonha os que confiam em imagens de escultura, e dizem às imagens de fundição: Vós sois nossos deuses.”



• “IS 44:10 – Quem forma um deus, e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo?”



• “IS 45:16 – Envergonhar-se-ão, e também se confundirão todos; cairão juntamente na afronta os que fabricam imagens.”



• “JR 10:14 – Todo o homem é embrutecido no seu conhecimento; envergonha-se todo o fundidor da sua imagem de escultura; porque sua imagem fundida é mentira, e nelas não há espírito.”



• “JR 50:38 – Cairá a seca sobre as suas águas, e secarão; porque é uma terra de imagens esculpidas, e pelos seus ídolos andam enfurecidos.”



• “JR 51:47 – Portanto, eis que vêm dias, em que farei juízo sobre as imagens de escultura de Babilônia, e toda a sua terra será envergonhada, e todos os seus mortos cairão no meio dela.”



• “NA 1:14 – Contra ti, porém, o SENHOR deu ordem que não haja mais linhagem do teu nome; da casa dos teus deuses exterminarei as imagens de escultura e de fundição; ali farei o teu sepulcro, porque és vil.”



• “HC 2:18 – Que aproveita a imagem de escultura, depois que a esculpiu o seu artífice? Ela é máscara e ensina mentira, para que quem a formou confie na sua obra, fazendo ídolos mudos?”

.Publicado em APOLOGÉTICA - CATOLICISMO
Editar



segunda-feira, 18 de junho de 2012

MEU TESTEMUNHO


CREIO CEM POR CENTO NESTA PALAVRA POIS JÁ VIVI VARIAS VEZES ESSA PROMESSA.
FOI NUM DIA DESSES ONDE UM TEMPORAL SE ARMOU..O DIA VIROU NOITE REPENTINAMENTE EU E MEU FILHO EM CASA. QUANDO UM RAIO CAI A 5 METROS DA PORTA DA MINHA COZINHA..CHEGO A SENTIR O CHEIRO DE QUEIMADO E PENSEI NOSSA CAIU MUITO PERTO! UMA SEMANA DEPOIS MEU MARIDO ME CHAMA E ME MOSTRA A ARVORE, UM CHORÃO MUITO GRANDE ESTAVA PARTIDO AO MEIO. O RAIO HAVIA CAÍDO ALI A 5 METROS DA MINHA PORTA.
MAS QUANDO VI AQUELE TEMPO HORRÍVEL DECLAREI MIL CAIRÃO AO MEU LADO DEZ MIL A MINHA DIREITA MAS EU NÃO SEREI ATINGIDA!
GLORIA A DEUS!!!
ESSE E OUTROS LIVRAMENTOS SEMELHANTES A ESTE EU TENHO PRA CONTAR..LOUVADO SEJA O NOME DO MEU DEUS E PAI.
MEU TESTEMUNHO PESSOAL COM CARINHO DULCI.

TODOS OS DIAS PRECISAMOS LER A PALAVRA DE DEUS E BUSCARMOS O SEU CUMPRIMENTO NAS NOSSAS VIDAS.

EU QUERO MUDAR EU VOU CONSEGUIR!!


SIM METANOIA!!
MUDANÇA DE MENTE.
RENOVE A SUA MENTE E DECLARE:
EU SOU O QUE DEUS DIZ QUE EU SOU
EU POSSO O QUE DEUS DIZ QUE EU POSSO
EU TENHO O QUE DEUS DIZ QUE EU TENHO.
ROMANOS 12.1-2...LEIA FALA SOBRE ISSO.

RENOVE-SE E MUDE A SUA MANEIRA DE PENSAR
CITO AINDA MAIS DOIS TRECHOS
EM CRISTO SOMOS MAIS QUE VENCEDORES.
E

E PODEMOS TODAS AS COISAS NAQUELE QUE NOS FORTALECE.
DEUS O ABENÇOE DULCI

ERRAMOS AO ACHAR TUDO BONITINHO!

Foto: Ensine seu filho no caminho em que deve andar.

O FILHO INTELIGENTE...

EM PROVÉRBIOS DIZ:

ENSINE,EDUQUE, ESTABELEÇA LIMITES E ENSINE A AMAR E A SERVIR A DEUS.


Como posso criar um criminoso?

A Bíblia nos ensina em Provérbios 22.6: "Ensina a criança no caminho que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele." A chefia de polícia de Houston, Texas (EUA), publicou as seguintes diretrizes irônicas sobre a educação de filhos:

Como posso conduzir meu filho a caminhos errados?

  1. Desde pequeno, dê ao seu filho tudo que ele deseja.
  2. Ache graça quando seu filho disser palavrões, pois assim ele ficará convencido da sua originalidade.
  3. Não lhe dê orientação espiritual. Espere que ele mesmo escolha "sua religião" depois dos 21 anos de idade.
  4. Nunca lhe diga que ele fez algo errado, pois isso poderia deixá-lo com complexo de culpa.
  5. Deixe que seu filho leia o que quiser... A louça deve ser esterilizada, mas o espírito dele pode ser alimentado com lixo.
  6. Arrume pacientemente tudo que ele deixar jogado: livros, sapatos, meias. Coloque tudo em seu lugar. Assim ele se acostumará a transferir a responsabilidade sempre para os outros.
  7. Discuta freqüentemente diante dele, para que mais tarde ele não fique chocado quando a família se desestruturar.
  8. Dê-lhe tudo em comida, bebida e conforto que o coração dele desejar. Leia cada desejo nos seus olhos! Recusas poderiam ter perigosas frustrações por conseqüência.
  9. Defenda-o sempre contra os vizinhos, professores e a polícia; todos têm algo contra seu filho!
  10. Prepare-se para uma vida sem alegrias – pois é exatamente isso que o espera!
Quem "educar" seus filhos dessa maneira, realmente deve esperar anos difíceis, pois a Bíblia diz em Provérbios 29.15b: "...a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe". Aquele, entretanto, que seguir a Palavra de Deus na educação, experimentará o que diz Provérbios 29.17: "Corrige o teu filho, e te dará descanso, dará delícias à tua alma."

CRIANÇAS PRECISAM ENTENDER A MENSAGEM DE SALVAÇÃO E ACEITAREM A JESUS COMO SENHOR E SALVADOR DE SUAS VIDAS E NA SEQUENCIA NO PERÍODO DA MADURIDADE SEREM BATIZADAS.

EU ORO E OS DEMAIS APRENDEM...PENSE NISSO! ENSINAR COM O EXEMPLO DE VIDA É O CORRETO.


ENSINAR A CRIANÇA A ORAR

A criança deve ser ensinada a orar desde muito pequenina, o hábito de orar deve ser aprendido pelos pais, avos, professores, etc.A responsabilidade que temos com as crianças é muito grande, e as vezes passa despercebido pelos adultos, que não notam que os pequeninos nos imitam em tudo.A vida cotidana, os afazeres diarios, faz com que em geral as pessoas relaxem em suas devocionais, daí repassar aos pequeninos de uma maneira indireta que ler  palavra, orar, devocionais, só na igreja. Crescendo assim jovens adolescentes, sem comunhão com DEUS.Portanto profesors de ministério infantil, nossa missão fica cada vez mais dificil, já que não temos aliados como a familia, reforçado os esinamentos que passamos. Ore, peça a direção do ESPRITO SANTO, e pensar em formar com sua turminha, os que desejarem, um grupo de intercessão infantil. A experiencia é linda, gratificante. Acredite, as crianças levam a sério e passam a ser verddeiros intercessores. Se voce congrega numa igreja que trabalha com grupos de célula, porque não uma célula infantil voltada para intercessão? Com certeza teremos grande resultados. Aqui vai uma dica, um assunto muito impolgante é a igreja perceguida, tem materil através da internt, e também as crianças vivencia a realidade evangelica no BRASIL E NO MUNDO.ENSINA A CRIANÇA NO CAMINHO EM QUE DEVE ANDAR... Esse sempre deve sr o nosso objetivo.

familia projeto de deus..dicas para ser um pai melhor.



VINTE DICAS PARA VOCÊ SER UM PAI  IDEAL 


1. Declare seu amor ao filho.
2. Desenvolva a auto-estima do seu filho.
3. Seja amigo pessoal do seu filho.
4. Ouça com o coração o coração do seu filho.
5. Peça perdão sempre que errar com o filho.
6. Conte sua história ao filho.
7. Não abra mão da disciplina sempre que for necessário.
8. Não anule o efeito da disciplina.
9. Cumpra suas promessas.
10. Respeite as emoções do filho.
11. De carinho, porém imponha limites.
12. Supervisione seu filho quanto à internet.
13. Conheça os amigos dos seus filhos.
14. Ensine-os a amar a igreja, sendo um cristão exemplar.
15. Treine seu filho para ser um vencedor.
16. Não super proteja.
17. Procure praticar o que você ensina.
18. Cuidado com o seu nível de estresse.
19. Seja ame e seja fiel a mãe dele.
20. Não repita os erros dos seus pais.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

VIDA FAMILIAR: A MULHER EM FOCO


A MULHER E AS ESTAÇÕES DO ANO
Aprenda com a Primavera, Verão, Outuno e Inverno

A maioria das mulheres gosta de observar e mexer com plantas. Há certo encanto em fazer com que uma mudinha delicada cresça e dê folhas viçosas, flores e frutos. Esse processo nos toca de modo especial, lembrando a própria maternidade.
Comecei a pensar sobre as plantas e nossa vida e quero repartir o que aprendi sobre nossa vida emocional com as árvores. Num determinado contexto, Deus fala: “os dias do meu povo serão como os dias da árvore” (Is 65.22).
Como iniciam os dias da árvore? Se observamos a pequena semente ficaremos maravilhadas com o fato de todo o seu potencial estar armazenado num minúsculo grão. Mas, para que todas as características da árvore apareçam, ela necessita de certas condições especiais.
Em primeiro lugar, a semente deve ser colocada numa terra fértil, que lhe dê as condições para germinar. Pensando no bebê, que ele tenha uma mãe (terra) com um útero morno que acolha a semente e a nutra. Que ao nascer tenha o colo que o aconchegue e o leite que o sacie. Não é necessário ter mãe perfeita, mas sim uma que perceba a necessidade específica de cada momento, para atendê-la no mais breve tempo possível.
No caso da árvore, que ela tenha luz e água na medida. Sabemos que certas plantas precisam de mais água ou luz que outras. Assim, também uma mãe atenta às diferenças entre seus filhos poderá satisfazer melhor às suas necessidades.
O que acontece às plantas que não recebem nutrientes adequadamente? Quando falta água não haverá muito crescimento; quando há água demais, pode apodrecer.
Da mesma forma, nós também sofremos deformações. Podemos crescer mirradas e ressequidas por falta de cuidados ou então sermos maiores que o normal, mas criadas em estufa. As plantas que ficam belas somente dentro do ambiente superprotegido não aprenderam a se defender do sol, da chuva e do vento. Foram criadas por pais que não souberam a hora de encorajar a sair e aprender a enfrentar a vida.

Aprendendo com as Estações do Ano
Podemos aprender algo sobre nós ao observar a árvore nas diferentes estações do ano.Gostaria de iniciar com a primavera.
Não é por nada que as moças são chamadas de “brotos”. Parece que da mesma forma como Deus fez a natureza mais bela nesta época, também para as mulheres a juventude é a época de maior beleza física. Pela botânica, sabemos que para as flores a beleza tem uma função vital – atrair abelhas e pássaros para que as polinizem, a fim de que haja frutos.
Podemos fazer uma comparação refletindo que é nessa fase que a mulher está mais enfeitada e que está mais aberta para aceitar coisas de fora dela – ideias que frutificam em convicções para toda a vida, escolhas profissionais e a escolha um de companheiro para a vida. Assim como nas plantas, é o instinto de preservação da espécie que põe em marcha a sexualidade. Mas, justamente por ser algo tão forte, acabam acontecendo dificuldades. Uma delas é encontrar o equilíbrio na valorização do corpo.
A base para se sentir uma mulher com beleza interior e exterior vem do que foi incentivado nela na infância. Se ambos os lados tiverem sido bem dosados, provavelmente é assim que a jovem se conduzirá. A menina de ontem sente que agora se tornou uma mulher apreciada pelo seu corpo, mas isso não será  suficiente para ela; sentir-se-á atraída por quem também apreciar as flores da emoção, do espírito e do intelecto.
Nem sempre, porém, as coisas ocorrem assim. Podem surgir distúrbios nessa estação. Um deles é, justamente, não conseguir entrar na primavera. Algumas mulheres não conseguem descobrir o seu encanto, a sua graça. Pode ser por insegurança, já que nunca se sentiram apreciadas quando meninas. Outras vezes pode ser que haja medo de florescer, porque a beleza é sentida como algo muito perigoso. É preferível viver descolorida, a correr riscos de descontrole.
Outro distúrbio encontrado quando a árvore não quer sair da primavera: Mulheres que querem ficar eternamente em formato de botão. Têm medo que relacionamentos mais profundos possam alterar esse estado. Tornam-se superficiais e não conseguem ligar-se num parceiro para a vida. Pensam que, se deixarem cair a flor e crescer o fruto, vão perder o encanto. Temem ficar deformadas se tiverem filhos, não conseguindo perceber a beleza das próximas fases.
verão é a época de caírem as flores e darem lugar aos frutos. Quase invisíveis, a princípio, pouco a pouco vão tomando forma, adquirindo cor, sabor e conteúdo. Para a mulher, é uma fase muito bonita, em que sente que no seu interior algo muito precioso está se desenvolvendo. O poder conceber um filho em amor, senti-lo crescer dentro de si e vê-lo nascer é a experiência mais profunda que a mulher pode ter com seu corpo.
Essa alegoria dos frutos não vale só para ter filhos, pois é nessa fase de mulher adulta que são geradas muitas ideias e ações. A base da criatividade é ter a sensação de que de dentro de si pode “nascer” algo muito bom.
Quais as doenças do verão? Uma delas é justamente a incapacidade de criar. Há pessoas que se sentem estéreis porque não creem que haja algo de valor dentro delas. Quase sempre o início dessa doença ocorre na infância, quando os pequenos frutos da criança não foram devidamente apreciados.
outono é a época das árvores carregadas de frutos maduros. Olha-se para a árvore e ela nos passa a sensação de plenitude, de ter chegado ao auge. Mas, ao mesmo tempo, percebe-se que a planta está no seu limite de suportar tanto peso.
Assim também a mulher que está prestes a dar à luz nos passa uma idéia de plenitude, mas também de ter chegado aos limites do que pode carregar. A expectativa do nascimento próximo é que dá o suporte dos últimos dias.
Todo o processo de criação de filhos pode ser comparado ao outono em que eles vão crescendo e um dia irão se afastar das árvores-pais para, por sua vez, se desenvolverem e darem seus próprios frutos.
Nesse processo podem surgir também distúrbios. Muitas mães têm dificuldade em largar seus frutos. Consideram seus filhos como suas propriedades. Misturam-se com o seu produto e não se dão conta de que com isso impedem que seus filhos sigam o caminho natural. Estão impedidas de ver a beleza que há no outono, com folhas e frutos coloridos caindo no chão, embelezando a natureza e saciando quem tem fome.
Talvez não se queira largar os frutos porque se teme o inverno. No sul do Brasil, inverno é tempo de muito frio, chuva e neblina. Tempo em que as árvores cessam o crescimento exterior. Elas aparecem secas e vazias no meio da intempérie.
Como é difícil lidar com os vazios de nossa vida! Chamo assim os períodos que se seguem àquelas fases de plenitude, em que cessam certas atividades que conferiam sentido ao nosso dia-a-dia. São crises como a depressão pós-parto, saída dos filhos, aposentadoria, menopausa.
Também aqui a árvore pode nos ensinar algo. No inverno ela não produz nada e descansa da atividade intensa que teve com os frutos. Mas internamente ela está viva, recompondo energias e armazenando nutrientes. Ela está se preparando para a próxima primavera.
Também no nosso ciclo natural cabem “paradas”. São épocas de não produzir nada visível, mas deixar que dentro ocorram reflexões que nos orientem e nos situem de novo na vida. Muitas vezes temos a tendência de julgar mal a pessoa que cessa suas atividades, principalmente no meio eclesiástico. Nossa mentalidade ocidental, sempre voltada para a prática, não concebe que possa ser sinal de saúde espiritual poder parar e se concentrar no intenso processo que está ocorrendo no íntimo. E que depois do inverno silencioso mas vivido intensamente na presença de Deus, há de surgir nova primavera radiante, com frutos mais saborosos, porque a árvore armazenou toda a energia de que precisava. Nosso ativismo faz com que queiramos pular esta estação e depois nos falta energia para florescer e frutificar com plenitude.
Outra dificuldade do inverno é a crise da menopausa. Os frutos biológicos cessam e muitas mulheres sentem que todo seu valor como pessoa também cessa. Acham que agora vai ser sempre inverno.
Novamente a árvore nos faz pensar que pode ter chegado a hora de deixar de florescer aqueles galhos que ficaram atrofiados enquanto os filhos ocupavam o maior lugar. Velhos sonhos, hobbies, ocupações podem finalmente ter um lugar ao sol.
Quero ainda me referir aos invernos acidentais. São pragas que fazem cair as folhas, ventos que quebram galhos, queimadas que nos atingem. São árvores companheiras que cresceram entrelaçadas conosco e que tombam, levando alguns galhos nossos juntos. Assim, sentimos as mortes e separações, e tal como as árvores, ficamos desfiguradas e perdemos nosso viço. O que fazer? No início, nada, talvez. Só se permitir viver esse inverno doloroso, crendo que dentro de nós, pouco a pouco, inicie a restauração. Esperar que a graça de Deus e o calor dos amigos possam cicatrizar as feridas, e que no seu devido tempo brotem novos galhos no lugar daqueles que tombaram, e que daqueles galhos nascidos no meio da dor possam brotar flores e crescer frutos baseados na confiança de que “enquanto a terra durar, não deixará de haver semente e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite” (Gn 8.22).

Karin Hellen Kepler Wondracek
Psicóloga, Porto Alegre – RS

sexta-feira, 8 de junho de 2012

A mulher e sua auto-estima



A mulher e sua auto-estima
Autor(a): Pr. Josué Gonçalves

(Ct. 1:5; 2:1)
"Eu sou morena, porém formosa, ó filhas de Jerusalém, como as tendas de Quedar, como as cortinas de Salomão".
I)Definição:
Auto-estima
é avaliação que a pessoa faz de seu valor, competência e significado.
Auto-imagem
é a idéia que fazemos de nós mesmos. É a atitude estar satisfeito com a sua vida e identidade não precisando provar ou demonstrar nada.
A auto-imagem, ou auto-aceitação não é um mero sentimento que oscila entre: às vezes me sinto bem; outras vezes me sinto mal. O sentimento de auto-estima é algo mais profundo. É uma atitude que me norteia, dando óculos emocionais através dos quais enxergo a vida toda. Se eu me aceito, normalmente enxergo a vida de forma positiva. Se eu não me aceito, normalmente enxergo a vida de forma negativa e pessimista. (Jo. 10:10)
II) Paulo nos ensina em Filipenses 4:11b-13, três fatores imprescindíveis quanto ao viver com qualidade:
1. A atitude de estar contente foi aprendida. Não é automático. Desenvolver a auto-estima de forma sadia requer esforço e desenvolvimento espiritual.
2. Em segundo lugar precisamos adaptar-nos. Ele diz: "Aprendi a adaptar-me..." (BLH) Se formos rígidos, dogmáticos, inflexíveis ou perfeccionistas, teremos dificuldade em desenvolver nossa auto imagem.
3. Em terceiro lugar, o contentamento de Paulo, expressa uma dependência total de Deus. O apóstolo não se coloca como um super-homem, sua atitude de contentamento é porque ele tudo pode naquele que o fortalece - Jesus Cristo. Para Paulo e para nós, Cristo em nosso interior (Cl. 1.27) determina nossa atitude de contentamento e aceitação.
III) A BÍBLIA ENFATISA O VALOR HUMANO AOS OLHOS DE DEUS.
1. Fomos criados a imagem e semelhança de Deus (Gn. 1:27).
2. Fomos criados com capacidade intelectual (Gn. 2:19).
3. Fomos criados com capacidade de nos comunicar.
4. Fomos criados com liberdade de fazer escolha (Gn. 3:2-6).
5. Fomos criados para dominar sobre o resto da criação (Gn. 1:28). A Bíblia nos descreve um pouco menor que os anjos (Sl. 8:4,5).
IV)OS EFEITOS DA BAIXO AUTO-ESTIMA:
Pessoas com problema de auto-aceitação tem tendências para:
1. Isolamento,
2. Impotência para superar deficiências,
3. Dificuldade para se relacionar com pessoas,
4. Ser super dependentes,
5. Insegurança,
6. Não gostar de si mesma,
7. Queixar-se,
8. Não sabe perder,
9. Não se preocupar com a aparência.
V)TRÊS LADRÕES DA AUTO-IMAGEM.
1. Seus sentimentos. Sentimentos não podem dominar você, devem ser dominados.
2. As circunstâncias. Seu contentamento não pode estar condicionado às circunstâncias da vida (Hb. 3:17,18)
3. Opiniões de outros. A opinião dos outros não pode estar acima da opinião de Deus e a sua. Toda pessoa que é escrava das opiniões dos outros, tem problema de complexos.
VI)AUTO-IMAGEM E IDENTIDADE.
1. Nossa identidade é o que realmente somos em qualquer lugar.
2. Nossa identidade é o que realmente somos, não importa com quem estamos.
3. O HOMEM - Tem a tendência de ganhar significado através do trabalho.
4. A MULHER - Tem a tendência de ganhar sua auto estima por meio do seu relacionamento.
VII)POR QUE MUITAS PESSOAS TÊM AUTO-ESTIMA NEGATIVA?
1. Quando se aprende uma "Falsa Teologia".
2. O pecado (O sentimento de culpa destrói a auto-aceitação).
3. Experiências passadas.
4. Relacionamento entre pais e filhos. (criticas infundadas, falta de elogio, fala de carinho, super-proteção, pais dominadores, etc.)
5. Expectativas irreais.
6. Pensamentos errados. (Ex: "Ninguém gosta de mim". "Não valho nada".)
7. Influências da sociedade longe de Deus.
VIII)SEIS NÍVEIS DE EXPRESSÃO DE AUTO-IMAGEM DA MULHER DE CANTARES.
A afirmação diferenciada que o cônjuge faz do outro é sempre geradora de auto-imagem naquele que a ouve e que a recebe para si.
1. Em relação a sua aparência. (Ct. 1:5) Mesmo a eventual cor da sua pele, excessivamente queimada do sol, não lhe tira a certeza da beleza.
2. Em relação ao seu ego. (Ct. 2:1)
3. Em relação a posse. (Ct. 2:16) "O meu amado é meu..." A Sulaminta, de Cantares, é mulher segura e de firme convicções. Não se julga incapaz de despertar o amor, como sucede com muitas pessoas que, porque não se amam, nunca admitem que são amadas, e quem não se ama, jamais se vê como capaz de despertar amor ou admiração em alguém.
4. Em relação a entrega. (Ct. 7:10) "Eu sou do meu amado..."
5. Em relação a ausência. (Ct. 7:10) "Ele tem saudades de mim..." Outra vez, a Sulamita aparece como uma mulher consciente de que a sua ausência é geradora de saudade e desejo no companheiro. Estar longe dela, é estar carente; é estar com menos, é ser infeliz, é estar incompleto.
6. Em relação ao caráter. (Ct. 8:10) Por último, ela se afirma como conhecedora do tipo de caráter de que é tecida.

Uma mulher de fé sabe q vai alcançar todas as promessas, vence todas as impossibilidades e desfruta do sobrenatural.Sua força vem de Deus.



A MULHER SÁBIA
Autor(a): Prª Maria de Lourdes 

A mulher cristã tem vários papéis a desempenhar na sociedade, na igreja e principalmente no lar, onde ela tem um ministério específico. Ela pode edificar, e construir, aliás, foi para isto que o Senhor a criou. Contudo, se não for sábia, pode vir a destruí-lo, com suas próprias mãos.Porque tamanha responsabilidade para nós mulheres?  Quando Deus criou o homem, disse: "Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade." (Gn 2:18). Formou então Deus a primeira família, onde colocou a mulher como peça fundamental para esta formação e deixou em suas mãos a responsabilidade de ser o rochedo, o ponto de equilíbrio, a orientadora, a ajudadora junto ao marido, mais o privilégio único de ser mãe.
Todas as mulheres sabem da importância que a nossa mãe teve em nossa vida. Foi ela que passou a maior parte do tempo conosco.
Obviamente todas nós queremos ser bem sucedidas na vida como esposa, mãe, dona de casa, etc.
Talvez você esteja refletindo e avaliando sua vida e chega a conclusão que não tem tido muito sucesso na vida e se pergunta: o que está acontecendo? Será que é falta de sabedoria? O que fazer?  Deus quer restaurar a sua vida, família e casamento. Em Tiago 1:5 está escrito: "E, se alguém de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente."
Vejo que o primeiro passo seria ter uma vida de total compromisso com Deus, querer ser segundo o coração de Deus. 
Em Lc 10:38 podemos perceber claramente em Maria o compromisso profundo, um desejo enorme de ouvir  e de estar na presença do Senhor.
Compromisso com Deus gera santificação. E é isto que Deus espera de nós: "Sede santos, porque eu sou santo" (1 Pe 1:16).
E o segundo passo seria pedir sabedoria a Deus.
Por quê pedir sabedoria não é o primeiro passo?  A questão é que se nós não tivermos compromisso com Deus, nós podemos até pedir, Deus pode até nos dar, mas nós não vamos saber usá-la e de nada vai adiantar, pois nos falta compromisso com Deus, controle do Espírito Santo e falta do senhorio de Cristo na vida.
Portanto, para termos os nossos lares edificados, precisamos ser sábias. E para obtermos esta sabedoria, faz-se necessário uma vida de compromisso total com Deus.
Lembre-se sempre, mulher, que o seu lar precisa de você e que Deus lhe fez para construir, edificar, ajudar e orientar.  Deus lhe fez para ser coluna no lar, inabalável!

MELHORE SEU CASAMENTO INVISTA NELE. MAIS DEZ DICAS DE COMO SALVAR MEU CASAMENTO?.




10 coisas - Mulher feliz 
Autor(a): Pr. Silmar Coelho

Agrade a sua esposa:1. Surpresa, a mulher adora ser surpreendida.

2.
 Carinho, para a mulher carinho é mais importante que orgasmo.

3.
 Atenção, gastar tempo com ela fazer-lhe pequenos favores, tem mulher que precisa contratar um marido de aluguel.

4.
 Emoção, fazer alguma coisa que deixe ela sem fôlego, café na cama, uma declaração de amor autentica.

5. Romance, nem sempre sexo é romance, arrotar e soltar pum não tem nada de romântico.

6.
 Ela quer ser desejada. Descobrir que, mesmo depois de muitos anos, ele continua atraído por ela.

7.
 Diálogo, de que adianta um jantar em um restaurante chique se ele come sem parar e só responde por monossílabos.

8. Gentilezas, como abrir a porta do carro, oferecer uma rosa, puxar a cadeira, as outras mulheres ficarão com inveja dela.

9. 
Mais do que fazer, falar, a porta do coração de uma mulher é o ouvido. Uma mulher nunca cansa de ouvir "eu te amo".

10. 
Não se esqueça do presente.